Bom dia pessoal, Primeiramente gostaria de parabenizar por este fórum que tanto tem me ajudado (pois sou leigo em arduino, eletrônica e programação mas de tudo bem basicamente eu vou mexendo), e como amador, pesquisando muito aqui e em outros sites, consegui montar meu projeto.

A ideia é colocar aqui um esp8266-01 para através da minha rede wifi eu pudesse abrir e fechar meu portão com mqtt.

 O problema que estou tendo são os seguintes abaixo:

 - Caso precise desligar e religar o meu roteador wifi, o esp não reconecta automaticamente;

 - Caso precise desligar a plaquinha ao religar o Esp aciona rapidamente o relê abrindo contra minha vontade o portão.

 

 Aqui fiz uma plaquinha no proteus que juntei algumas dicas pela internet, e nesta plaquinha ela é alimentada por 12v e 1a, e nela tem dois reguladores um para 5v (para alimentar o relê) e outro regulador de 3.3v (para alimentar o esp), e fiz um slot para encaixar o esp8266-01.

 Ficou legalzinho porém gostaria de caso o esp não esteja conectado na wifi ele restart para reconectar ao roteador e assim eu possa continuar controlando normalmente. E caso por algum motivo a plaquinha perca sua alimentação ao ser religada o esp não acione o relê para não abrir o portão involuntariamente.

 E pesquisando aqui no forum o amigo Tiago Alexandre

(http://labdegaragem.com/forum/topics/duvida-preciso-sempre-dar-rese...)

void reset_config(void) {
Serial.println("*O ESP ira resetar agora");
delay(1500);
ESP.reset();
}

postou uma solução usando comando que reinicia o esp e assim reconectaria ao wifi, não estou tendo a mínima ideia de como adicionar ao meu sketch que roda no esp8266-01.

e das vezes que consegui fazer rodar, percebi que o esp não conclui a reinicialização dando erro wdt algo deste tipo e não carrega o esp completamente travando aí.

 Estou postando aqui em anexo o sketch que juntei pela internet e estou usando.

 Ficaria grato pela a ajuda pra resolver estes dois problemas.

Exibições: 9943

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, 

"O problema acontece quando inicializo o serial.begin  ele acaba bugando todas as portas . mesmo depois de serial.end não volta ao normal " 

Quando você inicializa a porta Serial de um Arduino, você provoca um reset no mesmo! Sabia disso? Sabe porque? 

Why does starting the serial monitor restart the sketch?

Informe o modelo do Esp8266 que esta usando. É um módulo com interface serial? Envie o diagrama do seu circuito, para a gente entender o seu problema. 

Estou usando um esp8266-01 bem simples.

Entendo que quando se inicializa o serial begin as portas são resetadas. Estou usando a shield de 2 reles que se comunica por uart com o ESP, esses que vendem no Mercado livre.

A questão toda é que apos chamar serial.begin a porta tx que deveria se comportar como saida deixa de funcionar como tal.  No esp 8266-01 , o led builting na qual estou usando no decorer do programa para mostrar status de conexão com o blynk funciona perfeitamente.

O problema é quando envio comando para acionar um rele , que usara o uart TX-RX para se comunicar com a placa de reles. e depois disso uso o serial.end . para poder usar novamenet a saida como led indicador de status. mas o led não funiona depois disso.  resolvi esse problema colocando novamente uma diretiva de PINmode para essa porta .pinMode (Led, OUTPUT);  só então o led volta a funcionar novamente.   Isso tudo acontece porque as portas do esp8266 são limitadas , então tenho que tirar agua de pedra e aproveitar ao maximo

Recomendo que use um módulo ESP8266, se precisa de mais portas. 

No Lab tem vários tópicos sobre problemas de acionamento de relés com ESP8266, que foram corrigidos pelos colegas do Lab. Sugiro que pesquise a solução oferecida. 

NodeMCU – ESP12 – Introdução (1)

NodeMCU – ESP12 – Usando Arduino IDE (2)

NodeMCU – ESP12 – Alarme Residencial IOT (3)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço