Estou desenvolvendo um projeto que exige um display LCD de 7 polegadas Touch Screen.

Em principio eu usaria um display NEXTION 7 800x480, mas fazendo umas pesquisas verifiquei que existem muitos displays bem mais baratos, mas voltados para o Raspberry PI.

Alguém tem experiência com uso de displays para Raspberry no Arduino?

Agradeço por sugestões ou soluções.

Exibições: 1047

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim,

    Eu vivo me dando etapas de aprendizagem no mundo do arduino, e uma delas foi com diversos displays.

    Se aceita um conselho de amigo, se você tem condições  FICA COM O NEXTION, ele é imbatível, eu tenho dois de 5" um normal e o outro ENHANCED ( com mais memoria e mais processamento ).

     Veja bem, a diferença do Nextion para outros displays, é que os outros são apenas telas,  e todo processamento fica nas costas do arduino, tanto que se bem me lembro o maior display sem ser  o nextion para o arduino UNO é de 3.9pol,  já os que são de 5" ,  7"  e até    10" ( esses so ouvi referencias, mas nunca vi)  são para o arduino MEGA ou DUE.

     Os demais displays você tem que programar TUDO,   cor de fundo,  cada grafico é feito por linhas e curvas, etc.  o negocio é complicado e bem complexo.

     O Nextion não,  o nextion é o paraiso, o sonho de consumdo dos makers,

 - Primeiramente que você não precisa ter um nextion para elaborar seu projeto,   tudo é feito no ambiente de desenvolviento no PC,   

- Segundo, o nextion seria para os displays o que o esp8266 é para os radios,  algo que opera com o arduino, mas que tem microcontrolador proprio embutido e pode funcionar sozinho.

- Terceiro,  em relação aos demais displays, é facilimo mexer com o nextion,  fora que como ele tem microntrolador,  ele tem uma linguagem de programação propria, dai algumas ações você pode fazer so no display sem incomodar o arduino.

- Quarto que você pode importar imagens e fazer a tela grafica que quiser,  pode fazer uma tela com cara de windows, ou com a cara do android,  enfim, o bicho é incrivel,

    Resumindo, é assim,  se for para algo basico de baixo custo,  vai de outra coisa,  mas se quer algo profissional, é NEXTION de certeza.

Ok Weider.
Eu já fiz alguma programação na IDE do Nextion para testar, e realmente é muito fácil programar, colocar imagens, gráficos e etc.

Eu vou usar o Nextion em aplicação industrial então preciso de algo prático.

A propósito eu tenho algumas dúvidas com relação à telas resistivas ou capacitivas. Sei que tem diferenças, em especial preço, que é importante no meu projeto, mas o importante é que funcione bem, ainda que um pouco menos sensível e que possa ser acionada só pelos dedos.

Teria algo a dizer sobre isso?

Agradeço muitíssimo a sua atenção e informações.
Um abraço.

Lauro,

      Se é para area industrial, mas que nunca.... VAI DE NEXTION.

      Ele vai lhe dar mais produtividade, mais facilidade de uso e de manutenção.

       Sobre as telas resistivas ou capacitivas, lembre-se que elas somente são possíveis nos diplays de 7", os demais somente resistivas, e se não me engano, somente naquelas telas com case.

        Veja bem, a questão das telas resistivas ou capacitivas no ambiente industrial é uma questão relativa do ambiente,  coisa como contaminantes, sujeira, oleos, dedos sujos, tudo isso deve ser levado em consideração, ou seja, o local e as condições de operação realmente importam.

         Trabalho na Petrobras, sou instrumentista na exploração,  e vi alguns sistemas loggers com telas de toque,  todas elas são RESISTIVAS, sabe porque?   porque eles colocam uma capa de plastico,  algo tipo mica,  para proteger os equipamentos, se der problema, e ficar opaco ou se precisar lavar, se lava só a capa.     POOOOREEEM,  pra você meter uma capa plastica, você só ira conseguir fazer em telas RESISTIVAS, porque as capacitivas dependem da condutividade eletrica dos dedos, e os plasticos são isolantes.

          Isso sem contar o uso de canetas, que pra as telas resistivas, qualquer caneta, até uma BIC com bocal serve, já para as capacitivas, somente canetas especiais.

        Só uma dica:    se você já mexe com a IDE do nextion,  fuça ele pra aprender a linguagem de programação interna dele,  tem muita coisa que da pra fazer alem do proprio arduino, que um exemplo?    Tente colocar 4 botões,  1 verde e tres vermelhos,  dai tente fazer com que cada vez que apertar um botão aquele fique verde e os demais fiquem vermelhos automaticamente,   tente ai.

Certo boa explicação.

Quanto a programação não vejo maior problema, pois tenho experiência em programação, o que me falta hoje é tempo, pois sou administrador de empresa... (tenho terceirizado a programação)
Não tenho ainda maior conhecimento das possibilidades do Nextion, mas acredito que será necessário o "suporte" também de uma arduino pois precisarei de leitura de alguns sensores, ativação individual de 3 ou 4 relés mecânicos, dependendo da leitura de sensores, e também controle de 1 ou 2 SSR usando PID.

Ainda estou "captando" informações, meu projeto ainda está no início, não tem por enquanto nada definido definitivamente, podendo ser alterados displays, controladores lógicos, etc.
Eu escolhi inicialmente com o Arduino porque é barato, confiável e muito fácil de programar e tenho alguma experiência com ele, sem ser expert. Mas isso em princípio me bastaria porque minhas aplicações são relativamente básicas e simples. (Acho que apenas por muito pouco não seria possível utilizar um ATtiny85)

De qualquer forma, Weider, agradeço suas sugestões e valiosas informações e fico a disposição para qualquer outro comentário.
Valeu.

Bom dia,

conhece este produto? LINK AQUI

Boa sorte.

Abs.

CK

Bom dia Carlos,

Voce é da empresa Proculus ou apenas sugeriu o link?

Aguardo.

Bom dia Lauro,

Apenas sugeri o link, breve no meu canal farei um tutorial sobre este Display, mas não tenho nenhuma relação com eles. MEU CANAL AQUI.

Abs.

CK

Bom dia Carlos.


Com base nas suas colocações estou abandonando a utilização do display NEXTION e estudando o PROCULUS.

Fiz contato com a VictorVision e obtive informações que me fizeram optar por eles, em especial o produto estar disponível no Brasil, ter suporte e assistência técnica, etc..
Como será para uso industrial é preciso ter alta qualidade e suporte local, o que não existe no caso do NEXTION não é?
As negociações ainda estão no início mas a decisão está tomada.
Aguardo o seu tutorial com o display Proculus.
Um abraço, Obrigado pelas informações.

Lauro Becker

CK eu não conhecia esses ai não,   mas no site não em os preços ,  os nextion eu compro pelo aliexpress, na china, o preço sai bem em conta em relação ao brasil,  e esses ai como saber os preços ?

Também gostaria de ter uma estimativa comparando com o Nextion.

Oi WD,

Acredito que via email e/ou ligar para a empresa (Pode ser que estejam em quarentena) acredito que dada a situação a melhor via para preço é via e-mail.

Abs.

CK

Segue contato do pessoal da Victor Vision.

Me. Marcio Mello

Gerente de Pesquisa

Mestre em Engenharia Elétrica

Skype   

Suporte Técnico: vvision_suporte01

Telefone   

Suporte Técnico: +55 16 3416-8113 
Matriz São Carlos: +55 16 3416-8116

Site    http://victorvision.com.br
Site   

Av. Romualdo Villani, 558, Jd Ipanema
São Carlos - SP - Brasil, CEP: 13563-651

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço