Imagem retirada da Apostila do prof. Philipe do Prado 

AULA 02 – INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA FRIA

Moro em um prédio em Belo Horizonte. Esse prédio tem 11 andares. E por ser mais alto, a água da companhia abastecedora não tem pressão suficiente para chegar no reservatório superior. Minha cidade é montanhosa cheia de altos e baixos. 

Por esse motivo, aqui no prédio é usado um sistema de abastecimento indireto com bombeamento. Parece que aqui no meu Bairro, muitos prédios usam esse sistema. 

Temos duas bombas de 5 CV para bombear a água do reservatório inferior que fica na garagem do subsolo, para o reservatório que fica no andar da casa de máquinas dos elevadores. Uma bomba é usada por vez. A outra é de reserva, no caso da primeira falhar. O prédio é antigo e o quadro de acionamento das bombas também é. A seleção da ativação das bombas é manual, por exemplo. 

Não existe nenhum sistema de proteção das bombas. Trocamos nessa semana as duas bombas. Um dos problemas que ocorreram nas bombas antigas é trabalharem a seco, isto é sem água. Quando ela trabalha sem água, ela esquenta e pode até queimar o motor. 

Estou escrevendo esse tópico com o objetivo de ajuntar informações e soluções mais eficientes para esse sistema de bombas. Quem quiser ajudar, poderá contribuir. E tenho certeza que será uma fonte de inspiração para projetos interessantes. 

Você tem algum conhecimento nessa área? Conhece algum sistema automatizado de bombas? Quer dar alguma sugestão? 

Espero que seja util para os colegas do Lab.

Abraços. 

Exibições: 3486

Responder esta

Respostas a este tópico

Corrigindo ! 

Pensando bem, as chaves boía é que controlam o relé. Já que os motores são trifásicos. 

Se faltar energia em uma das fases, o motor não gira e esquenta muito - podendo queimar se não tiver proteção. 

Geralmente (Via de regra) as chaves boias controlam as bobinas das contatoras se estas existem, em outros casos controlam diretamente a fase do motor no caso de monofásicas.

As chaves boias são conectadas em serie, de modo que se uma delas, cisterna ou caixa alta não cumprirem um dos requisitos o circuito não fecha, não aciona a contatora.

A exigencia é: existe agua na cisterna? falta agua na caixa agua? se estes dois requisitos são cumpridos a bomba é acionada via contatora, caso contrario não.

https://www.youtube.com/watch?v=G6S_eBMpNzA

 

https://www.youtube.com/watch?v=soW_7GuhO8Q

Abs.

CK

Beleza Kwiek, 

Abraços

Gustavo 

Boa tarde José Gustavo. Achei este canal na internet e tem muita coisa legal. Este que estou enviando e de alternância de duas bombas dágua manual e automática. Talvez te dê alguma idéia. Canal com vídeos muito bem elaborados.

https://www.youtube.com/watch?v=8Jq3dvOtEsQ

Boa tarde Gilmar,

O canal do Youtube muito instrutivo! 

Obrigado pela dica. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço