ola boa noite a todos

poderiam me orientar como usar o modulo expansor para driver A4988 pois ha somente pinos DIR, STEP e EN, como seria o código para controlar um motor de passo tipo esse de cd utilizando botoes.

obrigado

Exibições: 632

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

Sugiro que veja o meu tutorial sobre A4988:

https://blog.eletrogate.com/driver-a4988-motor-de-passo-usando-o-ar...

Encontrei esse tutorial também:

https://lastminuteengineers.com/a4988-stepper-motor-driver-arduino-...

Pinos do Módulo Driver A4988:

  • STEP (passo) – um sinal com transição de baixo para alto avança um passo,
  • DIR – permite a alteração no sentido da rotação do motor,
  • – ENABLE – um sinal baixo ativa os drivers do motor,
  • – RESET – um sinal baixo dá um reset no chip, desativando todas os drivers de saída,
  • – SLEEP (dormir) – esse pino quando negativo, desabilita alguns circuitos internos para economizar energia.
  •  MS1, MS2 e MS3 – são entradas para selecionar o modo da sequência dos passos (micro stepping) .

Algumas informações adicionais sobre o chip A4988:

O pinos MS1, MS2 e MS3 tem resistores conectados no terra (pull down). Portanto se não conectar esses pinos em alguma porta de um microcontrolador, o modo que será usado é o Passo completo ( Full Step).

O pino -ENABLE também tem um resistor conectado no terra (pull down) , portanto se não conectar no microcontrolador, o módulo ficará sempre ativo.

Já o pino -SLEEP tem um resistor conectado no VDD (pull up). Portanto se estiver isolado ele nunca irá dormir ..

bom dia muitissimo obrigado

Recomendações Importantes antes de usar o seu módulo A4988 !

                 (para evitar de danificá-lo) 

  • Esse módulo foi feito para motores de passo Bipolar, não use um motor unipolar. (exceto se o motor Unipolar puder ser usado no modo Bipolar)
  • Antes de fazer a conexão dos fios das bobinas do motor, certifique-se que a identificação dos fios esta correta. Recomendo que meça o valor da resistência das bobinas.
  • Use um motor que se encaixe nas especificações do módulo – tensão máxima 35V e corrente máxima de 2 A.
  • Se estiver usando duas fontes separadas, alimente primeiramente a fonte de 5V (Arduino) e depois a de 12V (Driver A4988).
  • Conecte os fios das bobinas do motor no módulo A4988, antes de energizá-lo.
  • Não desconecte os fios da bobina, quando o módulo A4988 estiver energizado.
  • Se o módulo A4988 estiver aquecendo muito, cole o dissipador no chip.

Bom dia FJS,

abaixo o esquema de ligação do seu expansor.

RV

obrigado mineirin abraço

Olá Chico,

     Cara, acabei de montar uma impressora 3D e duas CNC Router, e todas usam o A4988,  porem, um amigo deseja usar motores de passo para controlar a movimentação e direção de um telescópio,  não entendo nada de telescopios, mas como tava mexendo com os drivers para motores de passo resolvi ajudar,  então deixa te dar um pouco da minha experiencia.

1 -    Pra comandar servo motores e motores de passo, você pode fazer ligação na UNHA usando alguns transistores, ou usar drivers como esse, o que é beeeeeeem mais facil.

2-    Se você deseja usar os motores de passo para algo especifico, verifique se não existe algo já pronto para aquilo, por exemplo para montar impressora 3D temos uma shield chamada RAMPS,   já se seu objetivo é montar uma CNC Router, você deve usar a ARDUINO CNC SHIELD.

3-   Modulos independentes como esse, que fazem funcionar um unico motor, devem preferenciamente serem usados para trabalhos especificos, como a controladora de telescopios de meu amigo, visto que você pode usar um ou varios desses, dependendo de sua necessidade.

4-   Basicamente todos seguem as mesmas regras:

      PRIMEIRO:  Se preocupe com a alimentação,  lembrando de usar fonte externa de boa amperagem, visto que o arduino fornece tensão, mas pouca carga.

      SEGUNDO:  Se ligue nos pinos ENABLE e RESET,  mantenha-os na voltagem correta, um para habilitar e o outro pra permanecer 

      TERCEIRO:  Veja a tabela que o Zé gustavo colocou sobre micro passos, isso ai quantos pulsos você tem que dar para o motor dar uma volta completa,  no caso da router,  quanto maior o numero de micropassos,  mais passos são necessarios para dar 1 cm.

      QUARTO :  Na pratica, na pratica mesmo,  depois de alimentação, e regulagem de micropassos, você só precisa se preocupar com a direção DIR e os passos STEP,  e funciona assim  se o pino DIR estiver em 0  o motor se move para direita,  se estiver em 1 ele se move para esquerda.       Ja o pino STEP fazer ele dar pequenos passos,   por sinal é legal meter um botao nesse pino pra fazer pequenos testes,  cada vez que você apertar o botão ele da um pequeno salto.

    Bem, é isso,   eu não sei se o nome MODULO EXPANSOR seria o mais adequado,  pois expansor, da a ideia de colocar algo alem,  enquanto pra mim esse modulo ai serve pra uso direto mesmo dos bichinhos.

   Qualquer duvida manda ai.

obrigado meu caro

estou desenvolvendo uma plataforma para ressonancia de plasmons de superficie e estou utilizando motor de passo de dvd o expansor era pra ajudar para nao ter que usar capacitor essas coisa mas teste so com drive deu certo porem sao variosss fios e com o expansor seriam bem menos irei tentar mais algumas vzs brg por disponibilizar seu tempo .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço