Tenho um projeto com duas fontes distintas, uma de saída 48Vdc e a outra é uma fonte ATX que fornece 12Vdc e 5Vdc respectivamente, ambas alimentadas em 220V. As duas fontes ficam fisicamente sobrepostas numa estrutura de metal, que é a própria máquina e alimentam o circuito de automação que utiliza módulos de relés controlados pelo arduino. A fonte ATX alimenta tanto o arduino quanto as cargas de 12V. Pois bem, minha dúvida: Em relação a equipotencialidade, eu conectei o negativo das duas fontes, 12V e 48V. (OBS, estou me referindo aqui como negativo para diferenciar do aterramento). Coloquei um aterramento no chassi metálico (própria máquina) que vem da tomada, acredito que ele deveria ser a referência zero de tudo. Uma vez que as fontes já estão interligadas pelos negativos, devo interligar também o pino GND/TERRA delas ao chassi ? Ou seja, a saída do negativo das fontes chaveadas pega sua referência do pino gnd que eventualmente está conectado ao chassi e a tomada ou simplesmente o gnd fica somente para aterramento ? Caso a referência seja a mesma do gnd, então eu não devo interligar os negativos para não haver loop de terra. Agradeço desde já pela ajuda.

Exibições: 700

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa trade, 

Normalmente o Negativo da fonte já deve estar conectado no chassis da fonte (terra).

E o fio terra do cabo de energia também já deve estar conectado no chassis da fonte (terra). 

Meça com um ohmímetro (com a fonte desconectada da rede elétrica), para certificar-se.

Sua instalação elétrica (tomada) tem um terra verdadeiro? Ou está isolado? O terra não pode estar conectado no NEUTRO. 

"Em relação a equipotencialidade, eu conectei o negativo das duas fontes, 12V e 48V" - esta correto! 

Obrigado Jose Gustavo pela resposta.

Coloquei um draft do esquemático, não está uma beleza, mas dá pra ter uma idéia. Eu entendi que deve ser assim, porém, pode acontecer do lugar em que o equipamento estiver instalado a tomada não ter o fio terra. Neste caso perderia a referência principal. Eu deveria fazer uma conexão entre as fontes com o chassi metálico do equipamento além de estarem em contato ? Isso criaria uma referência desconhecida entre tudo porém válida ?

Outra questão é, se eu retirar o aterramento da tomada, a máquina dá choques em torno de 90Vac, somente quando está desligada. Já verifiquei a continuidade de todos cabos, circuitos, etc e não a nenhum fio encostado nas partes metálicas. Talvez seja somente uma questão de EMI devido aos vários circuitos com motores ?

Tem mais uma coisa, a fonte de 48V já queimou duas vezes.

Agradeço pela ajuda.

Anexos

Boa noite Keller,

Tem alguma coisa muito errada no seu projeto, se a fonte de 48V já queimou duas vezes e a máquina dá choque! As fontes de PC tem varistores para proteção contra sobre-tensão na entrada. Pode ser algum varistor com defeito. Teste com outra fonte ATX. 

Não consigo abrir a sua imagem em anexo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço