Problema de comunicação Arduino UNO + Elipse SCADA

Boa noite!

Estou finalizando meu projeto de TCC e para isso, estou utilizando de uma sensor de corrente ACS712 de 5A e preciso mostrar seus valores na tela do computador, porém estou com problemas de integrá-lo ao Elipse SCADA.

Primeiramente, havia feito o teste com potenciômetros ligados às entradas analógicas e o SCADA fez a leitura sem maiores problemas, porém, quando conecto o sensor à entrada, dá erro na leitura no supervisório.

A leitura pela porta serial do Arduino acontece sem maiores problemas, mas não consigo fazer com que apareça tais valores no supervisório. 

Vou deixar anexado a programação, se alguém puder me ajudar, agradeceria!

Exibições: 292

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Júlia, tudo bem?

Sou novo por aqui mas talvez possa te ajudar...

Se você está monitorando a variável na serial mas não no Elipse, acredito que muito provavelmente o problema está na configuração do protocolo Modbus.

Se entendi direito o ACS712 envia um sinal analógico (corrente) para o arduino e é este sinal que você quer monitorar no Elipse SCADA, é isso mesmo?

Se o seu Sistema Operacional for windows, eu te recomendaria utilizar o protocolo OPC. A configuração deste protocolo é mais simples e possui algumas funcionalidades de conexão bem interessantes, como o Elipse Mobile, por exemplo.

Veja como instalar o servidor OPC para arduino e a Biblioteca neste link: https://www.embarcados.com.br/servidores-opc-para-arduino/

Olá Samuel!

Consegui com que o SCADA fizesse a leitura, porém o valor lido não varia conforme o que é lido na porta serial do Arduino. O valor na TAG está fixado em 311 e não muda, mesmo que eu varie o valor no sensor.

Falaram para eu mexer na escala do Arduino e do SCADA, porém não estou tendo êxito também.

Vou baixar o OPC hoje e tentar fazer o monitoramento novamente.

Agradeço por sua resposta!

Bom dia!

Segui as instruções do link que você me enviou, porém a página para instalar o programa não está mais funcionando. Tu terias como me ajudar?

Boa noite Júlia Linck!

O download pode ser feito por esse link: https://www.st4makers.com/download/arduino-opc-server/

Você precisa se registrar no ST4Makers para fazer o download.

Conseguiu baixar a biblioteca do Arduino OPC server? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço