Boa Tarde.

Estou fazendo um trabalho na faculdade que necessita o uso do amplificador (AD822an). O projeto irá trabalhar com valores de tensão baixa (entre 0 e 0.140mV). Porém o Arduino não tem muita precisão para leitura desses valores. Fiz a simulação através do Proteus, como mostra a Foto:

A simulação o resultado bate. Mas na hora de testar na protoboard a saída está dando o mesmo valor gerado pelo Arduino, 5 Volts. 

A foto não ficou muito clara. Mas tentarei esclarecer:
Cabo Laranja: Saída
Cabo Cinza da Esquerda: Negativo do Sensor
Cabo Roxo: Negativo
Cabo Vermelho: Positivo do Sensor
Cabo Cinza da Direita: Positivo (+5V)

Se alguém puder me ajudar, pois não sei onde estou errando. Já simulei diversas vezes. 
Desde já agradeço.

Exibições: 1513

Responder esta

Respostas a este tópico

Não precisa. Veja que o módulo dele é o DS3231.

Esqueci de dizer qual era o piranômetro rsrs.

Na verdade é uma estação: HOBO RX3000 Station

Bom dia Amanda, 

Conheço a marca HOBO. Já usei um datalogger de temperatura e umidade da HOBO, quando eu trabalhava na IBM. 

HOBO RX3000 Station

https://www.onsetcomp.com/products/data-loggers/rx3000

Qual sensor de intensidade de Luz usou?

HOBOnet PAR Sensor
HOBOnet Solar Radiation (Silicon Pyranometer) Sensor
Photosynthetic Light (PAR) Smart Sensor
Solar Radiation (Silicon Pyranometer) Smart Sensor

Obrigado! 

Apenas comentando nesse post pra favoritar ele e usufruir do conhecimento dos amigos Elcids e José.

Que bela aula sobre ADC e AmpOp's!

Bom dia Hélio, 

Eu sou "apaixonado" por eletrônica. E sempre estudei eletrônica. 

Para a gente que tem mais experiência (43 anos de estudos), fica tudo mais fácil. 

É uma grande satisfação para nós mostrar o caminho das pedras, para os colegas do Lab. 

Se você se interessa por Conversores ADC e DAC recomendo (mais uma vez aqui no Lab) esse livro que é espetacular!  Download grátis - cortesia da Analog Devices. 

The Data Conversion Handbook, 2005

https://www.analog.com/en/education/education-library/data-conversi...

Abraços. 

Bom dia José, 43 anos de estudos é quase o dobro do meu tempo de vida (25 anos).

Sou formado em engenharia há 3 anos e "forcei" a barra pra continuar na eletrônica e hoje trabalho nessa área. Vocês do LdG foram grandes responsáveis por isso e me ajudam desde o início da faculdade.

Abraços.

Hélio, que bom que esta no ramo! 

Continue, pois acho que você não se arrependerá! 

Abraços. 

boa noite Amanda.

      Vi suas medições, e elas estão bem legais. Acredito que vc tenha ficado até um pouco surpresa com eles, uma vez que estava enfrentando "trevas"  antes do nosso contato. O importante é que vc conseguiu, e que pude mostrar a vc que isto era possível e que ainda se pode configurar o design de Hardware e Firmware da forma que seja mais adequada para cada caso.

      Durante a semana passada (21 a 25 de outubro),  estive em contato com a Amanda, mostrando um caminho confiável e flexível de implementação (em Hardware e Firmware), inclusive com orientações sobre como testar "passo a passo" o Sistema caso ela tivesse algum problema.

      Durante aquela semana, também percebi um problema potencial que poderia estar ocorrendo nos testes que a Amanda estava conduzindo, e este problema está relacionado a quando se usa uma "Fonte de Bancada" para "emular" o sinal de um sensor.  Como estas fontes são hoje bastante acessíveis e populares (temos que agradecer aos "chinas" por isso), eu acredito que problemas semelhantes podem estar acontecendo com diversas pessoas. Este problema está relacionado a "Loops de Terra", e pretendo descrever sobre ele aqui no LDG, incluindo como tratá-lo e evitá-lo.

      Porém como podem ver, não publiquei aqui no LDG  a implementação que foi feita para servir como base para a Amanda obter resultados e seguir em frente com seu Projeto (que percebi, ela ainda vai longe com ele).

      Ocorre que foi um trabalho da Amanda na Faculdade de Engenharia Elétrica.  Então eu precisaria da aprovação da Amanda para poder fazer a publicação.

      Amanda, se vc achar conveniente a não-publicação, fique tranquila pois eu entenderei perfeitamente.

      Além disso não deixarão de aparecer outros tópicos aqui onde eu poderei mostrar as técnicas utilizadas, com uma infinidade de outros sensores ou fontes de sinal.

      Por exemplo:  há um outro tópico aqui, onde fiz implementação semelhante. É um sobre medir pressão com o Sensor "MPX2050" (neste link do LDG:  medir pressão ), onde os resultados também foram excelentes, mas não publiquei aqui no LDG.

      Então fique à vontade pois vc está totalmente no seu direito, seja qual for sua decisão, pois eu vi como vc trabalhou duro para chegar onde chegou.

      Abrçs,

      Elcids

Oi Elcids, realmente, foi 1 semana de puro aprendizado meu. Posso dizer que o que aprendi em uma semana com você eu não aprendi em uma disciplina inteira na faculdade rsrs. É muita teoria, cálculos e pouquíssimas práticas. 

Com relação a parte da programação acabei fazendo a minha própria, pois não conseguir ajustar a faixa de trabalho do AmpOp na que você me passou. 

Fique a vontade para disponibilizar, Elcids. Irá ajudar muita gente que, assim como eu, só tinha conhecimento teórico do assunto. 

Depois que eu apresentar o trabalho, posso criar um tópico mostrando como criei o sensor, fazer um passo a passo. 

Abraço.

olá Amanda.

      Ok, com seu consentimento, saberei que não estaria prejudicando seu trabalho, ao publicar aqui uma referência que poderia ser para algo semelhante.

      Então farei a publicação.

      Sobre a parte do código que vc mencionou ter dificuldades, procure ter em mente o seguinte:   eu utilizei técnicas clássicas confiáveis e flexíveis, e portanto é de bom senso conhecer estas técnicas.  Assim, conhecendo e seguindo tais técnicas vc poderá estar se prevenindo de eventuais problemas de programação que poderão aparecer em algum momento (especialmente "harmonia" entre diversos dispositivos no seu Sistema). E se algum ponto vc teve dificuldade ou mesmo não entendeu, não deixe de perguntar.

      Todo sucesso para vc e que consiga ótimos resultados no seu Sistema.

      Abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço