gerando uma fórmula a partir dos valores de X e Y do sensor

Bom dia, estava fazendo a leitura de um sensor analógico e usando um trimpot como multiplicador pra calibração me baseando no valor lido por um medidor comercial.

Z = X*Y , sendo X um faixa de valores lida pelo potenciometro para calibração, Y o valor em tensão do sensor e Z o valor que eu quero pra ficar igual o valor do medidor comercial.

O circuito está ok. Os valores do sensor não se comportam como uma reta, mas de acordo com alguns autores dá pra linearizar em uma pequena faixa. Foi o que eu fiz mas não fiquei satisfeito com o resultado, ainda está se comportando como uma curva.

Solução: 

Como eu já tenho um medidor comercial em mãos, estava pensando em fazer múltiplas leituras do sensor (a cada 0,2V, por exemplo) e anotar os valores respectivos pelo medidor comercial e gerar uma tabela.

Alguma dica de software ou site que possa gerar a fórmula tendo esses dois valores?

Obs.: abaixo está um exemplo que eu peguei da internet do que eu estou querendo fazer. Eu nem preciso passar pelo plot de gráfico, só quero gerar a fórmula mesmo.

Agradeço desde já!

Exibições: 155

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia HN,

vc pode postar um desenho do esquema que usou neste projeto, (sensor, trimpot, etc), e como ligou no arduino.

RV

Bom dia Rv, na hora!

k1 e k2 são os dois pinos do sensor. Pelo o que eu já visualizei no osciloscópio, é justificável que não se comporte como uma reta porque o valor do resistor R9 em uma faixa é maior que a resistência do sensor e em outra parte da faixa é menor. Então, primeiro ocorre uma atenuação e depois amplificação. 

Já tentei mudar o valor do R9 pra sempre ocorrer apenas amplificação e linearizar a medição, mas a faixa de -medição fica muito pequena e ele logo satura em +Vcc e -Vcc.

Boa tarde Hélio, 

Existem esses programas. Não sei se resolvem o seu problema:

https://www.wolfram.com/mathematica/

https://www.ptc.com/en/products/mathcad-express-free-download

Boa tarde Gustavo,

Usei o wolfram há alguns anos e nem lembrava mais dele.

Obrigado pelas dicas, vou tentar nesses dois links.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço