Bom, retomando ao raciocínio do tópico sobre alteração do formato de um rtc, me esbarro em outra barreira. Meu arduino fica desligado quando tento carrega a bateria ao mesmo tempo que alimento o arduino com ela. Não sei se deu para esclarecer, mas o Arduino é alimentado via bateria (essas de carregador portátil de 5000mAh) e essa bateria é carregada pelo seu próprio circuito, já a alimentação desse circuito é feita através de um regulador de tensão. Caso alguém tenha passado por algo parecido ou tenha alguma dica, agradeço.

Exibições: 949

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, 

Envie um diagrama da sua montagem. Informando qual o modelo do carregador, as especificações da bateria, e da fonte. 

A tensão de carga em um  carregador de bateria de Li IOn pode variar entre 3V e 4,2V, dependendo do nível de carga da bateria. Essa faixa de tensão é insuficiente para alimentar um Arduino.

Meça essa tensão e nos informe

Então, com relação a tensão fornecida ao Arduino está dentro do ideal, pois o circuito do carregador fornece em sua saída 5V.
Fiz um esboço de como é a parte da alimentação. 

Bom dia, 

1) Não use um regulador 7805 na saída do painel fotovoltatico. Tem baixo rendimento e perda de energia. Use um módulo LM2596. 

2) Não consigo identificar o modelo do módulo carregador. Envie o link e as especificações

3) Qual é a capacidade da sua bateira? Essa não é uma bateria de Li Ion! É uma bateria LIPO e talvez esse carregador não seja apropriado. Muita atenção com baterias LIPO, pois o uso incorreto pode provocar acidentes (explosão ou incêndio). 

4) Envie o link desse modulo Microcontrolador (não parece ser Arduino). 

Bom dia, José.
Estou testando um conversor buck mp1584 agora, até o momento parece estar funcionando direito, o carregamento da bateria junto com a alimentação do Arduino. Vou levar à campo agora, porque na bancada é uma coisa lá fora é outra.

Com relação ao módulo carregador é o mesmo que vem dentro do carregador portátil: https://www.electrodragon.com/w/images/f/f0/IP5306_datasheet_v1.01.pdf

A bateria também é a mesma que vem no carregador portátil.
Esse Arduino é aquele que vem com wifi + esp8266 32mb: https://www.fernandok.com/2017/11/arduino-mega-com-wifi-embutido-es...

Uma dúvida que surgiu agora. Esse módulo carregador ou mesmo o conversor buck, quando a bateria estiver carregada ele para de fornecer energia ou continua fornecendo? 

Na foto você informou ser um regulador 7805, mas na verdade não é? 

Qual carregador portátil ?

Qual bateria? 

Envie fotos da sua montagem.

Seja claro se quiser ajuda. 

Como informei no meu tutorial, a corrente de carga da bateria cai para um valor mínimo, quando a bateria esta carregada. 

Sim. Era um regulador 7805, porém como mencionei, tive problemas para alimentar meu carregador enquanto ele alimentava o Arduino.

Hoje eu mudei para o conversor buck que citei, para ver como ele se sairia, até o momento o sistema não desligou nenhuma vez. Mas surgiu a dúvida, quando a bateria estiver carregada o fornecimento de energia permanecerá? 

O carregador que comprei foi o: Power Bank Pineng Pn-952 5000mah.

A bateria é a que vem nele, de lithium.


Matheus, você não soldou os pinos do Conversor Buck !!

Não pode fazer esse tipo de conexão! 

Veja se eu entendi:

1) Painel fotovoltaico gera 12 V - envia para o regulador MP1584 (5V) - entrada.

2) Regulador MP1584 (saída) envia 5V para a entrada do Power Bank.

3) PowerBank (saída) envia 5V para Placa Node ESP12. 

Meça a tensão de saida do Power Bank , enquanto ele esta sendo carregado. Se estiver sempre com 5V, tudo OK. 

Bom dia. 

Na verdade é 21 V. Já fiz os testes, está tudo certo. Acredito ser o carregador, pois percebi que depois de um tempo alimentando o Arduino ele desliga (o carregador), como se tivesse completado a carga. Enfim, é muita dor de cabeça, mas agradeço a ajuda. 

Bom dia, 

Como eu já disse, o Carregador é "desligado" quando a carga da bateria for completada.

Qual seria o problema, se o Arduino está conectado na saída o Power Bank ?

Não entendi. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço