Fala pessoal,

Estou buscando um "no break" para o raspberry, pensei até em deixar 4 pilhas Alcalinas ou recarregaveis "disponiveis" quando a energia eletrica falhar, o problema é o circuito que "ativa" as pilhas quando falha a energia eletrica, alguem pode me dar uma ideia de qual utilizar? a minha maior preocupação é o delay, se a energia eletrica falhar e o nobreak só ativar após meio segundo, ja reinicia o raspberry. Obrigado.

Exibições: 2539

Responder esta

Respostas a este tópico

desculpe a pergunta, mas vc não poderia usar um nobreak comercial? ou vc quer contruir um nobreak?

Poder, eu poderia, mas eu acho que seria como matar uma formiga com uma bazuca, o raspberry deve consumir uns 2A, teoricamente, 4 pilhas AA de 2400mah deixariam ele ligado por 1h estou certo? o custo de um nobreak comercial é elevado e o tamanho de um nobreak comercial é enorme, e a experiencia que eu tenho, a maioria usa uma bateria que deve ser substituida de tempos em tempos e custa caro, por isso pensei em algo mais "DIY", utilizando de repente pilhas ou baterias de celular, aquelas externas. Mas se voce me disser que é complicado, e é mais facil comprar um nobreak comercial, então será minha opcao.

Obrigado pela resposta.

Gilton,

numa rápida busca, encontrei este tópico aqui mesmo no LDG,

http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-com-duas-fontes-indepe...

é para arduino, não testei, mas pode te orientar.

Interessante, mas acho que esse sistema de diodos nao tende, a tensão admitida pelo raspberry é de 5v +- 5%, o que me da um range de 4,75 a 5,25v, acho dificil conseguir uma queda de tensão de exatamente 0,25v na entrada da bateria do raspberry, ou existe um modo pratico de conseguir? Obrigado!!

Os eletrônicos que me ajudem, mas se o problema é esse, não é possível  usar um ou dois LM317?

quem sou eu pra dizer que é complicado, longe de mim querer te fazer esquecer a idéia de vc mesmo montar teu nobreak DIY.

Na verdade, tudo depende do grau de tolerância à falha que vc quer dar ao projeto, da autonomia em caso de falta de energia na rede elétrica, da sua habilidade com eletrônica, do teu capital disponível, etc

dá pra comprar um nobreak comercial por 150~200 dilmas. Dependendo da finalidade e importância da sua aplicação, esse custo pode ser grande ou pequeno. Por exemplo, se sua intenção é manter alimentado um sistema de segurança, justifica-se o investimento com nobreak comercial. Mas se é um projeto que vc tolera esgotamento da bateria, ou possível travamento pelo delay existente entre a queda na rede elétrica e acionamento do sistema de auxiliar de energia, realmente vc deve procurar por alternativas de menor custo.

Então, é um servidor caseiro apenas, pensei em fazer esse nobreak, primeiro pela preocupação das falhas de energia acabarem por queimar ou denificar o sistema de arquivos do meu rasp, pensei ser algo simples, estou pensando até em desmontar aquelas lampadas de emergencia e aplicar no meu sistema, embora o problema seja exatamente o tempo que ela demora pra mudar a alimentação, na verdade penso bastante em ligar o sistema direto nela e testar.

Que tal usar um power bank desses que carregam celular?

Pensei em algo do tipo tambem, mas como fazer o "controle"? pensei inclusive em deixar ele plugado nos dois, "carregando e descarregando" o tempo todo, servindo como carga pro raspberry e a fonte alimetando ele, mas é saudavel fazer isso? acho meio arriscado se tratando de uma bateria, risco de aquecimento e até mesmo explosões, estou correto?

Bom Dia Amigo ! seu que ja faz muito tempo deis dessa postagem mais queria saber se conseguiu fazer o nobreak pq estou precisando também só que no meu caso preciso que dure umas 22 horas    

Olá,

  Minha sugestão seria usar um conversor DC-DC chaveado assim vc pode usar qq fonte na faixa de operação do conversor. 12V por ex seria otimo.

  Veja:

 https://www.google.com/search?q=lm2596+modulo

Como entrada dele usar 2 origens de tensão e 2 diodos para escolher qual vai atender a carga.

Os GNDs ligados juntos e cada alimentação com um diodo "apontado" para o conversor.

Assim quem tiver a tensão maior alimenta o conversor.

A mesma fonte que alimenta o conversor pode carregar as baterias. Só atenção se for "inventar" carregadores, algumas baterias estragam ou mesmo explodem se carregadas errado. O ideal seria ter um carregador comercial e uma fonte (2 aparelhos).

Claro, a fonte de tensão maior que a bateria para enquanto tiver energia ela sempre alimentar a carga. Na falta dela o diodo da bateria garante o funcionamento.

Veja:

http://labdegaragem.com/forum/topics/preciso-de-uma-ajuda-raspberry...

Boa Tarde Amigo Eduardo ! então acho que esse sistema não vai funciona para as baterias que vou usa são 8 Baterias 18650 total de 8.4v 8800 mah essa baterias tem que ter balanceamento de carga e descarga  !
Ate achei um placa que faz isso mais no momento não estou podendo gastar muito por isso queria eu mesmo fazer mais como tinha falado ate não tenho muito conhecimento em eletrônica X750-IMG-6464_1200x1200.jpg

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço