Estou tentando sem sucesso usar uma eeprom 24c01 com meu arduino uno. Ela quase nunca grava e é muito inconstante a ler. Já segui diversos materiais da web e nada funciona…. segue um dos códigos que tentei (em anexo)

Estou usando o esquema de ligação da imagem em anexo mas não liguei o pino wp, a0, a1 e a2. De modo que o endereço deveria ser 0x50

Exibições: 1147

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que com 1 metro quadrado poderá usar a Interface I2C, sem problemas.

Então os objetos são pequenos, não é? 

Sim sim, a analogia do quadro de ferramentas não é relativa ao tamanho 😅

Os objetos são pequenos mesmo, mas no caso do i2c, seria com aquele multiplexer, isso? A ideia do Mineirin com o componente one wire também seria interessante, não?

Aproveitando, onde vocês compram esses componentes, no Brasil tem?

Só para reflexão . Trabalhei na IBM por muitos anos.

A IBM tem robôs que podem armazenar milhares de cartuchos de gravação magnética.

Tem um braço robótico que insere e retira os cartuchos. 

Esse braço robótico anda por trilhos de até alguns metros. 

Cada cartucho tem um código de barra. No braço robótico tem um leitor de código de barra.

Quando a biblioteca (onde os cartuchos são armazenados) é inicializada, o braço varre todos os cartuchos, para registrar a localização de cada um dos cartuchos. Uma tabela armazena todas as posições. 

Bom dia,

Estive pensando no seu Projeto. Primeiramente veja como funciona o Amazon Locker.

É um armário de entregas de encomendas nos Estados Unidos.

Minha sugestão é essa: 

1) Cada objeto deve ter uma etiqueta - pode ser código de barras, QR code ou até NFC

2) Quando a pessoa for inserir um objeto no armário, o controlador do armário deverá ler o código do objeto (com um leitor adequado, é claro).

3) No monitor do armário aparecerá uma localização, onde esse objeto deverá ser colocado. Pode até mostrar um diagrama com todas localizações e a posição requerida em destaque, 

4) Para assegurar que a pessoa colocará o objeto no local correto, um Led acenderá destacando a posição requerida.

5) Se quiser aumentar a segurança, coloque um sensor (por exemplo, ótico) em cada localização. Ou então abra a porta como no Amazon Locker. 

6) Quando for retirar, a pessoa pode digitar o nome do objeto, ou então poderá mostrar na tela do monitor um desenho de todos os objetos. E assim a pessoa clica no objeto, para selecionar em qual posição ele está. 

Serve?? 

Vamos lá:

1) Perfeito, era essa a ideia desde o princípio, pensei em um chip em virtude da proposta de baixar o custo...

2) Perfeito!

3) Esse é o ponto, quero que a pessoa possa colocar em qualquer lugar, vago - os objetos tem tamanhos padronizados (desculpe, acho que não disse isso antes), são feitos em impressora 3d.

4) mesmo com a intenção de locais que coloquei no item 3, a intenção é de ter led também, principalmente para a retirada, ligando/piscando o referido led.

5) como estava pensando em usar algum tipo de conector (rj11 ou rj45, por exemplo) e um ci dentro do objeto, a ideia é que a conexão já sirva de teste se existe algo encaixado ou não;

6) isso ai!

Por fim, o que estou ficando um pouco trancado nesse momento é onde encontrar estes componentes para compra, como comentei no outro post (hoje), tipo o ds2401, no Brasil, onde acho? Ou até leitores NFC, só encontro para prototipação que acabam sendo muito caros se considerar o tamanho que estou pensando de projeto...

Boa tarde, 

Se você quer que a pessoa insira o objeto em qualquer lugar, o projeto fica mais complexo e caro. 

Conectores RJ11 ou RJ45 tem travinhas de plástico que vão quebrar rapidamente, se o uso for grande. Além dos possíveis problemas ocasionados por mau-contato. 

Leitores de RFID são fáceis de encontrar na web (eles podem ser usados para ler NFC - veja o meu tutorial). Etiquetas NFC são baratíssimas. 

Sobre EEPROM procure na WEB mesmo, ou Mercado Livre. Essa EEPROM 24C01 que você citou é antiga e possivelmente fora de linha. Procure por modelos mais modernos. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço