Por favor me orientem:

Está aparecendo a mensagem acima para todos os sketches e para as duas placas

compatíveis. Mesmo com o sketch com setup e loop vazios aparece a mensagem

acima.

Exibições: 1184

Responder esta

Respostas a este tópico

olá novamente Mark.

      Mark, esta mensagem de erro da forma como está, não é suficiente para se determinar qual erro efetivamente está ocorrendo, e portanto não há como também especificar uma forma de correção ou solução de contorno.

      Para que se possa ter mais detalhes,  é preciso ver as mensagens intermediárias do Processo de Compilação.  Talvez na configuração da sua IDE Arduino, isto esteja desabilitado pois este é o default quando se instala a IDE.  Para que você possa ver as mensagens intermediárias da Compilação,  precisa habilitar sua exibição.

      Para isto, recomendo que vc leia um documento que preparei, no qual um dos objetivos é justamente permitir que o usuário configure a IDE de forma a facilitar a identificação de Erros e Warnings, e consequentemente ir em frente com a depuração.

      No link do LDG mostrado logo a seguir,  vc encontrará  o download deste documento cujo nome é  "config_IDE_Arduino_00.pdf".   Procure no final do Post  que  está intitulado como  "Segunda parte...",  onde há uma lista de downloads, e um deles é o documento ao qual me refiro.

      Link onde encontrar o documento:    "config_IDE_Arduino"

      Estou te passando este Link, pois lá vc encontrará também links para download de outros documentos que possam vir a te ajudar em algum momento. Todos os documentos foram escritos por mim, e tem uma linguagem totalmente acessível (embora eventualmente um ou outro termo técnico seja usado).

      No documento "config_IDE_Arduino_00.pdf",  a parte para configurar a IDE referente ao Processo de Compilação, está a partir da página 14.  Porém recomendo fortemente, que leia o documento desde o início, pois poderá ser bastante útil (e preferencialmente leia o documento por completo, para uma maior abrangência do entendimento).

      Configurando sua IDE para ver os Warnings e as Mensagens de Erro intermediárias, será possível determinar o que exatamente está ocorrendo no seu Processo de Compilação.

      Abrçs,

      Elcids

Obrigado Elcids.

Realmente não aparece nenhuma informação além dessa.

Interessante que antigamente apareciam as intermediárias.

Vou ler e configurar.

Novamente muito abrigado.

Gnd Abrç.

Olá Elcids;

Verifiquei as configurações conforme seu post e estavam conforme padrão (defaul).

Fiquei sismado e baixei a última versão do IDE (1.8.10 - a minha era a 1.8.9)

Inclui novamente a url da espressif.

E  (mágica) tudo foi corrigido  mas não entendi o porque haja visto que dias 

antes estava tudo ocorrendo normalmente.

Maravilhoso seus post. (só corri os olhos  e voltarei para ler inteiro; por coincidência esta

semana li outro post sobre máquinas de estado  mas resumido e lerei seu post completamente).

Outra pergunta: não uso editor externo e me acostumei com o IDE. Vale a pena 

usar outro? Quando estudei C e C++ usava e gostava. Mas o  sublime tem poucos recursos pelo

que vi. Sugere outro?

Outra pergunta (desculpe abusar): a espressif pretende ainda (se já não o fez) introduzir

alguma função que tinha no 8266 (analogWrite por exemplo) ?

Obrigado.

Abrçs

olá Mark, boa tarde.

      Sobre a questão da "maluquice" que ocorreu no seu ambiente do Arduino para o ESP32, não é incomum que ocorram estas anomalias. É uma pena que não deu pra ver as mensagens de erro efetivas, pra se ter uma pista do problema e assim já estar preparado para uma ocorrência do tipo.

      Sobre a questão do uso de um Editor externo à IDE do Arduino, eu recomendaria fortemente isso. Em minha opinião é mais produtiva a programação, já que estes Editores modernos de código (Notepad++, Sublime Text, e outros tantos), já possuem uma ótima identificação de sintaxes diversas (desde Arduino até XML) e permitem que vc aplique cor à estas sintaxes conforme desejado.

      E eles permitem usar o caracter "TAB" (o ASCII 0x09 ou \t) para a identação do código, assim praticamente padronizando a visualização deste código, seja onde for feita esta visualização.

      Eu uso o Notepad++  e é ótimo para minhas necessidades. O Sublime Text é extremamente elogiado mundo afora, mas não o uso e portanto não posso comentar sobre.  Mas tirando todas as "frescurices" (modo de falar) que muita gente espera de um editor de código,  acredito que o Sublime atenda a praticamente 99% das necessidades.

      Mas o uso do Editor externo, é antes de tudo uma preferência individual. Então cada um deve ver o que é mais adequado para cada caso. Assim, se vc se sente bem e considera produtivo o uso do Editor da própria IDE do Arduino, então ninguém pode questionar isso.

      Quase me esqueço da sua questão sobre o "analogWrite" do ESP8266. Não ficou muito claro esta sua dúvida.  No ESP32, eu utilizo os canais "LED PWM" para gerar PWMs de forma semelhante ao "analogWrite", e isso para uso genérico.  Caso vc esteja perguntando como "emular" o "analogWrite" usando o "LED PWM" mas com o mesmo formato do "analogWrite" (sintaxe e parâmetros),  então isso é possível e simples de se conseguir.  Me deixe saber mais sobre sua dúvida, para melhor poder te responder.

      Abrçs,

      Elcids

Boa noite, 

Vi que você já corrigiu o erro.

Mas se ocorrer novamente copie todas as mensagens de erro, se quiser ajuda. 

Como copiar as mensagens de erro da IDE do Arduino :

http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar?commen...

Obrigado Murta.

Infelizmente não achei o erro.

O "sistema" (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) corrigiu misteriosamente.

Atualizei o IDE e regravei a url da Espressif.

E o erro desapareceu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço