Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7714

Responder esta

Respostas a este tópico

É, realmente foi detectado uma churrasqueira. 

Este supervisório vai trabalhar junto com o arduino e sendo comandado tanto por um joystick PS2 e Joystick no painel de controle. A estrutura ja esta sendo desenhada.

Estas imagens mostra como deve ficar o painel de controle. Até o fim do projeto pode sofrer algumas modificações.

Bom dia,

Projeto profissional ! Muito bonito. 

O ROV vai ser usado em terra somente? Ou água também?

Somente na água, mais quem sabe ele pode vir a ser adaptado para terra. Isso é um caso a pensar.

No momento estou com problema em fazer com que o supervisório receba as informações do arduino. Pelo o que pesquisei vou colocar todos os arduinos para trabalhar em rs485 e o supervisorio tambem.

Ainda tem muita coisa pela frente, já desenhei a estrutura o que falta é mandar fabricar. E é claro falta os thrusters, eu achei no aliexpress motores brusheless para trabalhar neste projeto.

Ele vai ficar mais ou assim.

Segue a estrutura.

Anexos

Mais.

Anexos

Bom dia, desculpe pela demora.

A minha dúvida se refere em como fazer a comunicação entre o software supervisório com os arduinos, pois eu terei 2 arduinos se comunicando sendo unidade de superficie enviando dados do joystick para os thrusters, chaves digitais enviando comandos e potenciometros. 

E na unidade subsea estarei recebendo todos estes comandos e executando e tambem enviando para a superficie dados de tensão, temperatura profundidade e sensor de agua.

Acrescentando mais referências para o projeto. 

Eu descobri esse site alguns anos atrás, e vi muita coisa interessante.

Talvez possa ser útil para você. 

Os caras são mergulhadores de cavernas sub-aquáticas. 

Valeu a dica, obrigado.

Mais eu vou utilizar os seguintes sensores:

HS5803-14BA depth

HMC5883L Digital Compass.

Módulo Acelerômetro E Giroscópio - 3 Eixos - 6 Dof - Mpu6050 este último estou estudando como colocar no circuito, os outros dois já estão no circuito e funcionando.

Sim, e acabei achando esses caras  http://www.techmonkeybusiness.com/ e estou utilizado como base para o meu projeto, inclusive a biblioteca do billporter eles utilizam.

O homebuiltrovs eu já conhecia.

Os outros não.

No Brasil tem muita empresa usando o videoray e o bluerobotics. O bluerobotics eu acho que eles utilizam o arduino.

Isto até o momento "está fácil", quero ver na hora de mandar todas as informações via overlay( MAX7456) e comunicar com o Supervisório.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço