Olá pessoal do laboratório de garagem.

Estou com a seguinte questão para resolver e preciso da ajuda de vocês :D .

Estou para comprar o Laranja (orange) Pi plus 2E H3 Quad Core 2GB RAM 4K que é  uma placa de desenvolvimento de código-fonte Aberto.

Estou querendo comprar ela mais pela sua capacidade de reprodução de vídeo em 4k.

Mas ai vem que vem a questão.

preciso de capturar vídeo com essa placa, entrada de vídeo analógica VGA, HDMI, vídeo composto, entrada RF dessa de tv e VID, a placa funcionaria mais como uma placa controladora de TV (posteriormente a imagem ira ser exibida em uma TV).

A dúvida maior minha é como capturar esses sinais de vídeo com essa placa?. como processar esses sinais de vídeo com hardware e software?

Tutoriais na internet, sites, pdf me ajudaria muito a me da uma direção pois só achei uma um cabo que possivelmente faz essa função mas não possui esquema.

obs: dica de software me ajuda muito também pois dependendo da complexidade contratarei um programador para me ajuda criar o soft de captura especifico para meu projeto.

obrigado desde já.

Exibições: 709

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Parte disso é garantido... Mas algumas coisas desconheço que seja possível.

  Por ex: "Digitalizar" HDMI é complicado. É muita informação. Acredito que a TV tenha integrados dedicados para fazer isso.

  Quando a capturar video composto ok.. Para o raspberry (concorrente) existem drivers veja como (de google) "dvr cvbs raspberry". usa um adaptador similar ao da sua foto.

  VGA... É coisa do século passado, desconheço que exista hardware de captura VGA USB ou coisa assim.

  Hoje em dia os equipamentos de video são apenas HDMI e video composto (e olhe lá...). 

  Para sintonizar TV, também, é preciso um circuito específico.

  Enfim, se vc quer reprojetar uma Smart TV com um orange/Raspberry diria que não está num bom caminho.

  Se quiser fazer uma "central multimídia" com saida para a TV aih existem até sistemas operacionais dedicados para o raspberry (acredito que compatível). veja isso:

https://www.escolalinux.com.br/blog/openelec-vs-osmc-qual-melhor-ce...

Oi Eduardo,

Na verdade a ideia era essa mesma projeta uma Smart Tv com processador Cortex.

mas tipo consegui fala com um fabricante ODM e to organizando o projeto com ele direitinho.

Contudo você disse que eu não estaria em um bom caminha em projetar um Smart Tv com base no Raspberry...

no site da texas instruments consegui ver varios datasheet e a maioria dos pdfs coloca um controlador grafico no projeto é todos controladores grafico que indica vão de encontro com o processador cortex, por isso eu pensei em usar uma placa de desenvolvimento como orange/banana para fazer.

Não sou especialista no assunto, mas entendo que  a linha Raspberry (e seus concorrentes) é basicamente um PC. Tem um hardware de geração de video integrado na pastilha principal, é um SOC (System On a Chip).

A aquisição de vídeo em alta resolução é uma tarefa complexa. Precisa de um hardware dedicado, ligado ao barramento, imagino. Mesmo essa plaquinha de aquisição de video composto tem um hardware (conversores AD) e um processador dentro para entregar já no jeito no USB.

O Raspberry (e seus concorrentes) tem I/Os e entradas USB. Desconheço que seja possível ligar um conversor de video HDMI para USB. Estariamos falando de algo como a isso:

https://www.blackmagicdesign.com/br/products/intensity

Já custa mais caro que a TV...

Para converter 1 canal.

Acredito que existam processadores especiais, dedicados para essa tarefa. Não sei qual. Os Cortex ficariam "apenas" interagindo com eles por ex escolhendo qual entrada de video acionar em qual momento. 

Acredito que o melhor a fazer é estudar os circuitos de TV. Baixar esquemas e estudar. Ver quais as soluções as empresas que fazem isso a anos adotaram. Possivelmente uma dessas soluções é controlável externamente e vc pode usar até o raspberry para controlar, mas o "fluxo de video" não passaria por dentro do processador. Ele viria do HDMI para os integrados dedicados em apresentar a imagem.

Na verdade não me sinto conhecedor da área o suficiente para poder responder isso. Vamos aguardar outras opiniões.

A sensação é que usam integrados dedicados, baseados em FPGA, para a parte de video/cheveamento de video e a imagem de um outro processador (Cortex?) é mixada na hora de apresentar na tela. 

A Texas Instruments desenvolveu alguns chips que já faz a leitura de vídeo Ex: hdmi é já manda para outros Cis exibirem na tela sem alterações.

Ex: Neste exemplo a placa funcionaria como passiva pois ela só receberia o sinal e passaria para as próximas etapas até exibir no display lcd sem alteração feita por processadores como o cortex, o processador cortex ficaria somente com a etapa de leitura USB, processamento do sistema android e chaveamento da etapa de sinal de vídeo.

http://www.ti.com/product/TVP5147M1 <- um dos Cis utilizados.

Neste caso terei 2 problemas. 2 Cis precisa manda imagem para o display ao mesmo tempo, neste caso para solucionar esse impasse, ou terei que fazer a leitura de vídeo através do cortex ou fazer a sobreposição de imagem, optei e fazer a leitura através do cortex mas pelo que tudo indica não parece ser uma boa escolha mesmo.

Pelo que indica o melhor a se fazer em uma placa de tv e processar a imagem sem alterações ate chegar ao display lcd integrando os 2 sinais fazendo sobreposição através de Cis específicos.

Contudo te agradeço pelas informações foi muito útil para mim :D, vou ate adotar essa tática de olhar os datasheet de outras empresas.

Boa tarde, 

Para capturar video composto, use uma placa de captura.

Boa noite José Gustavo, 

eu queria entender mesmo como esse circuito funciona e como é o funcionamento do programa que captura e exibi o vídeo.

Boa noite, 

Essa placa de captura de video utiliza circuitos bastantes complexos. 

Dificilmente conseguira montar uma.

Se quiser entender mais, veja esse videos:

ESP32 with Camera and TFT Display (OV7670, FIFO)

https://youtu.be/v_8XifFcpaI

Details on OV7670 with FIFO Programming

https://youtu.be/fk4nVWwbxOc

ESP32 I2S Camera (OV7670)

https://youtu.be/S2yTQHM82jc

Boa tarde,

Esses links parecem muito bons, vou analisa-los aqui e posto aqui qualquer coisa!.

Tenho mais 1 dúvida que eu sempre quis saber, você disse "Dificilmente conseguira montar uma", esse pessoal que desenvolve em fabrica tipo esses fabricante ODM do alibaba... como eles consegue o conhecimento necessário para desenvolver destes tipo de circuito complexo?, existe algum meio para facilitar?.

Boa tarde, 

Sugiro que faça um curso de Engenharia eletrônica. 

Curso técnico não abrande esse tipo de desenvolvimento. 

Na maior parte do mundo as grande empresas tem laboratórios de ponta com engenheiros muito bem pagos que se dedicam a isso com grande entusiasmo, competência, resiliência, inteligência, persistência e ferramentas. Algumas vezes com fanatismo e abrindo mão de muito da vida.. Dedicam a vida a isso. Fazem da pesquisa sua vida.. Eles conversam diretamente com lideres de outras áreas como os fabricantes de integrados, mas não digo os das "cúpulas" (donos do dinheiro) e sim os engenheiros donos da técnica. Para eles somos umas amebas... Em termos evolutivos.

A China, pelo que sei, tem um modelo um pouco diferente. Lá o governo ajuda a bancar as pesquisas e por isso é coproprietário do conhecimento. Assim ele pode transferir o conhecimento de um para outro. Algo como se ele ajudou algum fabricante a desenvolver um pianinho com sons irritantes de animais para crianças (caso real) o projeto pode ser fabricado por vários fabricantes (marcas) e inúmeras fabricas pelo país. Vira meio que dominio publico dentro da China. Claro que os interesses do governo são preservados. Para fabricar vc precisa negociar com ele. 

Qualquer tese de mestrado é assim. Vc tem um orientador. Se virar patente em até 5 anos a patente é sua, do orientador e da instituição. Por isso, inclusive, muitas vezes vc ouve falar que determinado produto demora para chegar no mercado. O tal cientista espera o prazo passar e continua aprimorando por conta própria (ou no emprego que ele arrumou com a tese) pra poder registrar sem ficar amarrado.

Sem um laboratório de verdade sequer conseguimos soldar esse tipo de componente.

Sugestão de contato com pessoas que desenvolvem essas coisas top:

No web.telegram.org Procure pelo grupo Sipeed Tang FPGA - RiscV

No caso tem um autor de biblioteca de video para uma plaquinha... Não projetistas de TV.

Eu já desconfiei mesmo dessa tática da china vendo os produtos fabricado lá. mas nunca soube de verdade que era assim, foi ate bom saber.

Obrigado pela sugestão do grupo e pelas informações, irei olhar :D.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço