Olá, boa tarde!

Estou montando um sistema onde uma pessoa consiga escutar um áudio (musica ou narração) utilizando o cotovelo, através da condução óssea. A ideia vem é semelhante a essa promoção do KFC: https://youtu.be/_ZpwQMG6TeU?t=53

Estou utilizando o Arduino Uno e o modulo módulo MP3 DFPlayer Mini para a execução dos áudios. Essa parte está ok.

Meu problema é na tentativa geração da vibração, já tentei circuitos similares a esse:

Alterei o modulo amplificador, usei o PAM8610 Estereo 15W+15W e o  Mini Amplificador OEP30WX2 Estéreo 2 Canais 30W + 30W e no lugar dos Piezos estou usando motores DC. Fonte de alimentação para os módulos dentro das suas especificações, 12V para o PAM8610 e até 24V para o OEP30WX2.

Com os dois amplificadores consegui gerar uma vibração nos motores e pressionando o cotovelo neles consigo escutar, porém preciso de mais nitidez e potencia. 

Não sei se estou no caminho certo, já queimei um modulo amplificador e estou sem ideias do que fazer. Alguém já fez algo parecido? Tem alguma ideia, sugestão, critica?

Obrigado!

Módulos que usei:

PAM8610: https://www.usinainfo.com.br/mini-amplificador-de-som/mini...

OEP30WX2: https://www.usinainfo.com.br/mini-amplificador-de-som/min...

Modulo MP3: https://www.usinainfo.com.br/mp3-arduino/modulo-mp3-ard...

Circuito base: https://www.hackster.io/techiesms/3-projects-using-bone-conduction-...

  

Exibições: 592

Responder esta

Respostas a este tópico

O segredo é o transdutor,aqui tem um mas é bem caro>> Transdutor

Eu vi esse componente, um da Adafruit e outros modelos menores.. o problema é além do custo o tempo de entrega. Outra coisa é, realmente funciona? Para o custo eu preciso ter certeza que atende a necessidade.

Com motor DC consigo ouvir pelo rosto da face.. aumentando os motores e a tensão no amplificador consigo pouca coisa pelo osso do braço.. o que percebi é que os motores com bobinas maiores acabam gerando o som, isso atrapalha tbm.

Seguirei com novos testes e não descarto comprar um desse transdutor.

Obrigado Américo!

Também tenho interesse nesse tema mas nunca testei esses transdutores então acho arriscado comprar por esse preço só para testar mas caso você decida comprar solicito que poste os resultados aqui para gente aprender um pouco mais.Valeu muito André.

Pode deixar, vou trabalhar mais nesse projeto e postarei os resultados.

Interessante isso, nunca tinha visto.

A princípio acredito que a questão é que os produtos padrão consideram um meio leve, como o ar. Já um para materiais pesados como um osso são para materiais pesados.

Tentaria:

Uma bobina (um transformador sem os ferros pode servir) e um ima suspenso por algo mole. Veja que no transdutor do anuncio existem como que braços que seguram a parte central ao corpo. Possivelmente são para manter suspenso como uma mola.

Não teriamos essa opção fácil então um EVA pode resolver.

Quem sabe enfiando o ima dentro da bobina como um solenoide mantendo preso de um lado com algo flexivel (o eva) funcione. só um chute.

Eduardo, talvez essa adaptação em um alto falante esteja próximo da sua ideia e possa funcionar: https://youtu.be/t2jRs45JTUs?t=236

Pretendo retomar esse projeto em Agosto e tentarei com algo parecido com o do vídeo.

Valeu! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço