Olá amigos do LdG!!!!

    "Estou querendo desenvolver um projeto para pessoa  portadora de deficiência visual, queria amadurecer essa ideia com vcs.. eu pensei em  fazer um sistema com o modulo GPs. para indica sua localização naquele momento em tempo real. e depois manda  leitura por áudio. pra aquela pessoa portadora de deficiência  visual. além disso teria uma bengala com os módulos ultrassônico  e o sensor de presença.. o modulo ultrassônico seria pra indicar quando aparecer uma barreira na frente, já o modulo sensor de presença seria pra indicar quando tiver muita movimentação na frente... só que estava dando uma olhada não achei nenhum modulo por leitura de texto e reprodutor de áudio. mais se alguém tive uma ideia melhor, se no mercado existir esse modulo comente aqui em baixo.. agradeço desde já   :)

Exibições: 353

Responder esta

Respostas a este tópico

     Pesquisando rapidamente, encontrei alguns projetos de TTS (Text to Speech) com Arduino ou similares:

https://www.instructables.com/id/Arduino-TTS-Text-to-Speech-/

https://www.youtube.com/watch?v=krFOc7AwaKI

https://github.com/jscrane/TTS

https://github.com/going-digital/Talkie

https://github.com/PaulStoffregen/Talkie

    Não tive tempo para ver um por um ainda, mas creio que seja só a conversão do texto para um vetor que compõe o "sinal" sonoro e a reprodução do mesmo.

a ideia seria essa msm converter os texto em áudio, pra que seja reproduzido para o pessoa portadora de deficiência  visual.. eu tb vi esse modulo quase agora (Text to Speech).. depois vou da uma estuda mas profunda pra ve se ele faz esse conversão de dados de texto dos modulos(gps, sensor ultrassônico e sensor de presença ) pq tudo isso vai ser na base de textos que será reproduzido em audio...

    Se fizer  a String > "Vetor Sonoro" > Reprodução, acredito que esteja basicamente solucionado esse ponto. 

ola eu estive olhando sobre a primeira (https://www.instructables.com/id/Arduino-TTS-Text-to-Speech-/) a  biblioteca chamando (TTS) só tem a linguagem  inglês.. o video que olhei ai que vc mandou o cara transformou as frase em Hex e depois reproduziu (https://www.youtube.com/watch?v=krFOc7AwaKI)...

obs: a ideia  seria pegar as massagem que será gerado no monitor serial e converte em áudio.. pq as massagem vai fica mudado todo hora. do gps.. já os outros sensor vai fica a massagem fixa.. > seria para altear de algo..    nesse caso daria certo converter em Hex.. pq iria fica fixa

   As strings que iriam pra serial serão convertidas, em tempo de execução, para o vetor de HEX e então reproduzidas. Certo?

Exemplo (linguagem "genérica"):

String texto = "Você está na posição " + GetGPSCoord();

char *sound = ConvertStr2Snd(texto);

Play(sound);

Quando tiver tempo darei uma olhada a respeito disto também.

"então vc ta me dizendo que e possível pegar um texto na serial e colocar dentro de um Vetor e depois fazer a conversão em Hex  para que seja interpretado por áudio?? tem alguma  biblioteca com linguagem em português pra que seja lido ? 

tava pensando em pegar a biblioteca que o cara fez em (TTs) modificar a biblioteca criar uma nova  colocar os vetor da linguagem em português.. usa o programa.. o que vc acha ??

    Acredito que seja possível sim realizar essa conversão, José. Assim como foi feita com a Lib que possui em inglês.

   

    Encontrei outros links interessantes a respeito de TTS e Arduino:

    https://1sheeld.com/top-5-arduino-synthesizer-shields/

    https://steps2make.com/2017/09/text-speech-arduino/

    Módulo TTS: https://pt.aliexpress.com/item/33002665047.html?spm=a2g03.search010...

    Outra possibilidade, porém requer acesso à internet, seria utilizar APIs para isto, como a da Google ou da Microsoft ou outras. Mas limita um pouco o projeto e eleva os custos de forma geral.

Olá.

  Vc tem como objetivo um trabalho (TCC) ou um produto ???

  Diria que:

- Se for TCC, recomendo não trabalhar com multiplos sensores. Não precisa. Basta trabalhar bem um, dentro do possivel inovador, como um sendor de distancia otico da sharp, um sensor de distancia a laser (aproveita que caiu o preço...) algo assim. Evitaria o ultrasom. Ele é muito falho. Não consegue achar por ex uma parede se vc estiver indo de encontro a ela a uns 30 graus. Considere que o sensor de presença na verdade não sente a presença e sim o movimento. Se ele estiver em movimento qualquer fonte de calor irá provocar acionamento. Um carregador de celular, por ex, ligado na tomada, esquenta e se vc mexer o sensor ele acha que o carregador se mexeu. 

- Se for produto, consulte um cego, antes de mais nada. Vc vai se surpreender. A questão é que eles usam os ouvidos pra tudo.. Ouvem passos, o barulho da roda do carro no asfalto, o vento que denuncia uma porta ou esquina, diferenciam uma loja de outra, muita coisa que não ouvimos. Eles precisam muito da audição. Não gostam, em geral, de coisas que apitam. Preferem as que vibram, por ex. Usam demasiadamente o celular. Existem centenas de aplicativos para cegos. O Iphone é um celular perfeito para cegos. Ligando as funções eles conseguem fazer praticamente tudo. (ou tudo que precisam). Digo que seu produto pode acabar virando (e isso é bom) um acessório para celular. Assim toda a parte de audio, tts, etc, poderia ficar nele. Se for seguir esse caminho recomendo pesquisar compiladores bons que sejam multiplataforma. Assim vc programa para Android e iOS ao mesmo tempo. Recomendo o Unity3D. Existem atalhos mas nada é tão bom como o bom e velho C, no caso turbinado (C#). 

Se for fazer para celular só recomendo incluir configurações de fala. Certamente vão deixar sempre no "fale o mínimo" ou "fale só se eu apertar o botão"... Vc sempre verá cegos de óculos escuros (tem lógica ???) mas nunca verá de fone de ouvido...

Grande amigo EHM. gostei da sua ideia muito bacana, e bem lembrado do sensor a laser... quanto mais ideias melhor para amadurecer esse projeto... gostei bastante do ponto que vc situou do cego  usar mais os ouvidos para se adaptar o ambiente. depois vou da uma pesquisa detalhada sobre alguns aplicativos. desde já agradeço a ideia EHM muito boa..

Boa tarde,

Acrescente no projeto, um sensor de buraco. 

Imagine o cego torcendo o pé, ao cair em um buraco. 

No lab existem outros tópicos antigos, onde discutimos esse assunto. 

qual e sua proposta José Gustavo. seria colocar um acelerômetro em que local especifico?? para detectar os buracos antes que a pessoa possa se machucar ? fazer tipo uma bengala com duas rodas e um acelerômetro pra ve se tive alguma danificação no caminho se tem buraco.. e manda uma vibração pra pessoa percebe que o caminho tem buraco...  na minha cidade tem uma pessoa com deficiência visual ele perdeu toda a visão sempre que vou a rua eu vejo ele na causada andando batendo sua bengala nas parede ele roda o quarteirão todo.. sempre que vejo ele tento ajudar.. pensei uma ideia fazer algo pra ele.. então me veio a cabeça de criar um sistema de Gsm em tempo real da localização. pra ir falando com ele.. tipo o cara vai andando e tem tipo um modulo. pra ir traduzindo em voz sua rota.. além disso nosso amigo EHM deu uma ideia bacana do sensor a lesar para detectar melhor as parede e um sistema de aplicativo já que o mercado tem muitos ou então criar um. ja pensei em fazer tipo um vibrado de pulso.. nosso amigo João Vitor deu ideias boa, vi um vídeo que o cara fez com sensor (Text to Speech) por celular.. seria boa boa ideia manda os dado todo por celular e depois o celular fala-se tudo  que tava escrito por cara.. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço