Bom dia, pessoal

Preciso de um pouco de ajuda com o conhecimento técnico sobre eletrônica dos amigos. Meu conhecimento sobre micro eletrônica é mínimo, não tecnicamente não conheço nada de resistores, transistores, chips, por isso me atenho apenas em módulos prontos.

Preciso montar um GPS externo para usar no meu celular, pois preciso de uma taxa de atualização de 10Hz, e não de 1Hz como os GPS internos dos celulares. Visto isso, encontrei um DIY completo do que eu preciso:

A combinação entre um módulo GPS, um módulo Bluetooth (HC-05 ou HC-06) e uma módulo USB para alimentação.

Esse projeto atende 99% da minha necessidade, com apenas um pequeno detalhe: preciso ganhar portabilidade.

Para isso, preciso criar uma alimentação portátil para ele.

Fiz minhas pesquisas, e vi que um módulo TP4056 resolveria minha necessidade. Tiraria o módulo USB e incluiria o TP4056. Ai que entra minha dúvida que não encontrei informações que me fizeram chegar em uma conclusão: Bateria.

1) Qual tipo de bateria usar? Bateria de celular? Bateria Li Ion 18650? 

2) Diretamente a questão anterior, como faço para saber o consumo desse meu projeto, para ter uma ideia de qual a capacidade que preciso que a bateria tenha e qual será o tempo de duração da carga para utilizar meu projeto.

3) Existe algum problema nessa minha ideia, como curto, ou algo do gênero, em retirar aquele módulo USB e ligar diretamente um TP4056 + bateria, juntamente com um botão on-off?

Espero não ter me alongado muito nem estar sendo muito amador nas minhas dúvidas.

Abraços.

Exibições: 1236

Responder esta

Respostas a este tópico

O TP4056 só serve para carregar a bateria de Li Ion. 

A bateria de Li Ion fornece de 3,0 a 4,1V. 

Como pretende alimentar o circuito BLuetooth/GPS?

Antes de mais nada, acha que a combinação entre o HC-06 (https://www.aliexpress.com/item/32523867394.html?spm=a2g0o.cart.0.0... ) e o GPS (https://www.aliexpress.com/item/32948172227.html?spm=a2g0o.cart.0.0... (NEO 7M) é compatível?

O módulo GPS NEO-7M, pede uma fonte de alimentação de 3V - 5V, enquanto o HC-06 pede uma fonte de alimentação de  3.3V ~ 6V. Com esses valores, acredito que ambos sejam compatíveis, correto?

Minha dúvida é sobre essa alimentação. Qual sua sugestão?

Se o projeto do link usa uma porta USB para alimentação externa, use um Battery pack (usado para recarregar smartphones), para simplificar o projeto.

Parece ser igual à do projeto.

José

Já vi em posts seus em diversos lugares, materiais na internet falando de baterias e cargas. Poderia me ajudar a entender uma questão sobre o TP4056?

Vi diversos tutoriais de pessoas carregando baterias Li-Ion 18650 diretamente com o TP4056, porém para carregar baterias LiPo, trocam um resistor. No caso, essa placa, originalmente foi desenhada para carregar baterias com corrente de 1A. Conseguiria me explicar como eles fazem esses calculos pra trocar esse resistor? Não consegui achar nenhum material claro sobre isso, apenas alguns videos, onde vejo as pessoas trocando.

Obrigado.

Boa tarde, 

Esse carregador TP4056 foi projetado para carregar Bateria de Li-Ion. 

https://jgamblog.files.wordpress.com/2017/01/tp4056.pdf

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

Informe o link onde você viu o pessoal usando para carregar bateria LIPo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço