Boa noite a todos, 

Estou desenvolvendo um controle para meu ventilador em meu laboratório e como sempre a falta de conhecimento me barrou, mais a ideia do projeto ainda está em andamento.

Vamos aos comentários:

Tenho um ventilador (retirado de micro-ondas) que faz até um bom vento e dá para quebrar uma árvore em dias de calor no meu quartinho/laboratório.

Hoje, ele está fixo, mais já esta em fase de montagem mecânica para fazê-lo deslocar para a direita e para a esquerda em eixos 8mm (com pillow block), sistema de correia e um motor DC."Tudo começou porque tenho a idéia de adaptar ou mesmo fazer um projeto idêntico para um sistema de TimeLapse (Slider), e ai entraria motor de passo com controle de velocidade e mais alguns detalhes que estou ainda em pesquisa." 

O Circuito:

O funcionamento: 

Temos 3 botões, botao1, botao2 e botao3.

Ao pressionar o botao1 o sistema entrará em funcionamento, acionará o rele1 e o motor iniciará o ciclo. O botao1 também se pressionado por 5 segundos deverá desligar o sistema. 

O botao2 deverá acionar o rele1 (pino D2), mais somente em modo pulso, ou seja, se deixar de pressionar o botão, o rele desliga. Ele servirá para deslocar o motor para a direita manualmente. 

O botao3 deverá acionar o rele2 (pino D3), mais somente em modo pulso, ou seja, se deixar de pressionar o botão, o rele desliga. Ele servirá para deslocar o motor para a esquerda manualmente.  

O fim de curso fc1 ao ser acionado deverá desligar o rele1 e ligar o rele2, (fará a inversão de polaridade e consequentemente inverterá o sentido do motor).

O fim de curso fc2 ao ser acionado deverá desligar o rele2 e ligar o rele1, (fará a inversão de polaridade e consequentemente inverterá o sentido do motor).

Resumindo: 

A partir do momento que dou um pulso no botao1, o mesmo inicia para um sentido, o mecanismo (carro) ao atingir o limite máximo pré-estabelecido, aciona o fc1 e inverte a rotação, fazendo com que o carro desloque no sentido contrario, e a mesma coisa acontecerá quando acionar o fc2, fazendo novamente a inversão e com isto fazendo um looping finito.

Somente quando pressionar o botao1 por 5 segundo o sistema desliga, seja onde estiver (direita ou esquerda). 

O botao2 e 3 somente terá algum efeito (pulso no K1 e K2), caso o sistema esteja desligado. Se ao pulsar o botao1 e iniciar o ciclo,  e se pulsar o botao2 ou 3 os mesmos não deverão dar o pulso nos respectivos reles.

Achei um código, o qual servirá de base.

Hoje o código (está incompleto), está fazendo as duas rotações se pressionar o botao1. Falta ainda os botoes 2 e 3 de pulso) e os fc1 e fc2, embora se pulsar o botao1, ele está fazendo a inversão, mais como pretendo utilizar o botao1 para desligar por 5 segundos caso seja pressionado, precisarei utilizar mais duas portas do arduino para fazer  os fcs. 

Espero a colaboração preciosa dos mestres.

Desde já obrigado por lerem o meu tópico, 

José Antonio 

Exibições: 865

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

José Antônio bom dia, 

Meu nome é José Gustavo, mas pode chamar somente de Gustavo. 

Você não informou qual o programa usou para controlar o motor de passo. Ele continua roncando. Isso não é normal.

Fiquei curioso para saber qual será a utilidade para seu ventilador slider. O som do vídeo estava baixo. 

Parabéns pelo projeto. 

Abraços. 

Gustavo 

Boa tarde José Gustavo, desculpe troquei seu nome rrrsss.

O programa foi desenvolvido pelo RV (mineirim) usamos o arduino.

Eis o vídeo final.

O ventilador mais sofisticado que eu já vi! 

KKKKK

Xique no ultimo.

Realmente Gustavo, mais como a intenção era desenvolver algo que também será usado para o sistema de Sllider (como disse, ainda tenho de desenvolver algo parecido para meu sobrinho, um sllider mesmo), e tinha estes eixos aqui guardados, o porque não utiliza-los ? Não gostei da instabilidade também, como já comentei, talvez com 4 pillow ou com roldana, mais está funcional e a idéia está lançada.

Abraços amigo José Gustavo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço