Como fazer para o bluetooth de um microcontrolador reconhecer meu celular

Boa tarde estou montando um projeto e tenho um seguinte problema, eu tenho que fazer um projeto com arduino ou ESP32 esse projeto vai funcionar da seguinte maneira quando eu estiver no ambiente e ligar o Bluetooth do meu celular ele tem que reconhecer automaticamente somente o Bluetooth do meu celular e ligar um lâmpada (sem aplicativo) e quando eu sair ele tem reconhecer que fui embora e desligar essa lâmpada, o problema e como faço isso eu acho sobre isso na internet porém e tudo com aplicativo e não posso usar aplicativo para ligar e desligar lâmpada, alguém poderia me ajudar com isso?

Exibições: 455

Responder esta

Respostas a este tópico

Não sei se será possivel...

Se for acredito que o caminho seja esse:

http://www.martyncurrey.com/hm-10-bluetooth-4ble-modules/#HM-10%20scan

Com o comando Scan vc descobre quem está por perto.

Mas sei que funciona se o aparelho estiver também no modo procurando dispositivos. Não sei se vai aparecer assim como vc quer.

É comprar um HC-10, um HC-06, estudar e testar.

Supondo que a função Scan funcione como esperado, a lógica é simples:

1) Rodar o Scan periodicamente (Ex.: A cada 10 segundos);

2) Listar os dispositivos identificados;

3) Verificar se o dispositivo com nome ou código/identificador "X" está ao alcance (Exemplo "MeuCelular123", que faz referencia ao seu aparelho);

4) Caso o nome esteja presente, acionar a lâmpada;

5) Se não, desligar a lâmpada

6) Voltar na Etapa 1;

Sim. Só não dá pra garantir.

  Depois não esqueça de ao menos nos dizer se funcionou.

 

Tenho algumas dúvidas
1-Andei dando uma conversada e vi que o Bluetooth ble não é compatível com a idéia do meu projeto pq no meu projeto não vou usar aplicativo e me disseram que para usar esse Bluetooth ble precisa de aplicativo e verdade?

2- Na lógica do João o módulo vai reconhecer automaticamente? E se reconhecer vai ser pelo nome do aparelho do Bluetooth ou por algum código de Bluetooth individual que cada aparelho tem o seu?

1 - BLE significa Bluetooth Low Energy. As diferenças são mais relacionadas à alcance, taxa de transferência, consumo energético, limite de nós e latência, por exemplo.

2- Sim, seria automaticamente. Na lógica que comentei, seu hardware faria um scanner periódico listando a identificação de todos os dispositivos Bluetooth que estão a seu alcance e agindo conforme o resultado obtido.
Essa identificação do dispositivo eu não sei te dizer se será pelo NOME que você cadastra no seu celular, por exemplo, ou por um código (similar a um MAC de placa de rede), já que nunca fiz um teste do tipo.  Posso fazer quando der uma folga por aqui.


A questão é que, para essa lógica funcionar, você precisa dessa função de scaneamento.


Dê uma olhada nesses links:

ESP32 BLE Library - https://github.com/nkolban/ESP32_BLE_Arduino

Exemplo ESP32 BLE Scan - https://github.com/nkolban/ESP32_BLE_Arduino/blob/master/examples/B...

ESP32 - Bluetooth Proximity Detection - https://www.youtube.com/watch?v=azT2rosEo0k

Acredito que o Exemplo da biblioteca (segundo link) vai te dar um bom ponto de partida para seus testes!

Obs.:  No exemplo ele só mostra a quantidade de dispositivos, pela lida rápida que dei no código.
Mas lendo um pouco da biblioteca (Link 1), em particular os arquivos BLEScan.h e .cpp, você tem funções que te retornam mais informações em relação aos dispositivos detectados.


Dá uma estudada na biblioteca que creio que o que procuras esteja aí :)

Realmente João esse projetinho e bem parecido com a minha idéia da para usar ela como base para a minha, mas voltando a questão do Bluetooth então é possível conectar o Bluetooth do ESP32 ao do meu celular sem precisar criar aplicativo como foi utilizado com a tag do vídeo?

Como se trata apenas da detecção de dispositivos ao alcance, e não da troca de mensagens entre eles, não há necessidade de um aplicativo instalado.
Seu celular terá apenas que estar com o Bluetooth ativado, para ser detectado quando entrar no range do ESP32 ou um Arduino+HC.  Você já tem algum desses hardwares para teste ?

Bom dia, 

O alcance do Bluetooth pode ser de alguns metros. O controle de lampada vai ser de um único ambiente? 

Referências para estudos :

https://randomnerdtutorials.com/esp32-bluetooth-low-energy-ble-ardu...

https://randomnerdtutorials.com/?s=bluetooth

e mais isso:

https://maker.pro/search?q=+bluetooth

Sim, o controle vai ser apenas a alguns metros e vai ser só acionada uma lâmpada
Andei dando uma conversada e vi que o Bluetooth ble não é compatível com a idéia do meu projeto pq no meu projeto não vou usar aplicativo e me disseram que para usar esse Bluetooth ble precisa de aplicativo e verdade?

Bt 4.0 ou ble são específicos para a sua necessidade, usando a tecnologia AltBeacon e IBeacon, como já comentei. Só que meio ao contrário. Serve para seu celular achar "tags" e não ser um TAG. Para que ele possa ser um precisa suportar isso. Não tenho mais detalhes.

https://www.youtube.com/watch?v=lwnmx-5mBLM

https://www.youtube.com/watch?v=F1xMJ-Qrxj8

Mas não esgotaria as possibilidades do barato, bom e velho HC-10 ou HC-06 antes de partir pra isso. É matar barata com tiro de canhão. Sei que disse que pode não funcionar pq realmente pode não funcionar. Mas a chance maior é de funcionar sim. Até na minha TV quando busco o fone de ouvido (ela tem bt pra fone) lista meu celular. Só não pareia. Por ser um dispositivo de audio segue regras diferentes de dispositivos seriais.

Bom dia, 

Eu acho que o seu projeto é viável. 

Estude os links que eu enviei. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço