Arduino com ESP-01 Acessar dados em pagina na web e atualizar pinos do Arduino!

Bom dia Galera do bem! Tudo bem com todo?

Sou novo com ESP8266, adquiri um modulo ESP-01 e estou querendo usá-lo em um projeto conectando um ATMEGA328P à web com o seguinte objetivo:

> Eu gostaria de acessar um site em um servidor web externo com PHP e MySQL, e poder através desse site receber dados de sensores do ATMEGA328P (que seriam gravados em MySQL) e também executar acionamentos nos pinos do ATMEGA328P e ter os estados dos pinos atualizados nesse site, mas tudo através de um site na web, sem usar a memoria do microcontrolador ou do ESP-01 para armazenar códigos HTML.

A parte do PHP e MySQL eu domino, mas não sei como configurar o ESP-01 para essa comunicação nos dois sentidos ao mesmo tempo. Já vi uns exemplos na IDE do arduino como SERVER e como CLIENT, mas não os dois ao mesmo tempo. Pelo que pesquisei no google, vi que para isso, o ESP-01 precisa estar como WebServer e como WebClient ao mesmo tempo, mas não sei como fazer isso.

À princípio pensei em hospedar uma página PHP em um servidor WEB que retorne dados com estados para atualizar os pinos do ATMEGA328P e gostaria que  microcontrolaror 328P acessasse frequentemente (ex: a cada 10seg.) esse site, pegasse esses dados, atualizasse o estado de seus pinos e ao mesmo retornasse para o site a leitura de seus senssores e estado dos pinos atualizados.

Mas não consigo pensar na lógica de como fazer para o microcontrolador receber esses dados pelo ESP-01, tratar as informações, atualizar o estado dos pinos e enviar de volta ao site o estado dos pinos atualizados juntamente com as leituras dos sensores analógicos.

Alguém poderia me dar uma força com essas dúvidas?

Obrigado e abraço a todos do forum.

Exibições: 1273

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, 

Tem um "milhão" de projetos similares ao seu na WEB. 

Eu gosto muito desses tutoriais:

https://randomnerdtutorials.com/?s=webserver

https://randomnerdtutorials.com/?s=esp8266+

Se você é novato, recomendo iniciar com o NodeMCU-12:

NodeMCU – ESP12 – Introdução (1)

NodeMCU – ESP12 – Usando Arduino IDE (2)

NodeMCU – ESP12 – Alarme Residencial IOT (3)

Para fazer funcionar o ESP-01 (não é muito simples): 

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço