Bom dia a todos,

Sou iniciante no assunto e estou tentando utilizar um sensor LDT0-028K de vibração no Raspberry Pi 3. Vi na internet o seguinte exemplo com arduino e resolvi fazer no raspberry. 

Como o sensor produz um sinal analógico e o raspberry não lê sinais analógicos, resolvi utilizar um conversor modelo ADS1115, porém não consigo fazer com que ele seja detectado. Quando faço o teste de i2c, só aparece o seguinte:

Já tentei vários tutoriais para habilitar o i2c do rasp, porém não estou obtendo sucesso. Agradeço pela ajuda.

Exibições: 1866

Responder esta

Respostas a este tópico

Agora que eu vi! 

Ele tinha feito a ligação correta - inicio do tópico.

E agora ele inverteu os fios. Falta de atenção do Gabriel. 

Opa, falta de atenção mesmo kk
Fui utilizar o fio preto como vc me recomendou e acabei invertendo tudo. Testarei depois e volto a comentar o resultado, obrigado.

Refiz as ligações de maneira correta e o problema continua. Respondendo a pergunta do José, não da nenhuma mensagem de erro. Ativei o I2C através do raspi-config e ele continua não reconhecendo a plaquinha. Acredito que seja alguma falha na placa, pois segui todos os passos de diversos sites e não funciona. Outra coisa, no datasheet da plaquinha, vi que ligam na porta 5V do arduino, no Raspberry não deveria ser na porta de 5V também? Agradeço pela ajuda que estão me dando.

Gabriel bom dia, 

O conversor ADC ADS1115 pode funcionar com 5V ou 3,3V. 

Como o Raspberry PI trabalha com 3,3V não ligue a alimentação do módulo ADC no 5V ! Somente no 3,3V.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ads1115.pdf

Se quiser fazer testes com outras configurações de endereço I2C do ADS115 conecte o pino ADR em :

  • 0x48 (1001000) ADR -> GND
  • 0x49 (1001001) ADR -> VDD
  • 0x4A (1001010) ADR -> SDA
  • 0x4B (1001011) ADR -> SCL

Você tem Arduino aí? Pode fazer um teste do módulo com Arduino também. Mas parece que você queimou o seu módulo. 

https://learn.adafruit.com/adafruit-4-channel-adc-breakouts

Esse é diagrama do módulo ADS1115:

Obrigado pela ajuda José, acho que o módulo deve ter queimado mesmo.

Vou tentar utilizar um acelerômetro MPU6050 para ver se o I2C reconhece, já que este módulo possuí conversor analógico/digital integrado. Se der certo, terei certeza de que o módulo ADS1115 foi danificado. 

Quando tiver os resultados, volto a postar aqui. 

O módulo MPU6050 funciona com 3,3V ?

Informe o link do seu módulo. 

Creio que funciona sim, pois vários sites mostram o seguinte circuito

Queria tirar uma duvida, se esse tipo de conexão precisa ser soldado, ou só encaixado já funciona? Pode parecer uma pergunta boba, mas todos os tutoriais soldam essa conexão, então queria saber.

Gabriel boa noite, 

Você não soldou a barrinha de terminais no módulo ADS1115??

Tem que soldar, senão não vai funcionar. 

Use um ferro de soldar de no máximo 30W. Não esquente muitos os terminais senão irão queimar. Use solda fina. 

Olá novamente.

      Há alguns comportamentos que as pessoas tem na área técnica que é difícil de entender. Parece que as pessoas querem viver "perigosamente" e se aventurar por caminhos não muito confiáveis (ou nada confiáveis).

      Esta sua plaquinha da MPU6050, tem um regulador de tensão tipo "LDO". Veja na figura (apontado em rosa):

      O esquemático dela diz ser o famoso LP2985-3.3 (ou pode ser algum clone do mesmo), o que pode ser visto no esquemático a seguir:

      E o consumo do MPU6050 é de aproximadamente 3.6 mA, o que pode ser verificado no datasheet do mesmo, conforme mostro na figura:

      Assim, somando o consumo dos demais componentes na plaquinha, isso deverá no máximo ficar próximo de uns 5 mA (veja cada um dos elementos, calcule, e verá que não passará disto).

      Olhando o gráfico do "dropout" do regulador LP2985, vemos que para uma corrente de cerca de 5mA, a tensão de dropout mínima deverá ser por volta de uns 20mV, conforme marquei na figura a seguir (em verde claro):

      Assim, se vc alimentar a plaquinha do MPU6050 com os 3.3V do PI, precisará que esta tensão seja na verdade 3.32V pelo menos, para garantir o funcionamento adequado do LP2985.

      Tudo bem, se vc gosta de se arriscar e viver na corda-bamba. Mas por que meu Deus???  Será que é porque a internet diz que ligaram assim e funcionou maravilhosamente? mas neste caso, será que alguém verificou a condição da tensão de dropout para esta alimentação de 3,3V? É justamente por isso, que em alguns casos funciona, mas em outros...    Jesus amado...

      Observe que se vc alimenta a plaquinha com 5V (que estão bem ali do lado no conector do PI), ainda assim os níveis digitais serão de 3.3V, pois eles são derivados da saída regulada do LP2985. Então porque não fazer algo certamente confiável???  Se tem algum receio devido aos 5V, pode derrubar a tensão com um ou dois diodos 1N4148, ainda assim garantindo uma margem confiável para o dropout do LP2985.

      Abrçs,

      Elcids

oi Gabriel.

      Peço que perdoe meu rigor no post acima sobre a alimentação da plaquinha com o MPU6050.

      Depois vi no seu perfil, que sua formação é da área de Mecânica, e portanto vc não precisaria conhecer detalhes de eletrônica.

      Procurei mostrar (mais uma vez) que a coisa não se resume apenas a conectar e desligar fios, principalmente se quem faz isso é da área de eletrônica (ou elétrica).

      Mais uma vez, peço desculpas pelo rigor que tratei a questão aqui.

      Abrçs,

      Elcids

Olá Elcids, 

Sem problemas amigo. Consegui fazer funcionar ambos. Soldar os pinos era realmente um problema e após soldados e instalados mais algumas bibliotecas, consegui fazer funcionar. Agora estou buscando uma maneira de ler o código do sensor  LDT0-028K feito para Arduino no Rasp, não sei se isso é possível, ou se terei de começar um código do 0. Encontrei o código abaixo feito para Arduino e como sou leigo nesse assunto também, aceitaria de muito bom grado algumas dicas. 

Capturar.PNG

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço