Bom dia senhores, estou tentando fazer o acionamento de um 74hc595 por meio de três optoacopladores. porem não esta funcionando corretamente estou montando o circuito conforme a imagem a seguir.

Alguém sabe me dizer o que pode estar errado ?ou me sugerir um circuito diferente?

Exibições: 1896

Responder esta

Respostas a este tópico

Serial com qual velocidade maxima ?

Para VCE=2V  Ic=2mA  RL=100Ω  = 4 

Rise time tr  =  4   a    18 μs
Fall time tf =  3 a 18 μs

Não preciso de velocidade pode ficar em 9600
Eu posso supor que cada bit é 1 pulso então seria no máximo 10kHz?

Acho que vai funcionar sem  problemas. 

Essa velocidade é baixa. Mas precisa polarizar corretamente o acoplador ótico.

https://en.wikipedia.org/wiki/Data-rate_units

obrigado JG

olá novamente Paulo.

      Vc está fazendo confusão com taxa de comunicação entre processadores (que é onde se aplica a velocidade "padrão" de 9600 que vc citou), com a taxa de transferência para um "Periférico Estático" (no meu tempo, na década de 80, chamavam isso de "Periférico Burro"). Os HC595 são "Periféricos Estáticos". Eles simplesmente aceitam o que vc envia para eles, e na velocidade que vc envia, desde que vc respeite a velocidade máxima, que no caso do HC595 pode chegar próximo a 100MHz, portanto muito além do uso rotineiro. Então os HC595 não são um gargalo para vc.

      Seu problema até aqui elucidado, é a taxa de transferência para os HC595, através de uma barreira de isolação, no caso implementada com Optos PC817, que são muito lentos. Mas se são lentos para sua aplicação, isto não está claro, porque não sabemos com qual taxa vc precisa enviar os dados. Veja na figura do esquemático do exemplo que te mostrei (Proteus), que os Osciloscópios mostram que em 2ms (dois mili-segundos), são transferidos 4 bytes (32 bits portanto) via Opto-acopladores. Ou seja, cada byte é transferido em um tempo de 500us (ou 0.5 mili-segundo). Naquela implementação, vc poderia portanto transferir na taxa máxima de 2000 bytes por segundo através da barreira de isolação proporcionada pelo Optos (claro: supondo-se que seu Processador seja rápido o suficiente para fazer o restante do processamento da sua aplicação).

      Mas qual a taxa de transferência que vc precisa Paulo? Eis um mistério até aqui que vc não revelou.

      De qualquer forma, se vc quer se ver livre de qualquer limitação de velocidade rotineira enviando dados por uma barreira de isolação, aqui vão algumas alternativas que podem te ajudar:

(clique nas figuras para "zoom")

      links:

           ADUM44xx:   datasheet

           ADUM64xx:   datasheet

     Estes são mais caros que Optos, mas são extremamente rápidos, e cada um pode substituir até 4 Optos. Velocidade tem preço. Mas como qualquer componente eletrônico, para usar, siga rigorosamente as orientações do fabricante (e portanto não ter problemas com especificações, limites técnicos e consequências).

      Abrçs,

      Elcids

Desculpe se dei esse parecer não ligo em abrir o projeto com vcs a final vcs fazer parte da construção dele. So n queria mudar muito o assunto  do post  pois a parte do 595 ja esta resolvida. Vou usar um ARM para controlar o maquinario  e interface com usuário  e em pic para coleta de sensores por isso a comunicação serial 

Olá Paulo.

      Não se preocupe com esta questão de "abrir". Quando auxiliamos alguém aqui, sabemos plenamente da questão de privacidade dos projetos, seja em que nível for.

      Apenas entenda que para nós da área técnica, é mais fácil trabalharmos com informações claras (imagina como especificar um componente se não sabemos a que tensões ele será submetido - é quase como ter que usar uma "bola de cristal").

      E sempre tentamos auxiliar o melhor que está ao nosso alcance (que eu acredito ser a proposta aqui). Muitas vezes é quase frustrante não ter como auxiliar por pontos não claros, ou duvidosos.

      Conte conosco aqui do LDG. E siga nossas orientações, se possível.

      Abrçs.

      Elcids


Estou vendo que esta empenhado no projeto. 

Se quiser aprender mais, sugiro que use um analisador lógico para testar e verificar o funcionamento do seu circuito.

É uma ferramenta essencial para esse tipo de projeto. 

Existem um modelo bem barato que funciona muito bem. Procure no Mercado Livre.

Analisador Lógico 8 Canais Interface Usb Saleae Logic 8ch

Veja também esse tutorial:

Obrigado pela dica nunca usei esse. sempre testei co o proteus 

Proteus ??? Simulação ? Tô fora.

Primeiro, que esse programa é pago. 

Segundo, que a simulação nem sempre reflete a realidade. 

n é muito confiável mas só conhecia ele

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço