Bom dia Galera !!

Tenho uma dúvida referente ao carregadores de celular. A corrente da saída da fonte varia em função do percentual de carga da bateria? Ou esses carregadores tem fonte de corrente que e mantém a corrente constante em todo o carregamento?

Exibições: 178

Responder esta

Respostas a este tópico

Depende...

Os antigos, tempo da Nokia, com conector redondo, podiam ser muitas coisas, variava de modelo para modelo. Fonte de corrente, de tensão, dificil dizer.

Os modernos são apenas fontes de 5V. Muitas vezes 5.1V que equivalem a conectores USB de computadores para carregar.

Nessa versão o "circuito carregador" fica dentro do telefone e é alimentado pelos 5V do conector. Esse circuito é microcontrolador e consegue medir tensão, corrente e temperatura da bateria. Assim ele consegue otimizar a carga, alem de medir..

Se está falando do ponto de vista da bateria, sim. Normalmente existe um estudo do fabricante e pode variar em tensão e corrente. Uma corrente e tensão para inicio de carga, outro para final de carga  e outro ainda para manter a carga.

Veja alguns gráficos:

https://www.google.com/search?q=charge+current+li-ion+battery&t...

Bom dia Eduardo !!

Eu andei fazendo alguns testes aqui e realmente estou notando essa grande variação entre os carregadores, eu comprei um mini amperimetro USB que vai em serie com o carregador e o cabo, e é incrivel o quanto ele varia dependendo do celular ligado nele. Estou tentando desenvolver um produto comum para todos os aparelhos, mas ja estou percebendo que é bem dificil kkkk. Obrigado pela força, como sempre vem me auxiliando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço