Boa tarde colegas, tudo bem? Sou novo por aqui.
Estou trabalhando em um projeto com Arduino e Emoncms.
Já consigo efetuar todo o processo que é pegar o dado de consumo da minha casa e enviar para o site do Emoncms. Montei um servidor Emoncms local também mas ele não tem todos os recursos. Meu problema é o seguinte: depois de uns 15 ou 20 minutos enviando ele para de enviar e não dá mensagem alguma. Porem quando abro o monitor serial, do nada ele troca o IP, ou seja por algum motivo ele altera o IP que deixei fixo para um IP maluco. Alguém poderia me ajudar?

Caso alguém se interesse e queira o código é só falar que eu terei o maior prazer em enviar.

Obrigado.

Exibições: 628

Responder esta

Respostas a este tópico

Nem sei o que é Emoncms, estou abrindo o site pra descobrir e já goste...

Mas micro que troca o IP pra um IP maluco eu ja vi !!!

No windows10, num Dell, se tem outro micro com o mesmo IP em vez dele pullapar a simpatica e necessária caixa que fala que existe um conflito de IPs ele simplesmente troca de IP... vc vai na caixa de escolha de IP preenche o correto e ele aceita ok, mas da ipcofig e tá la o ip aleatorio.

Solução: Coloque temporariamente um IP que esteja livre em sua máquina duvidosa e pingue o IP que vc pretendia usar. Veja se alguem responde.

O windows10 também implementou uma loucura de uma maquina poder ter mais de 1 IP. Isso é pior ainda... Vc pode estar tendo um conflito com um IP que sequer sabe que existe. Corre mais de uma faixa de IPs ao mesmo tempo pela mesma placa.

Obs: Não sei se isso começou no windows10, apenas observei pela primeira vez num.

Ref.

https://tunecomp.net/windows-10-multiple-ip-addresses/

Boa tarde.

Na verdade não é o micro que troca de IP e sim o arduino. Deixo sempre o IP 192.168.0.40 fixo nele e depois de algum tempo esse IP é alterado por algum outro tipo 255.0.0.0 ou 255.255.255.255 e por aí vai. Conflito de IP seria um pouco difícil de acontecer em minha casa.

Obrigado!

Boa tarde, 

Informe mais detalhes do seu projeto. Por exemplo, o que é EMONCMS ?

Boa tarde José Gustavo!

O Emoncms é um aplicativo web de código aberto para processamento, registro e visualização de energia, temperatura e outros dados ambientais. Pode ser usado via https://emoncms.org/ ou instalado localmente e ter seu próprio servidor.

Basicamente através do arduino com um sensor não invasivo (uso o 100A SCT-013) consigo monitorar a corrente e obter a potencia. Esses dados são enviados para o servidor do emoncms (seja ele local ou não) a cada 15 segundos em média. Lá posso montar gráficos, fazer analises diárias, semanais ou mensais, ver meu custo por hora e também acompanhar pelo celular através do aplicativo.

OK Maurício, 

O site https://openenergymonitor.org/ é conhecido. Já dei ajuda à vários colegas do Lab sobre esse projeto. 

" Montei um servidor Emoncms local também mas ele não tem todos os recursos".

Como montou esse servidor ? Informe detalhes. 

Existe um tutorial bem legal no GitHub (https://github.com/emoncms/emoncms/blob/master/docs/WindowsInstall.md). Com o Wamp como servidor Apache, MySQL, consigo enviar as informações para meu servidor local através do arduino. Basicamente você terá um emoncms caseiro.

Você esta usando Arduino? 

Qual é o tipo de conexão do Arduino com o servidor?

O Servidor é um PC ? Esta usando qual Windows ?

Na verdade o servidor é o próprio arduino ao qual é responsável por enviar os dados. Só usaria o Windows se estivesse recebendo os valores em uma maquina local, mas não estou.

Bom dia, 

Seu servidor é o próprio Arduino? 

Informe detalhes de como isso é feito.(Sketch)

Seu Arduino tem um Ethernet shield? 

Na verdade como o colega William disse, o Arduino é o cliente, pois captura os dados e envia para o Emoncms, seja ele local ou remoto (utilizo os dois). E sim, utilizo um Ethernet Shild.

Maurício, continuo com dúvidas sobre a sua montagem. 

Assim fica difícil para ajudá-lo. Favor responder:

1) Você tem um Arduino Uno - Client (com Ethernet shield) que capta os dados de consumo de energia. 

2) Seu Arduino Uno com IP fixo esta conectado através da rede ethernet á um PC com o Wamp, como servidor Apache, MySQL. Essa rede é diferente da rede do Roteador ?

" Porem quando abro o monitor serial, do nada ele troca o IP, ou seja por algum motivo ele altera o IP que deixei fixo para um IP maluco".

3) O IP do Arduino é que esta sendo trocado ?? E o IP da porta Ethernet do seu PC ? 

4) Esta conectando o seu PC à WEB através de um roteador WIFI? Usando a rede WIFI? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço