olá galera, tudo bem com vocês?.

Estou precisando calcular a corrente de cada enrolamento de acordo com o esquema da foto.

o esquema e o seguinte sera um enrolamento 12V + 12V no qual o center tape recebera os 12 volts simétrico vindo de uma bateria de 24V. os Mosfet recebera sinal em fase e o outro em contrafaze.

achei alguns vídeo no youtube mas nada muito esclarecedor de como calcular, mas pelo que eu entendi como é 2 enrolamento subindo 12V simetrico para 127V a corrente fica dividida nos 2 enrolamento? ex: bateria 24V 220A.  enrolamento 12V 110A + 12V 110A?

obs. os Mosfet da foto foi colocado só para efeito de teste de sinal.

(saída 2700w 127V +-20A.

Exibições: 2839

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Realmente não saberia calcular esse transformador. Normalmente os calculos que envolvem espessura do fio em função da resistividade (qualidade) do cobre, comprimento, espiras, tipo de aço, quantidade de aço, tamanho do carretel, etc, sao feitos pelo fabricante. O Transformador é um item que com ctz compensa mais comprar feito que fazer, por isso nao é uma grande preocupação em geral calcular.

  Existem relacoes imediatas referentes a numero de espiras, mas acredito que nao seja essa sua duvida.

  Para responder melhor seria ideal saber qual sua ideia.

  Se for apresentar os calculos para um professor podemos sugerir links e livros.

  Se for construir um inversor para 127V 20A com um circuito analógico adianto que não é possivel. Esses transistores aguentam grandes tensoes e grandes correntes, mas nao os 2 ao mesmo tempo. Funcionam no limite como chaves. Ligado passa corrente, desligado isola. Para isso se usa PWM, transformador ressonate (com onda quadrada) ou tap selecionável (acho que nao se fabrica mais desses).

olá Eduardo!.

A minha ideia é montar um circuito inversor de tensão senoidal, que funciona com 2 bateria de 12V no maximo 220 Amperes em série, totalizando 220 amperes 24V..

Neste final de semana dediquei a fazer varias simulações em alguns simulador de circuito como (proteus, multisim, LTSpice) e o Mosfet fica inviável mesmo reproduzir onda senoidal.

acho que vou colocar um (banco) de transistor de potencia como MJ15025, MJ024 250w, ou até mesmo algum outro tipo como MJ11016, MJ11015 200w (eles são até barato pela china) em configuração push-pull, em um transformador sem ter center-tape 24V 220A <-bateria potencia de saída teria que ser +- 5280w o que da em 127V 41A -> no qual o trafo so podera suportar 22 amperes.

o Transformador vai ser toroidal, um cara no mercado livre vai fazer para mim.

Mas, contudo,  sobre o trafo agora vou colocar um  normal de 24V para 127V ou talves 220V com enrolamento primario de 24V com suporte a 220A e o secundario +-23A.

Obrigado pela ajuda.

Bom dia, 

Talvez seria mais fácil ajudá-lo, se informar o que esta pretendendo montar.

Enrolamento de 110 A ??? 

Boa noite josé gustavo.

E para um inversor de tensão de onda senoidal.

o qual sera 2 baterias de 12V 220 Amperes conectada em série somando 24V 220A. para produzir uma potencia utilizável pelo trafo de no maximo 22A em 127V +-2700w.

a dúvida que eu tinha era sobre qual que teria que ser a corrente máxima suportada pelas bobinas nesta configuração. no caso o trafo com center tape.

a corrente se dividiria pelos os 2 enrolamento primario?

teria que ser 12V + 12V.

ou os 2 enrolamento de 24V?

qual a corrente máxima que os enrolamento teria que suportar?

Bom dia, 

Eu não tenho experiência com transformadores, mas sei que você não deve especificar a corrente do enrolamento como exatamente a corrente fornecida pela bateria. 

Por exemplo, em um carro :

- Para uma bateria de 12V 35A, a corrente de partida pode chegar a 100 A. 

Portanto, sugiro que se aprofunde no assunto e pesquise bastante. A corrente suportada pelo enrolamento primário deverá ser muito maior do que a corrente nominal da bateria. 

Sugiro pesquisa em  livros de Engenharia elétrica. 

Talvez consiga alguma informação nesse fabricante de nobreaks:

https://www.engetron.com.br

boa noite, José Gustavo.

Boa observação.

Demorei Responder por que tava aprendendo sobre e, é isso mesmo.

O valor deve ser estipulado e VA (Volts ampere) Ex: No caso o inversor que quero é de 2700 Watts, o valor em VA devera ser de 2700W / FP = 4500 VA onde FP e igual a 0.6 (FP = fator de potencia escolhido de exemplo). isto quer dizer que uma carga puramente resistiva como uma lampada incandescente o valor suportado em Watts e de 4500 watts por que o FP = 1. um pc por exemplo o FP= 0.7 aguenta 4500va*0.7fp= 3150w. Obrigado pela ajuda ;D.

Teste primeiro em escala, tente com um transformador padrao com 10A no lado 12V.

Se conseguir fazer seu circuito funcionar bem nessa escala aih aumente.

Na verdade temo que ele não funcione. Não quero ser o chato que te derruba uma vez que sua energia é muito boa, está pesquisando, simulando, parabens, mas recomendo fazer testes antes de investir em componentes mais caros e que podem simplesmente incendiar.

Essa categoria de componente de chaveamento é para chaveamento. Ou seja: Liga ou desliga. O PWM que faz eles gerarem algo que parece analógico. Ligar a senoide na base normalmente não resulta em nada senão a queima do componente.

Lembre tb que se uma bateria padrão automóvel é de 65Ah significa que ela fornece 65A teoricos por 1 hora. Nao significa que vc pode drenar 65A necessariamente. Pode ser que ela gere 100A até por alguns segundos mas 65A por alguns minutos. 65A direto 1H aqueceria a bateria.

65 Ah = 65Ampere * 1 Hora  

A conta é de multiplicaçao.

Se vc quiser saber quanto dura com 4A por ex vc faz:

65Ah / 4A = 16h = 16Horas teoricas. Umas 12 horas garantido, daí pra frente nao dá mais 12V.

Boa noite Eduardo.

E isso mesmo a bateria no caso teria que ser o dobro pela minhas contas 2 bateria de 220A em paralelo e teria que ser bateria estacionaria onde pode drenar até 80% de carga dela, pois de carro pode-se descarregar somente 10% de sua capacidade.

algumas contas rápida.

bateria 440A * 0.5 descarga =  220A.

como diminuir a potencia do inversor para 1000W inicialmente.

1000w/12V =83A.

83A/0.9% de rendimento do inversor = 92A.

220A/92A = +- 2h e 30 de duração.

sobre a senoide vi ela funciona bem em transistor bipolar npn e pnp, mas em mosfet funcional mal.

Vi esse experimento aqui é achei legal os testes https://www.youtube.com/watch?v=MW0ebtgB-9s .

Obrigado pela ajuda.

olá Gabriel.

      Sobre sua visão de como fazer isso que deseja, vão quatro dicas:

      1) tente imaginar (e pensar) o porquê os fabricantes não usam esta topologia de inversores lineares que vc está querendo "empurrar" pra dentro da guela do nosso querido OHM (Georg Simon Ohm).

      2) pense muito (e analise) sobre o rendimento do seu Sistema, e se ele faz sentido.

      3) quais seriam os dissipadores (tamanho, área térmica) para seus Transístores, para se obter esta potência que vc deseja (isto está relacionado com o rendimento que mencionei no item 2).

      4)  pense (e analise) porque inversores senoidais disponíveis no mercado são tão caros.

      Por favor, procure ver estes pontos de forma positiva, e em termos de uma sistemática para implementar algo concreto.

      Uma boa ideia e um bom projeto, começam por uma análise mais completa, mais profunda, e conclusões realistas.

      Abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço