[Resolvido] BIBLIOTECA DHT.H NÃO FUNCIONA NO NODEMCU ESP8266 ESP12.

Boa tarde, pessoal.

Estou utilizando a IDE do Arduíno para gravar no Esp8266 esp12 da NodeMcu. A biblioteca DHT.h da Adafruit (Sensor DHT22) não funciona e dá erro de compilação. Avisa que falta o arquivo Adafriut_sensor.h. Mas usando a biblioteca DHTesp.h compila direitinho. Sabem dizer se esta biblioteca é confiável?

Aproveitando o tópico, isto consegui somente no Windows, no Kubuntu 16.04 não consegui instalar o driver do NodeMcu. Sabem como posso resolver isto? Fazer com que o NodeMCu e o esp8266-01 seja reconhecido no Kubuntu 16.04?

Obrigado.

Exibições: 3114

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Então, eu percebi que ao utilizar exemplos dedicados ao Esp8266, o código vem com funções próprias e compila bem. Mas qualquer outros exemplos que eu abrir nativos da IDE Arduíno não compilam e dá mensagem que não pode compilar para a placa selecionada. Até ai tudo tranquilo, mas não encontrei uma biblioteca para Display lcd para usar com o Espxx. Deve ser algo na minha instalação ou configuração. Vou tentar reinstalar tudo em outro pc e ver como fica.

Em relação a compilar fora da IDE do Arduíno, em modo texto, não é nada amigável mesmo mas se tiver uma melhor compatibilidade deve compensar. Mas em uma pesquisa rápida que fiz, em uma video aula, o Autor mostra que a compilação pelo sdk-idf, se não me engano, demora muito mais que na IDE do Arduíno.

Bom dia Flavio, 

Se pretende embarcar no ESP-IDF da Espressif, sugiro que use o ESP32.

Que é o que eles estão dando mais foco.

Essa IDF não é nada simples. Tem que entender bem  de programação.

https://jgamblog.wordpress.com/2018/02/09/conhecendo-o-esp32-usando...

Parabéns pelo artigo, dei olhada rápida e vou olhar com mais calma depois.

É, imagino que deve ser pedreira essa IDF, achei que já tivesse algo similar a IDE do Arduino. Tenho uma boa noção de programação, cheguei a compilar alguma coisa no passado em C++ e Java mas atualmente estou dedicando em php.

Como mencionei acima, vou ver se reinstalo tudo e falo novos testes na IDE do Arduíno. Pode ter feito algo errado.

Obrigado

Obrigado pela ajuda Sr. José e Daniel.

Consegui resolver. Eu reinstalei tudo no notebook (amd 1,2 GHz, 4ram) e fui seguindo os passos do tutorial e tanto com a biblioteca a Adafruit quanto a DHTesp funcionaram bem e deram os mesmos valores ao compilar com ambas. Possivelmente posso ter feito algo errado ao instalar no computador principal (i3 3,5GHz, 8Ram). Vou deletar tudo e reinstalar no computador principal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço