Estou com um problema, estou usando um sensor de pressão mpx2100  porem a leitura dele não estabiliza nunca cada vez que vou medir a pressão dentro do meu tubo ela cai aos poucos até atingir a pressão atmosférica normal...não sei se este pode ser um problema de programação ou se é algum vazamento pequeno em meu tubo,  se alguem souber ou ter uma sugestão estou aceitando, a alternativa até agora que me ajudou a melhorar isso foi dar um delay de 4 segundos na leitura...tendo em vista que antes era de 1 segundo. 

Desde já agradeço....

Exibições: 193

Responder esta

Respostas a este tópico

olá Cauai.

      Qual o modelo específico do sensor MPX2100 vc está usando ? Ele já está em um módulo comercializado no mercado ("breakout") ou é o componente apenas?

      Este sensor exige um circuito de polarização para funcionar adequadamente. Exige também um pré-amplificador com ganho entre 50 e 200. Como o ganho é relativamente alto, o circuito de polarização deve ser bastante estável, além do que deve ser capaz de eliminar o "offset" resultante do Amplificador. Assim, para ser possível avaliar melhor sua questão seria interessante que vc nos mostrasse o circuito que está usando.

       Segundo o datasheet do MPX2100 (anexei ao final do post), a alimentação do sensor em condições normais, pode chegar a 16V, sendo que 10V é o valor típico. Na alimentação de 10V, o "span" total na saída diferencial é de 40mV, para a faixa total de medida de pressão (e por isso vc precisa do pré-amplificador).  Você pode alimentar o sensor com os 5V do Arduino, mas o "span" total seria reduzido pela metade, ou seja 20mV. Isto ocorre porque este sensor funciona como uma "ponte de Wheatstone resistiva", e assim sua saída responde de forma proporcional à alimentação que vc aplica nele. Mesmo para o "span" de 20mV, é possível conseguir ótimos resultados nas medições com o Arduino, mas é preciso que o circuito em tono do sensor (polarização, amplificador, e eventualmente um filtro passa-baixas), esteja bem adequado.

      Abrçs,

      Elcids

datasheet do MPX2100:  MPX2100.pdf

o problema era realmente vazamento msm, providenciei um isolamento melhor de ar no sensor e funcionou muito bem! quanto ao circuito ja tinha feito tudo como vc falou...obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço