Boa Tarde a todos !!!

Venho a um tempo tentando desenvolver um dimmer adequado para atender esses led dimerizaveis do mercado atual, porém, com a falta de padronização desses circuitos (chineses), é muito difícil atender todos os fabricantes. O grande problema é que em determinados momentos, o circuito de chaveamento do dimmer sai de sincronismo com o circuito de chaveamento da fonte do led, e acontece umas incômodas piscadas nas lâmpadas o que é desagradável. Será que alguém consegue me ajudar quanto a isso, ja tentei mudar de triac diversas vezes porém ainda continuo com esse problema.

Exibições: 344

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde LFM,

de o link de alguns destes LEDs para que possamos entender melhor seu projeto e dificuldade.

Mas uma teste que você pode fazer para ver se reduz estes "spikes",  é colocar um 

RC snubber em paralelo com a saída do seu dimmer.

Se o snubber der certo, dê um retorno pra gente.

https://en.wikipedia.org/wiki/Snubber

RV

Boa tarde RV, obrigado pelo seu interesse, agradeço muito !!!

Ja fiz alguns testes com esse tipo de filtro pra transientes da rede. Acho que fui meio confuso mesmo na minha explicação. A ABNT define algumas normas para o desenvolvimento de produtos, como por exemplo lâmpadas led comuns, em que o FP: deve ter um valor específico dependendo da sua potência, as harmônicas devem ser controladas entre outras especificações. No caso dos leds dimerizáveis, cada fabricante faz a fonte dimerizavel do seu jeito, existem fontes que são chaveadas, existem fontes 110V, 220V, entre vários outros tipos. o Problema disso é que as vezes o chaveamento do meu dimmer e o chaveamento do led fica fora de sincronismo e acontece esses spikes como vc citou. Eu gostaria de saber se alguem ja conseguiu corrigir isso, eu ja analisei vários fabricantes de dimmers (meu dimmer é com potenciômetro e não digital) e acontece o mesmo efeito. Acredito eu que enquanto não houver uma padronização desse tipo de lâmpada vou continuar com esse problema, mas pode ser que de repente algo possa ser feito.

Espero que tenha sido mais claro kkkkk

Cite alguns tipos de lampada (links), que vc está usando.

RV

Boa tarde Lucas, 

A grande maioria da lampadas Leds não são dimmerizáveis !  Essas lampadas tem um uma fonte retificadora CC e um regulador chaveado de tensão CC . Basicamente é isso.

Você só pode fazer isso com lampadas que tem essa especificação - dimmerizável. 

Se tentar dimerizar uma lampada que não é compatível com essa função, vai ter os problemas que aparentemente tem encontrado. 

Ou você esta usando somente lâmpadas dimmerizáveis ? Cite os modelos, por favor. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço