Olá amigos, sou novo por aqui e gostaria da ajuda para aperfeiçoar um projeto de controle de um ar-condicionado controlado com esp e blynk! segue código anexo Ar_condicionado_ESP%281%29.ino

O ar é de janela, todo mecanico, sem controle! porem o projeto original controla apenas 1 velocidade de ventilaçao e meu ar tem 2 velocidades. Gostaria de incluir um 3o rele para esta funcao mas nao tenho muita prática ainda! Estou mandando foto do projeto eletrico e tela do blynk!

Exibições: 977

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola,

vc disse que seu ventilador tem 2 velocidades, não é que existem 2 ventiladores, correto? Inicialmente, sem saber efetivamente como é o funcionamento do seu ar condicionado, não dá para saber como é chaveada a velocidade. Mas se é apenas 1 ventilador, acredito que outro relê não é o caminho. Talvez seja potência. mas não tenho muito conhecimento também, então, posso estar errado.

se vc ja tem o dth22 porque vc precisa do 18b20?

com esse esquema o ventilador funciona , mas sem controle de velocidade, vc teria que usar uma chave com capacitor, ou um dimmer. ou outro dependendo do modelo do seu motor do ventilador, eu tbm estou projetando uma esquema de controle de ar, mas não entendo muito de arduino. é projeto de estudo mesmo.

EDIT: desculpe eu intendi agora o porque do 18b20.


Amigos explico melhor! O motor do ventilador tem 2 bobinas para controle das velocidades de ventilação (lembrando que originalmente esse controle é feito por uma chave seletora de 5 posições: Desligado, ar 1, ar 2, ventilador 1 e ventilador 2) posso mandar o esquema eletrico original do ar também se necessário para melhor compreensao - ar condicionado de janela mecânico. Entao 1 relé é controlado pelo sensor de temperatura (o segundo é para medição externa apenas) e controla o compressor e o 2o rele controla o ventilador!

é, o esquema elétrico do ar seria importante. mas já adiantando, uma pergunta. as duas velocidades do ventilador são controladas "ligando" 1 bobina para velocidade 1 e 2 bobinas para velocidade 2?

sim exatamente, o único motor tem ligações para velocidade 1 e velocidade 2, independentes! observa lá no esquema do ar!

Vou incluir o esquema elétrico para facilitar!

Uma ideia (para fermentar, paralela a seu projeto, offtopic (logo criticada por atravessar o assunto se esse não fosse um otimo forum onde os usuários tem liberdade):

Sempre pensei em bolar um troço pra evitar o dreno do ar condicionado...

Imagine repor essa umidade que o ar tira.

Seria algo assim:

Captar a agua que sai do dreno, filtrar (pode ser um filtro simples, de pedra, carvão ativado, compra pronto), esterilizar (leds ultravioleta ?) e depois aplicar de volta onde o ar sopra usando um piezoeletrico.

Hoje no meu quarto tenho um ar condicionado e um desses:

https://www.youtube.com/watch?v=28ABkcXWVzQ

Acho ele legal pq como coloco nos 25 graus mtos dias o ar gela pouco, aih o umidificador trabalha mais ou menos. Sempre renovando o ar. 

Como é usado diariamente e esvazia todo o reservatorio em dias secos as vezes alem de limpar mto bem eu pingo gotas de listerine. Ele ajuda a matar tudo que de nele.

Enfim, talvez paranoia esse detalhe, mas fica tudo verde lá dentro do reservatório se não fizer isso. Só estou jusitificando o filtro e o led ultravioleta.

Mas a proposta seria ter um aparelho que devolvesse a agua ao ar. Um jeito de não perder a umidade.

Sobre economia, entendo que ele vai trabalhar para esfriar. Só vai haver despedício se vc tiver escape de ar fio. Precisa fechar o maximo possivel tudo. Eu aceito a perda e deixo um minimo vão na porta pq é preciso respirar e deixar o gato ir no banheiro dele...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço