Pessoal,

Tenho um projeto construído com base no Arduino em que monitoro níveis de reservatórios de água e transmito a um Web Server. Habitualmente eu uso um módulo Ethernet baseado no W5100 e funciona perfeitamente. Ocorre que tenho encontrado algumas situações em que é necessário usar comunicação GPRS e então resolvi usar o SIM800L. Estou enfrentando sérias dificuldades, pois o sistema tem travado muito. Eu já ativei o Watchdog, mas tem alguns comandos AT que demoram até 10 segundos para responder e ai não dá pra usar o wtd. 

Já tentei de tudo, atualmente estou pensando e criar um hardware baseado no 555 para resetar o equipamento de 15 em 15 minutos, mas essa solução é um tanto gambiarra e gostaria de ter algo mais efetivo.

Como se trata de um projeto com finalidades comerciais, estou disposto a pagar por uma consultoria de alguém especializado neste tipo de situação, para que possa me ajudar a desenvolver este projeto. 

Alguém teria interesse em me prestar consultoria nisso? Caso positivo, favor entrar em contato com meu email pessoal : jredigolo@gmail.com

Abcs.

Zé Roberto

 

Exibições: 270

Responder esta

Respostas a este tópico

Não conheço especificamente esse módulo, mas já tralhei com os Telit. 

O drama no meu caso era duplo:

- Fonte, que para o microcontrolador precisa ser independente. Ao menos com regulador independente. Isso pq um ruído muito forte flui do modulo para o microcontrolador. Ruido de todas as faixas de frequenca. Alta de RF e baixa quando ele liga e desliga o radio. A malha de terra deve ser bem bolada. Considere o GND o borne da fonte. Aih pra um lado sai o microcontrolador e para o outro o modulo. Vc não pode reinterligar os terras pq fica fluindo corrente por onde não devia... Esquisito mas é isso. Digo: Vc liga o modulo no GND ok, Liga o microcontrolador no GND ok. Mas se interliga os GNDs lá na frente por ex pelo conector de TX,RX e GND esse GND serve como atalho para parte da corrente, que flui por dentro da placa do microcontrolar. Isso gera intereferencia.

- Interferência por RF. O mesmo que vc escuta numa caixa de som antiga quando o cel vai tocar (ruidos) aparece nos ports do microcontrolador. Para minimizar é preciso trabalha com impedancias baixas nos ports. Rever casos em que fica open colector, rever altas impedancias. Se for o caso blindar tudo.

Melhor ainda se vc puder colocar o modulo celular longe do microcontrolador. Algo como fazer um gabinete com antena e o modulo dentro. Depois de um chicote conectar ao microcontrolador.

Sobre watchdog, teoricamente o microcontrolador já tem dentro, é preciso por pra funcionar. Se não quiser esse, preferir fazer o seu recomendo:

CD4060 que é um contador+oscilador, assim não precisa de um capacitor tão grande. Em um Q elevado (por ex dividido por 1024) vc liga o reset. Se ele oscilar sem um reset por 1024 periodos reseta.

Para garantir mais ainda é interessante que o pulso de reset seja uma transição. um circuito com transistor com um pequeno circuito RC na base faria o serviço. Se o pino que dispara o watchdog parar em um dos níveis e demorar lá, reset.

REf:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd4060b.pdf

Edu, obrigado pelo interesse. Tem coisas muito interessantes na sua resposta. Estou em viagem agora e vi a resposta pelo celular. Na segunda vou analisar cada item e voltar a questionar rsrsrs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço