Quando é acionado após aproximação no sensor, deve se manter assim o tempo todo, e só desligar quando se afastar do mesmo. Pergunta: porque isso não ocorre mantida aproximação, pois desliga após 7:40? É característica do sensor?
Uso com os jumpers A e B abertos no projeto.

Exibições: 364

Responder esta

Respostas a este tópico

Não conheço esse sensor especificamente, até ja comprei um para brincar mas ainda não liguei.

Mas é uma característica dos sensores sem contato serem diferenciais. Digo, eles medem a caracteristica do ambiente e atuam conforme ele se modifica. Se não fosse assim por ex uma tinta passada sobre o sensor poderia influenciar na leitura.

O sensor capacitivo é um princípio muito antigo. Esses integrados que são novos.

Uma ideia seria vc implementar o seu próprio sensor. Tente um oscilador qualquer biestável onde o capacitor é de 100pF (mínimo para não parar) e mais um par de abas atras de um isolante. Teoricamente a capacitância com o dedo é bem maior que a capacitância com o ar. Vai depender da sua montagem mas espere algo em torno de pFs. Ainda, vc será bombardeado por ruido, é preciso lidar com isso... Aih vc saberia quando tem ou não o dedo la.

Se esse integrado realmente não te antender, alem de fazer sem integrado algum, vc pode tentar usando o proprio sensor do microcontrolador:

https://www.instructables.com/id/How-To-Use-Touch-Sensors-With-Ardu...

Fico grato. Vou pesquisar. Depois retorno ok?
Bom dia José. Grato pelas fontes de consulta. Já as havias consultado. Fica claro que o manter-se ligado com o obstáculo permanente no sensor, não há configuração pra isso.
Projeto: uma mangueira de silicone de 5,5 mm vazia está permanentemente presente. Ao chegar água em seu interior, aciona o sensor e desliga após 7,5 segundos; assim por não permanecer ligado, tenho que utilizar de outro meio, ou um outro bloco que gere esse efeito, permanecer ligado enquanto água estiver presente, e só desligar em sua ausência. Se lembrares de algum bloco assim disponível, fico grato por participar ok?

Para liquidos em tubos vc pode usar um verdadeiro sensor capacitivo (e não um sensor de toque capacitivo). Eles tem um ajuste de nivel de sensibilidade. Aí vai dar certo.

Anda, pode usar um otico. Os oticos não são muito obvios. Normalmente se usa um laser apontado para a mangueira em certo angulo. A difração do ar é bastante diferente da difração da agua. Isso faz o laser desviar mais ou menos. Vc capta essa fiferença de curva. Se colocar perfeitamente alinhado vai dar o mesmo resultado com ar e agua.

Na falta do laser apenas o padrão que é um led escondido atrás de uma fenda já pode funcioanar.

Boas tardes. Fiz uso do ótico refletivo. Não atua com água. Na esperança de obter resultado, colori com corante pra alimentos. Também sem resultados. Se não fosse o desligamento ocorrer após os 7,5 segundos, atenderia muito bem.
Você teria ideias de um circuito oscilador simples para perturbar a oscilação com aproximação do obstáculo água, dedo, e outros, para que seja detectada a acionar um Flip Flop e gerar nível alto e baixo para aproveitamento como sinal de entrada de um PIC 16F.....?

Como eu disse, o ótico não é obvio, colocando de um lado e do outro. Precisam ficar desalinhados. Quando tem liquido existe um desvio da luz (refração (errei acima, falei difração...)). quando não tem ela passa reto.

Ref:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o

Exemplo:

http://www.directindustry.com/pt/prod/sonotec-ultraschallsensorik-h...

Ele emite uma luz não no meio, mas a metade da distancia da borda ao meio (ou algo assim). Pega o involucro na parte em que há um angulo. Se tiver vazio a luz passa. Se tiver liquido ela desvia por refração.

Usar o sensor capacitivo do arduíno que propuseste poderia ser se o protótipo não estivesse na sua fase final. Contornar o problema agora está sendo a meta. Migrar do PIC pro arduíno me desestimula devido toda uma adaptação a ser promovida. De repente, um circuito simples como a do capacitivo seria o ideal!

Fico grato com as sugestões ok?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço