Bom dia,

   Estou precisando entregar um projeto ( já está pronto, rodando na IDE do Arduino ), porém necessito que o mesmo seja executado e concluído 100% fora de qualquer plataforma arduino.

 

 Alguém sabe me explicar com detalhes como devo proceder para efetuar as seguintes ações :

 1) Pegar um ATMEGA VIRGEM e gravar um bootload  nele  ( Sem utilizar NADA do Arduino como software ou Hardware )

 2) Que plataforma / IDE eu poderia usar para carregar meu código já pronto e transferir para esse ATMEGA    ( Sem utilizar NADA do Arduino como software ou Hardware )

3) Como executo a transferência desse código para o ATMEGA  ( Sem utilizar NADA do Arduino como software ou Hardware )

 Se é que é possível eu fazer os itens acima, alguém sabe ajudar? Agradeço desde já.

Exibições: 2894

Responder esta

Respostas a este tópico

Weider, muito obrigado por sua explicação.

 Eu já não uso placa alguma Arduino. Minha placa é uma PCI que confeccionei, tem um ATEMGA com cristal , um NRF204  e mais nada.

 Dentro dele, justo o código escrito na ide arduino e compilado nela.

O que li a cerca da proteção do código dentro do ATMEGA é que não há como bloqueá-lo se está compilado via arduino.

  Na verdade, o que eu queria era simplesmente estar de acordo com a licença de uso até mesmo se fosse paga, não teria problema algum.  Eu só queria estar devidamente legalizado, mas acontece que os textos a cerca desse licenciamento honestamente, geram  milhares de entendimentos e interpretações diferentes. então ... mesmo que se queira andar certo, não se sabe como na verdade fazê-lo    Ademais, parece que mesmo que fosse feito como você informou, existe a questão da licença das próprias bibliotecas arduino envolvidas no caminho.

    

Cesar,

     Que bom que você gostou da explicação cara,  em geral, levo tempo pra fazer as pessoas entenderem que arduino não é a plaquinha do UNO.

     Bem, vamos por partes,  primeiramente quem te falou que não dá pra travar o microcontrolador atmel seja gravando um code compilado em wiring que é a linguagem arduino ou seja lá de que forma for, tá meio errado.

      A um tempo atras estive estudando o comportamento das portas analogicas, e geração PWM, e a coisa pra se ir mais fundo depende de uma coisa chamada FUSE BITS.

     Tive um excelente apoio e orientação da galera daqui.

      Lembro que entre as inumeras coisas que a manipulação dos fuses podeiam fazer era justamente bloquear completamente o microcontrolador.  Mas ai já sabe, bloqueou, bloqueou,  e já era,  se errou alguma coisa, pode jogar fora, agora só outro,  mas em compensação ninguem consegue nada dele, só executar o que ele foi programado.

      Minhas dicas pra você são duas:

-  Estude como fazer upload dos sketchs gerados pela IDE do arduino, pra os microcontroladores,  com os chips sem bootloader, se não me engano é por SPI, mas não tenho certeza.

-   Estude sobre fuses bits,  com certeza você vai encontrar o que deseja, que é travar completamente o chip contra leituras e novas gravações.

Ah, sim outra coisa,  os NRF24L01,  se você pesquisou já deu pra ver que esses são meus bebês kkk,   cara, dá pra fazer coisa pra cacete com eles,  eu tenho todos os 4 modelos que achei até hoje sendo NRF24L01+ (DIP e SMD) E nrf24l01+pa+lna(SMD e DIP)

  Eu por exemplo coloquei 3 deles funcionando em um só arduino recebendo dados de 15 outros arduinos simultaneamente, sem perder um só pacote.

   O truque é saber trabalhar com canais e Pipes.

   Mas infelizmente programar esses mocinhos na unha, sem usar as bibliotecas, cara... boa sorte,  sua sanidade esta em sério risco kkk

Aê,

    Acho que o tutorial do link abaixo resolve todo o problema, deem uma olhada:

http://www.arduinoecia.com.br/2013/11/gravador-avr-usbasp.html

 Resolve mesmo Weider!

  Resta descobrir uma forma de após gravar tudo isso no ATMEGA , bloquear ele. O Tutorial infelizmente não passa essa questão.

Alguém acaso sabe e tem um passo a passo para bloquear o ATMEGA utilizando esse Gravador que o Weider mostra neste tutorial ?

http://www.arduinoecia.com.br/2013/11/gravador-avr-usbasp.html

Grato desde já a qualquer ajuda.

Alguem conseguiu o tutorial para bloquear o Atmega328P pelos fuses?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço