Estou estudando transceiver NRF24  Como mostra na foto,  


usando a biblioteca       #include <nRF24L01p.h>      percebo que é possivel enviar informações de 2 formas.

usando o codigo:

transmitter.txPL("alexandre"); // informação a ser transmitida
transmitter.send(SLOW);

ou

transmitter.txPL("alexandre"); // informação a ser transmitida

transmitter.send(FAST);

Estou tentando entender qual a diferença, qual das duas formas torna possivel um alcance maior de transmissao? ou nao tem relação com distancia?

Agradeço qualquer comentario!!




Exibições: 616

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

olá amigos que bom está na conpanhia de voces  obrigado por me aceitar  no meio de voces. estou precisando da biblioteca do modulo nrf24l01p   e se tiverem alguns codigos exemplos com ela será bem vindo. eu podendo ajudar  pode contar comigo obrigado

Estou iniciando TB alguns testes com esse módulo, porém com os módulos sem antena externa. Sobre sua colocação não sei opinar, mas vou acompanhando para aprendermos juntos.. estou travado na questão de enviar mais que uma variável entre dois módulos.. abraço

então cesar qual será seu seguimento para com este modulo nrf24l01?

o que pretende  considerar mesmo?

existe umas 3 versão deste notavel modulo muito bom mesmo

transmissorTeste.ino

receptor.ino

a ideia no meu projeto inicialmente é transmitir algumas variáveis tipo 'int' do arduino due (TX) para o arduino uno (rx),  mas estou tendo dificuldades para conseguir transmitir as 9 variáveis que iniciei, a primeira consigo tranquilamente, mas algo em meu codigo não deve estar de acordo como deveria estar. segue anexado os sketch testes do tx e rx 

Olá Alexandre,

    Cara, inicialmente porque você esta usando nRF24L01p.h e não a RF24 ????

    Veja bem, os radios NRF24L01 são uma maravilha da tecnologia, bons, eficientes e BARATOS.

    Porem, nem tudo são flores, a Nordic fez um excelente trabalho de hardware, mas ela não dá suporte de software, logo, tudo que é library que conhecemos, são de desenvolvedores particulares, e existem DIVEEERSAS libs.

   Essa que você cita, se não me engano é uma das primeiras e mais basicas, ela faz a implementação dos dados do datasheet do radio diretamente para uma lib crua.

   Dai um carinha chamado MANIACBUG, criou a RF24, ou melhor a primeira versão da RF24, que foi a responsavel por popularizar esse radio.

   A RF24 original do MANIACBUG teve uma serie de correções (os gringos chamam de bifirgações) , todas procurando corrigir alguma coisa da biblioteca original.

   A minha versão preferida que uso até hoje é a versão do Greg Copeland (ManiacBits), ela é bem estavel.

   Porem, a biblioteca original foi repassada para um carinha chamado TMRH20, e é esse que mantem e atualiza a biblioteca ate hoje.

   Eu não gosto muito da versão atualizada da RF24 do tmrh20 pois não descobri como mudar os pinos 7,8 do CE e CSN, que nas libs originais é facilimo de mudar.

   Porem, outras versões de libs para esse radio existem que não são variações da RF24, como a MySensores e a RadioHead, cada uma até onde sei nascida do zero.

   Logo, mexer com os NRF24L01 é entrar em um mundo com Muuuitas opções e muita coisa a aprender, pois alem das variadas libs,  existe tambem uma variedade de placas que poucos conhecem.

   Alem da famosa NRF24L01+, que é a mais vendida, temos a versão +PA+LNA , mas existem versões pouco conhecidas como as versões SMD desse radio,  existe a versão com antena ceramica, e agora outros fabricantes estão entrando para fabricar os radios, como componentes de mais qualidade, visto que as versões originais tem serios problemas de projetos no tocante a lidar com os picos de correntes eletricas, ao qual tentamos minimizar com o uso de capacitores.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço