gostaria de ajuda para solucionar alguns problemas desse meu projeto. eu quero movimentar e acionar uma tocha de corte plasma para cortes retos. eu fiz um protótipo utilizando um braço de portão automatizado mas não consigo controlar a velocidade nem usando placa controladora pwm.

daí pensei em substituir esse motor AC mono 220v 1/4cv e refazer tudo com motor de passo controlado por arduíno. agora preciso encontrar um motor de passo que tenha a mesma velocidade máxima de um portão mas também possa controlar e diminuir sem perder o torque necessário para mover a tocha, que acredito ser muito inferior ao motor original.

ok, o correto seria montar um esquema tipo CNC com somente 2 eixos mas isso fica muito caro e quero aproveitar esse braço de portão, trocando apenas o motor que aciona ele. nos testes que fiz a precisão ficou muito boa para o uso que preciso, o problema foi que para cortar chapas mais espessas eu preciso diminuir a velocidade e para chapas mais finas até aumentar um pouco.

a primeira dificuldade é saber quantos RPM gira o fuso acionador. esse fuso também não não encontro e não descobri de quantos passos é. aliás nem o perfil de alumínio que esse braços usam eu encontro, parece ser algo feito sob encomenda para os fabricantes.

resumindo, meu problema principal é encontrar um motor que possa controlar a velocidade linear da tocha de 1mm/s a uns 20mm/s.

obrigado,

Anibal

Exibições: 1123

Responder esta

Respostas a este tópico

segue uma foto do braço com o fuso para ter uma idéia

Anexos

Boa tarde ACVL,

você pode calcular a velocidade de rotação necessária para movimentar a cabeça de corte.

Você fala em movimentos de 1mm/s à 20mm/s

Comece o calculo conhecendo o fuso.

Meça quantas "espiras" por cm tem seu fuso.

Daí conte quantos dentes tem aquela engrenagem de bronze à esquerda da foto.

RV

ok mas se eu colocar um motor que não é original do portão então qualquer engrenagem existente será descartada e o novo motor será acoplado direto no fuso, como num CNC. então a conta vai ser direto RPM x Passo certo ?

Bom dia ACL,

Meça o deslocamento efetuado por uma volta do eixo principal.

Dai o resto é aritmética simples.

Ex: 1 volta desloca 5 mm, então pra deslocar 20 mm por minuto  4 voltas por minuto ( 4 RPM).

RV

Boa noite,

Se você esta querendo fazer cortes de plasma, espero que exija precisão. 

Um eixo de portão vai dar precisão nos cortes?

Sugiro que pesquise mais sobre cortes precisos. 

bom...como eu falei, eu montei um protótipo com um braço usado e a precisão foi satisfatória para a necessidade que eu preciso, apenas a velocidade elevada da tocha que impede de cortar material com espessura acima de 3mm sendo que tocha corta materiais bem mais grossos. se a necessidade fosse alta precisão eu nem perderia tempo e partiria logo para montar uma CNC, o que não é caso pois também quero reaproveitar equipamento e material que tenho sobrando para gastar o mínimo possível. na internet tem vários vídeos estrangeiros de gente que fez esse tipo de mesa de corte usando até motores de furadeiras, e trilhos e guias feitos com tubos de metalon. essa também é uma alternativa já que furadeiras e parafusadeiras já tem controle de direção e velocidade e a montagem não exige eletrônica alguma com comandos simples por chaves, botões e fim de curso.

eu testei um motor de passo ( em anexo ) e só consegui regular a RPM entre 66 e 108 aproximadamente. usei arduino uno e driver A4988. 

Anexos

Bom dia ACL,

Um step motor tem rotação máxima, mas não tem rotação minima.

Você pode rodar se quiser  1 RPA (1 rotação por ano) ou até 1 RPMi  (Uma rotação por milênio)

A rotação do Step motor é controlada pela frequência de pulso enviados para o driver.

No seu caso o A4988.

No pdf que postou não mostra o deslocamento de cada fase do motor.

Eu tenho motores de 1,8°  e de 3,6 °  por fase.

Vou supor que o seu seja o  mais comum que é 1,8° por fase.

Ou seja pra que ele de uma volta serão necessários 200 pulsos enviados ao driver.

Então se você enviar pra ele 20 pulsos por segundo ele vai girar 0,1 RPM.

Espero que tenha sido claro.

O que você está usando para gerar estes pulsos para o driver?

RV

PS; Realmente ele é de 1,8°  

Oriental Motor Vexta PH266-01 2 Fase 1.8 graus Passo 6V 1.2A Motor Cc 42660

obrigado pela ajuda. na verdade o motor é o PH268-22 12v.  Usei a biblioteca Stepper do arduino e fiz uma montagem com um potenciômetro 8200k no pino A0 usando o resultado da leitura analógica para mudar a frequência. os valores fora da faixa de 6 e 342 o motor não funciona direito, vibra e faz barulho.

ainda não descartei usar o motor de uma parafusadeira/furadeira, tô procurando algo de menos de R$100 pois terei que desmontar e usar só o motor.

Estranho o motor não funcionar abaixo da faixa de 6.

Tem algo errado. Em uma CNC um motor as vezes tem que dar um giro de 1,8°.

RV

o motor correto é o PH268-22

segue abaixo alguns links de vídeos de onde tirei a idéia principal. na minha opinião eles gastaram muito tempo e dinheiro construindo o sistema de movimentação, se tivesse que fazer tudo isso compensaria mais partir para um sistema tipo CNC com 1 eixo apenas. como usei o braço velho de um portão só fiz um adaptador para fixar a tocha na porca acionadora.

https://www.youtube.com/watch?v=V0ahzDSYDxo&t=393s

https://www.youtube.com/watch?v=NO1hmTs92bU

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço