Boa noite garagistas, estou tentando fazer um dimmer com Arduíno e não estou obtendo exito. Fiz algumas pesquisas de circuitos já feitos e tentei fazer o meu porem estou tendo um problema. Quando ligo minha placa de circuito impresso, minha lampada já começa acionada sem mesmo o Arduíno esta conectada a placa. Depois de um tempo a lampada apaga e tentando acionar com Arduíno, a lampada pisca, mas apaga novamente. Gostaria de saber se tem algum erro no meu circuito, ou algum componente pode estar gerando esse erro e, como posso arrumar isso. 

Exibições: 790

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola.

O circuito me parece correto.

Mande uma foto da montagem.

Esse negocio de acende depois apaga cheira a capacitor errado. Coisa como colocar 22uF onde era 22nF.

Ou inversão de componente (pinagem).

Boa noite Eduardo, fiz outra placa desse mesmo circuito da foto e fazendo mais alguns testes na nova placa, descobri que quando a placa só esta ligada na tomada, sem ligar no arduino, medindo com o multimetro a saida da lampada da em torno de 35v sem a lampada. Quando conectada no arduino ele manda o sinal pro moc3021 sem comando nenhum e ai a saida fica com 220v direto. Você quer foto da placa pronta? Ou do circuito no ares? Sobre o capacitor estou usando um capacitor poliester cujo codigo é 334j

334 é o correto.

Sem a lampada é normal aparecer no multimetro alguma coisa. Imagine aquele som que vc ouve quando enfia o dedo no plug do aplificador de som. O multimetro tem alta impedancia, quando está em situações assim ele pode medir ruidos. 

Com a lampada, vai depender do codigo que está no arduino.

Precisamos para dar algum palpite de informações mais cientificas... Como qual tensão esse arduino tem no pino que aciona, qual tensão na entrada do opto, etc. Pq nem dá pra saber se ele está acionando o opto ou não. Vai ver está tudo certo.

Se mandar a foto as vezes matamos numa bobagem do tipo faltou ligar o GND, coisa assim.

Pq no geral, pelo esquema que vc mandou, tudo parece perfeito. O dificil vc fez, procuramos uma bobeira qualquer.

Boa tarde Eduardo, bom liguei a placa novamente com outro arduino e vou explicar o que aconteceu. Sem a lampada marca esses 35v msm sem a lampada e com a lampada marca em torno de 2,5v. Liguei o arduino e pude perceber que o arduino ta enviando o comando sim, pois to mandando via serial monitor, porem a lampada pisca e desliga, dando a entender que o triac possa ja estar danificado. Fiz o teste no el817 e o led interno dele esta conduzindo dos dois jeitos, então você pode confirmar, mas acho que ja danificou o el817, porem se danificou nao sei o que causou isso, pois é novo. O moc testei o led interno dele esta ok, porem nao sei como testar o diac dele e como testar o triac pra ver se esta bom.

Que lampada esta usando, LED ou halogena? Caso seja LED, a lampada é dimerizavél? 

Poste seu sketch, seguindo as instruções do fórum. http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

Abs.

CK

Boa noite Carlos, estou usando uma lampada halogena. Peguei 2 sketch de teste, para ver se funcionava, um com a biblioteca "dimmer.h" e outro do wrkits, e nos 2 codigos da esse mesmo problema que disse acima para o Eduardo.

Boa noite Pedro,

Sugiro que visite e siga este projeto LINK AQUI, um tutorial completo com código, esquema e toda informação necessária.

LINK meu canal LINK AQUI

Abs.

CK

Bom dia Carlos, já tinha visto este projeto que você sugeriu porém como é para um projeto de faculdade eu não posso usar shield, ou algo parecido, tenho que fazer a minha própria placa

Sim eu entendo e não foi minha ideia que use os shields do link, apenas que estude o codigo, e o esquema que esta disponivel no site, já que é algo testado, desta forma podera comparar onde esta errando.

Abs.

CK

Bom dia , 

Tem muitos exemplos no Lab de Garagem :

http://labdegaragem.com/main/search/search?q=moc3021

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço