Olá garagistas !

Gostaria de postar aqui uma dúvida de um projeto que estou querendo fazer, e gostaria de contar com a ajuda de vocês, podendo até fazermos juntos, este que pode servir para ajudar muitos iniciantes e desenvolvedores.

Toda a vez que eu precisava começar um projeto novo, ou mesmo testar algum código, módulos, componentes etc, eu me deparava com a necessidade de montar do zero na protoboard todo o material necessário (microcontrolador, display, botões, leds, reles, etc). Eu sei que existem kits desse tipos no mercado, alguns de empresas nacionais, outros de fora, mas o preço acaba sendo bem salgado para quem está começando ou mesmo não quer ou não pode gastar muito com isso, então pensei em fazer uma placa já com vários componentes para auxiliar no desenvolvimento de vários projetos ou testar ideias.

Gostaria da da ajuda dos demais afim de reunir idéias sobre o que seria o mínimo necessário para criar uma placa/kit de desenvolvimento que não deixe muito a desejar no quesito de periféricos mais utilizados e facilidade de montagem e ligações.

A princípio eu iria fazer a PCB em casa, mas devido ao número de componentes na placa, uma PCB face simples ficaria inviável, e fazer em casa uma dupla face com furos metalizados é fora de questão, então pensei em recorrer aqui ao LdG e quem sabe podemos fazer o projeto e mandar fabricar as PCB's em quantidade com acabamento profissional para todos que estiverem interessados.

Abaixo segue um primeiro layout que fiz só para ter uma ideia de como ficaria a placa com os componentes e periféricos. Estou utilizando o DIP Trace, que já estou acostumado, mas aí já surgir o primeiro problema, a versão Free que eu utilizo já não permite criar layout's com mais de 300 pinos, logo vou ter que recorrer a outro software.

Os módulos que pretendo colocar a princípio:

- Microcontrolador Atmega328p (para que está acostumado com arduído);

   - soquete ZIP para facilitar a troca e gravação de novos MCU;

   - interfaces de programação por USB(FTDI e ISP);

   - conector de expansão I2C;

- Regulador de tensão Buck DC-DC ao invés de 7805 que esquenta muito e não suporta muita corrente;

- Display 16x2;

- Diplay 128x64;

- Buzzer;

- Leds;

- Switchs para teclado matricial; 

- Modulo Rele; 

- Acoplar uma pequena protoboard para ligação de outros componentes externos;

A princípio seria isso, se alguém simpatizar com a ideia e achar interessante, vamos seguindo esse projeto.

Exibições: 1633

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia. Obrigado.

Bati a foto ontem a noite depois que acabei de montar, nem me atentei muito a qualidade.

Agora vai uma foto um pouco melhor, frente e verso.

A montagem foi feita em placa de fibra face simples, e fiz os jumpers por baixo da placa para ficar um visual mais limpo em cima. Também coloquei alguns componentes na parte de baixo pelo mesmo motivo.

A serigrafia foi impressa em papel fotográfico auto adesivo, e colado sobre a placa.

Por ser uma placa relativamente grande e não muito fácil de fazer, alguns defeitos nas trilhas foram consertados com fios e solda. Foi feita por transferência térmica. 

Bom dia, 
Nos outros protótipos você poderá corrigir essas falhas. 

É assim mesmo.

No meu parecer, o ideal seria PCB com dupla face. 

Boa sorte.

Bom dia André ,

Gostaria de parabilizar o seu projeto e adorei, se não pedir muito gostaria do esquema do projeto, a lista de material e a placa de circuito impresso para montar um no futuro.meu email é horstsf@gmail.com

att

Horst

Esqueci de falar, mas não tenho o esquemático, eu fiz diretamente na PCB.

Obrigado.
Depois que eu tiver no PC eu te passo sim. Quem sabe rola de você fazer mais uma PCB pra mim com melhor qualidade !

Abs.

André, o design esta muito bom...Acredito que o circuito impresso, as linhas de conexão deveriam ser mais largas...digo, as trilhas....E nas grandes áreas onde o cobre foi corroido, deveria ali,  ser o terra geral...o Ground....

Ficam mais imunes a ruído, a corrosão é mais rápida, o ácido terá vida útil mais longa...e um Ground em toda a placa, melhora sua estética e sua eficiência.

Mas esta excelente, Parabéns.

Obrigado Paulo !

Propositalmente eu não fiz a malha de terra na PCB porque usei transferência térmica ( com ferro de passar), então o risco de ficar bem falhado era grande. Eu vou fazer outra placa depois pelo processo fotográfico, aí vou colocar a malha de terra, mas do jeito que está, funcionou bem.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço