Bom dia!

Estou tentando controlar a velocidade de um cooler (fan) marca NMB modelo 3612kl-04w-b66.

Esse fan possui um sensor de temperatura onde a temperatura ambiente esta a 14kΩ e ao aquece-lo com uma ponteira de solda vai a +- 2kΩ

Quando aqueço o sensor o fan acelera e vai ao seu máximo consumindo 0,5A e quando esta a temperatura ambiente fica lento consumindo 0,1A.

Como o sistema de pwm interno do fan trabalha com variação de resistência e nao de voltagem estou em duvida de como fazer isso com Arduino.

Alguém ja fez algo parecido?

Desde já obrigado

Rodrigo.

Exibições: 1568

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia RAV,

não entendi bem sua explicação e sua dificuldade.

1. Como você está ligando este motor para este teste?

2. Onde fica este sensor dele?

3. Sugestão: Leia : http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

RV

Dei um google aqui e veio:

http://www.sidewindercomputers.com/nmb92lowsp36.html

Não sabia que existia esse tipo de ventoinha. Muito interessante. Já tenho até onde por uma (meu móvel da sala... quando liga videogame e coisas assim fica super quente, mas não o tempo todo e colocar um sensor é mais complicado).

Enfim, é uma peça excelente com controle interno de velocidade em função da temperatura. Não recomendo mexer nisso. 

Se vc pretende fazer o circuito padrão de controle de temperatura por PWM use uma ventoinha comum, que inclusive vai te custar uma fração do valor de uma dessas. 

Também não entendi o que você quer fazer, se quer copiar o sistema de controle de rotação desse seu cooler ou fazer outro com arduino, mas resumindo, um simples NTC faz isso, que é diminuir a sua resistência com o aumento da temperatura.

Pesquise sobre como usar um NTC para controle de cooler e vai achar diversos projetos prontos, e bem simples de fazer com arduíno ou alguns componentes discretos.

Com arduíno é só ligar o NTC em um divisor de tensão formado por ele mesmo e outro resistor e ligar em uma entrada analógica do arduíno e vai ter uma variação da tensão no pino analógico de acordo com a temperatura, então é só tratar os dados para acionar uma saída PWM do arduíno por exemplo. Se quiser saber a temperatura medida, aí tem que calcular corretamente os valores das resistências.

Bom dia!

Estava querendo retirar o NTC e fazer o arduino simular o sinal, fazendo assim uma variação na velocidade do cooler. porem acho que nao seja a melhor maneira, seria mais fácil variar a tensão de entrada do cooler de 8 a 12v.

Obrigado pela ajuda!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço