Boa noite pessoal,

O problema é o seguinte:
Estou com dois arduinos Mega que não são reconhecidos pelo PC. De posse de um Arduino Uno consegui reinstalar o bootloader e passar sketch para o Arduino Mega via conexão icsp. Já tentei colocar o Arduíno em modo dfu de diferentes maneiras, sem sucesso. Vi a possibilidade de reinstalar o firmware via conector usbasp, entretanto, não disponho de um. Gostaria de saber se há possibilidade de utilizar o Arduíno Uno como conector usbasp para reinstalar o firmware da conexão usb/serial ou se alguém conhece outro método. Preciso muito restabelecer o reconhecimento via USB.

Agradeço!

Exibições: 1963

Responder esta

Respostas a este tópico

Infelizmente as sketchs não carregam. Testei o mesmo procedimento em outro Arduino UNO que é reconhecido pelo PC e nele funciona. So consigo transferir sketch para o Mega com outro Arduino via icsp.

É possível conectar o conversor USB/ttl na conexão icsp ? Existe uma equivalência dos pinos RX, TX, DTR, CTS... para os pinos da conexão icsp -->> MOSI, MISO, SKT ?

Boa tarde, 

Os alunos do Senai podem ter apagado o firmware do ATmega 16U2 - que faz a interface Serial USB com o Microcontrolador ATmega 2560. Sugiro que tente esse procedimento abaixo:

https://www.arduino.cc/en/Hacking/DFUProgramming8U2

O problema que o Arduino Mega nao esta entrando em modo DFU com esse procedimento

Você não leu o procedimento ! 

Esse procedimento não é para o ATmega 2560.

É para o ATmega 16U2 - use o conector ISCP do ATmega 16U2. 

Fica ao lado do 16U2. 

Entendo José. Eu já fiz esse procedimento ( ponte entre os pinos do ISCP ) e outros procedimentos que o colocam em modo DFU, porém, não funcionam.

Então os ATMega 16U2 devem estar queimados.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço