Enviar um sinal de um sensor de temperatura, utilizando um elo indutimetro a distancia

Ola a todos, antes de mais nada obrigado.

Quero projetar uma maneira de enviar dados de um sensor de temperatura digital como o DS18B20, através de cabos elétricos, mas por indução eletromagnética a distancia de uns 20 cm ou algo parecido.

Aguem tem alguma ideia para ajudar ? Quero usar os fios como uma antena.

Muito Obrigado. 

Exibições: 288

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Para 20cm o ideal seria rf comum mesmo, pq vc prefere usar fio ?

  A questão mais é ter que desenvolver um circuito que estará em risco constante. As interferencias (rais caindo na rede, por ex) costumam passar pelos filtros que separam a energia (60Hz) da informação (frequencias mais altas).

  Enfim, recomendo um radio mesmo, nrf24l01 ou coisa assim.

Quero usar os fios da rede elétrica como antena para propagar o sinal sem precisar de vários roteadores e repetidores. Assim também diminui os gastos com infra-estrutura. Os 20 cm seria o circuito que iria induzir essa radio frequências dentro da parede acho que 20 cm pegaria qualquer profundidade sem que seja injetado diretamente nos fios da rede elétrica, faria isso por indução.

Obrigado

Ainda não entendi... Acho que vc vai ter que desenhar..

Seu circuito está a 20cm dos fios ?

A ideia é comunicaçao de rede (ethernet) e não apenas os dados de um sensor ?

Complicou...

Ainda não entendi... Acho que vc vai ter que desenhar..

Seu circuito está a 20cm dos fios ?

A ideia é comunicaçao de rede (ethernet) e não apenas os dados de um sensor ?

Complicou...

Usar a rede eletrica para isso já foi muito tentato, com sucesso, mas nunca com sucesso superior ao uso convencional da radio frequencia, com propagação pelo ar.

Os dispositivos precisam de elementos indutivos relativamente grandes (bobinas) que são caras e o sinal emitido é tratado como ruído na rede. Filtros de linha por ex atenuam o sinal. 

Mas caso queira criar pelo conhecimento, como exercício é uma oportunidade interessante, apesar dos riscos (choque e incêndio).

https://www.google.com.br/search?source=hp&q=internet+over+powe...

Talvez uma rede usando Lora e ESP32 deva funcionar , o problema é quando você esta fazendo isso dentro de um grande hospital, onde o pessoa da TI é o setor mais complicado de interagir.

Preciso enviar sinais de sensores para fora sem passar pela rede interna do hospital para justamente pular o setor de TI. Talvez mantar uma rede tipo mesh mas com consumo ultra baixo de energia e no final posso usar um 4G para enviar todos os dados.

Mas ate agora não achei um exemplo pratico de rede mesh com ultra baixo consumo de energia.

Você teria alguma ideia ou um exemplo funcional ?

Hoje eu utilizo o esp8266, ele pega os dados envia pelo um roteador wifi e depois o esp8266 entra em coma, e acorda depois de 40 minutos. Uma bateria lítio-íon  de 2.500 mA dura uns 4 meses, mas as vezes a rede falha e adeus dados dos sensores. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço