Olá pessoal, 

gostaria de saber se dá para ter uma medida precisa de altitude por meio de sensores ou modulo gps, pois estou querendo desenvolver um projeto para monitoramento de deslocamento vertical, sendo que preciso de uma precisão entre 1mm e no máximo 10mm.

Alguém sabe se isso é possível?

Exibições: 275

Responder esta

Respostas a este tópico

Com GPS não.. GPS daria precisão de metros. 

Para 10mm acredito que só com encoder ou coisa do tipo mesmo.

Qualquer outro tipo de sensor tem erro maior que isso.

Diga mais sobre o que está fazendo.

Opções:

Trena laser ou lidar

https://www.sparkfun.com/search/results?term=lidar

https://pt.wikipedia.org/wiki/LIDAR

 

Estou querendo começar um projeto da faculdade, um mecanismo que consiga medir o deslocamento de uma estrutura no eixo vertical, para conseguir monitorar possíveis recalques da estrutura.  Então usaria uma altitude inicial como nível 0 e  a partir disso faria medições constantes.

Se as medições forem iguais a medida de referência ("nível 0") então a estrutura não está sofrendo recalque, mas se as medidas forem diferentes, a estrutura estaria sofrendo um recalque.

No básico é isso 

Dificil, não sei mesmo.

Pq o GPS, de fato, de um dia para o outro apresenta variações na medição. Elas são por questões atmosféricas, constelação de satelites (posição deles) e alega o dono do sistema (EUA) que gera uma imprecisão proposital (?!?!?!?!).

O sistema barometrico idem, varia com o clima.

Um jeito de deixar o GPS mais preciso seria o DGPS.

https://en.wikipedia.org/wiki/Differential_GPS

Que na verdade nada mais é que colocar um receptor fixo em local conhecido sob as mesmas condições do seu receptor, aih pelo erro que ele apresenta vc calcula e elimina o erro do seu. Mas nao atingiria seu objetivo de medição.

Quem sabe vc esteja sendo demasiadamente exigente com o projeto. Veja com seu professor. Diga algo como: quem vai dar a precisão é o GPS. Basta eles melhorarem a rede...

Ou use o produto concorrente:

https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_(satellite_navigation)

http://www.dpie.com/gps/embedded/trimble-buffalo-multi-gnss-receiver

Mas mesmo assim passa longe da sua necessidade.

Vou ver com ele e vou se mudo o rumo da pesquisa para georreferenciamento, pois em certos trabalhos não precisam de mm kkk

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço