Olá turma,primeira vez que trabalho com o ESP-01 e estou tendo problemas de comunicação.

Alguém pode me dar um caminho a seguir.

Esse é o diagrama que foi solicitado no curso.

Esse é o erro que dá quando você usa o modo AT.

Não consigo passar dessa tela em relação a comunicação.

Att

Daniel

Exibições: 794

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Creio que o seu problema é a alimentação, estimo que o port do Arduino que esta fornecendo 3.3V não é suficiente para alimentar adequadamente o ESP8266-01.

Tente usar uma fonte de 3.3V de 1A ou mais, se usar Arduino para comunicação serial, lembre-se que ao usar outra fonte devera conectar o GND da fonte com ao GND do Arduino, se usar fonte de 5V devera usar um divisor resistivo.

Você também pode optar por usar o seu ESP sem Arduino, usando um conversor Serial/USB, já que é um desperdício usar uma placa Arduino somente para comunicar com o ESP. 

Links.

Tutorial do colega J.Gustavo Murta. http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266 

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA?view_as=su... 

Regulador para fonte 3.3V

Abs.

CK

Boa tarde

Carlos

Usei uma fonte de 5VDC 2000mA usei um divisor de tensão e caiu para mais ou menos 3,2VDC e tudo que pedia para conectar nos 3.3VDC utilizava essa saída.Quanto ao Arduino alimentei com uma bateria de 9VDC a parte.Mesmo assim êxito.

Quanto ao uso do arduino com ESP-01 é um curso CODEIOT tentando explicar o uso de IOT realmente ficou a desejar nas ajuda de conhecimentos desses componentes.

Utilizei um usb serial junto com esp-01 para colocar os parâmetros de fábrica para posteriormente fazer a comunicação.

Li algo em sites americanos sobre esse erro devido o nome do servidor ter mais de 10 caracteres (EVOX-FENRINS) você acha que tem algo a vê?.

Desde já agradeço pela ajuda.

Daniel, não pode usar um divisor de tensão para alimentar um ESP8266 ! 

Tem usar um regulador de 3,3V.

Leia as recomendações do amigo Carlos.

Como o colega Murta disse, o resistor resistivo não é recomendavel porque limitara a corrente de qualquer forma dependendo do resistor, por exemplo, se você usar uma tensão de 5V e duas R, uma de 100R e outra de 150R a saida vai ser 3V mas a corrente que circulara nas duas R sera de 14mA, insuficientes para a demanda do ESP, se usar de 10R e 100R a tensão de saida sera também 3V, e a corrente sera de 140mA, poderia até funcionar, mas note que os resistores deveriam dissipar uma potencia maior e mesmo assim a corrente quando ligado o wi fi do esp ira demandar picos muito maiores.

Recomendo não ficar dando murro em ponta de faca, se você já tem fontes de 5V ou mesmo de 9, e estiver usando uma protoboard, compre a placa reguladora, é barata, 12 reais praticamente, LINK AQUI

Aproveita a experiencia de muitos que já passaram por isso e não repita os mesmos erros, essa é a intenção do colega J,Gustavo, minha e de todos colegas aqui, compartilhar conhecimento.

Em tempo: Link Calculadora divisor resistivo: AQUI

Boa sorte!

Abs.

CK

Obrigado mesmo Carlos vou utilizar um regulador 3.3V conforme solicitado e posteriormente passo uma resposta para vocês!

Desde já agradeço pela ajuda.

Daniel

Por nada e disponha Daniel,

sim, não esqueça de postar seus resultados para manter o tópico atualizado e que sirva para outros colegas no futuro.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço