Simulação do Sensor de Corrente SCT-013 100A no Proteus.

Decidi adicionar este post com o objetivo de enriquecer o conhecimento sobre transformadores de corrente, os famosos "TC", dificilmente este tema é abordado em cursos de eletrônica, seja nas escolas técnicas ou mesmo em engenharia, pois está mais voltado para a elétrica e instrumentação.

Muitos daqui possui o Proteus para fazer simulações, por isso resolvi fazer com ele o modelo, pois ele não possui na sua biblioteca o referido sensor, mas isso não é empecilho para construir o modelo na qual deseja simulação. A seguir demostrarei como construir o modelo do SCT 013 100A, que é um transformador de corrente não invasivo de 100 Amperes com secundário de 50 miliamperes, este sensor não possui resistor interno, tão somente um protetor do tipo transzorb de 22 Volts. que é um supressor de transiente de tensão.

1º - Passo: Abra o Proteus e comece um novo esquema, abra a biblioteca para pegar componente e selecione na na biblioteca de "Modelling Primitives" no lado esquerdo da tela, logo após no seu lado direito irá aparecer vários modelos incluindo o que precisamos, no caso o "ACCCS" Arbitrary Current Controlled Current Source, nada mais é que uma fonte de corrente constante, controlada pela corrente aplicada na entrada, cuja a fórmula é 1* I(A,B), sendo "1" a constante de multiplicação da corrente de entrada "I", e "(A,B)" é a saída do nosso TC. Resumindo nosso Sensor é 100A/50mA, então nosso fator de multiplicação será:

Sendo: 50mA = 0.05 Amperes.

Fator de multiplicação será: 0.05A/100A, ficando a fórmula assim: (0.05/100) * I(A,B). Ou seja basta substituir a fórmula atual por esta e você terá a resposta do modelo desejado.

Para dar um entendimento melhor eu gerei printScreens das telas do Proteus.

No mais desejo boas simulações, alterem os valores de carga para aumentar ou diminuir a corrente de entrada, altere o valor

do SHUNT para verem o que acontece.

OBSERVAÇÃO: Este circuito simula um Transformador de corrente "TC", real, os resultados obtidos aí é que acontece na

prática.

Exibições: 9374

Responder esta

Respostas a este tópico

Preciso de sua ajuda, montei mas a medida só fica zerada nos instrumentos.

Bom dia. Estou pesquisando o comportamento do tc 100/50mA . Porem fiz um comparador em que coloco dois LM358. Um para a tensao e outro para a corrente. Ai que fiquei na duvida.... o objetivo e o fator de potencia. Se for carga resistiva no caso da imagem deveria emparelhar as ondas quadradas...

Não existe alguma configuração a fazer no LM358?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço