Pessoal Boa Noite,

Como que vocês fazem pra carregar esse arduino sem ser via cabo conversor USB TTL?É a primeira placa que compro e estou tendo dificuldades com ela.

Obrigado

Exibições: 2550

Responder esta

Respostas a este tópico

Aproveitando o tópico, vi alguns projetos que usam o pro mini 5v com bateria de 3.7v, como isso é possível?

Posso fazer isso sem problemas?

Obrigado a todos. 

Quando você diz "carregar" se refere a carregar o programa para o Arduíno? Se for, recomendo que você adquira um adaptador FTDI (plaquinha com 6 pinos), que é o que eu uso nos meus Arduínos. O Pro Mini já vem preparado para se conectar com FTDI, então basta soldar uma barra de pinos fêmea de 6 pinos na frente do Arduíno e espetar o FTDI quando quiser comunicar com o PC (bem melhor do que usar esses adaptadores TTL de 5 pinos que necessita que você faça esquemas com os fios...). Você encontra esse FTDI por menos de R$ 20,00 na internet (pelo menos na Curto Circuito é esse preço).

Também tem como programar o Pro Mini ligando ele num Arduíno Uno, sem precisar desses adaptadores. Aí é só procurar no Google que encontrará vários tutoriais. Mas nada mais prático do que o adaptador FTDI, que funciona como se fosse um pen drive.

Obs: O adaptador FTDI usa um cabo mini USB (que vc adquire separadamente). Ele é menor que o conector USB comum e maior que os conectores de celular (micro USB). Então cabos de celular não servem nele.

Sugestão: Para dar um acabamento legal nesse adaptador e para ficar mais prático de segurá-lo (ficar semelhante a um pen drive) recomendo que use Termo Retrátil transparente de ø 20 mm nele. Aí ficará semelhante aos módulos TTL com aquele "plástico" protetor transparente que vc vê em fotos do Google... (aquilo é termo retrátil). Tudo isso que te falei é o que uso em casa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço