Pessoal, eu gostaria de fazer um dispenser de líquidos com RFID. Aceito abertamente todas as sugestões e observações dos mestres do Labdegaragem. Funcionaria assim:

1. O cliente vai ao caixa e compra créditos para um cartão RFID. A atendente coloca os créditos nesse cartão num banco de dados Mysql.

2. O cliente aproxima o cartão no leitor do dispenser e ela lê o RFID e consulta no banco de dados se o cartão tem saldo.

3. Se tiver saldo, o cliente aperta um botão para o líquido abastecer o seu copo. Conforme o copo vai enchendo, o sistema vai debitando do crédito o valor correspondente ao que está sendo liberado.

4. O cliente soltando o botão, o sistema tranca a liberação do líquido e após 5 segundos volta ao estado inicial (dentro desse tempo o cliente pode abastecer mais, conforme haver saldo).

5. Todas as informações serão exibidas ao cliente por um tablet.

Os componentes que preciso:

Válvula solenóide

Leitor RFID

Pushbutton

Sensor de fluxo

Dúvidas: nunca mexi com Mysql (mas tenho experiência em SQL) e arduino ou nodemcu, seria o melhor banco de dados?

Numa "fase 2", o cliente quer esses dados na nuvem.

Grato pela atenção,
Fabio.

Exibições: 306

Responder esta

Respostas a este tópico

Comecei e parei um projeto que precisava de dados em nuvem tb. Todos os que manjam realmente de banco de dados disseram para nunca usar SQL ou MySQL direto por motivos de segurança. se entendi o problema é que vc (seu aparelho) se loga no servidor por login e senha e isso não é criptografado. Um hacker pode descobrir essa senha e vc vai ter problemas..

Contra hacker não há solução, mas há paliativos e caminhos para dificultar.

Minha sincera sugestão:

Comece com MySql mesmo, pergunte ao Google...

https://portal.vidadesilicio.com.br/banco-de-dados-mysql-arduino-sh...

Depois vc migra para algo mais seguro.. Pq senão vc não começa nunca...

Vc ainda pode usar MySQL para atualizar um servidor local (PC) e depois esse mesmo PC atualizar a nuvem, usando um método mais seguro.

EHM,

Obrigado pela sugestão. Na verdade vou fazer uma alteração nesse projeto, conforme indicado no chat pelo RV: Vou gravar o saldo direto no cartão RFID, aí só precisarei comunicar com o servidor no final do dia, para repassar o que cada cliente comprou. Assim, não teremos comunicação com o BD a cada compra, e sim apenas uma no final do expediente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço