COMUNICAÇÃO ENTRE 02 MODULOS RF-433 PARA CIMA DE UM PREDIO

Olá pessoal do LG, tenho uma necessidade de um projeto que preciso realizar comunicação de dados entre 02 microcontroladores através de modulos de RF-433 - 100mW.

A comunicação deverá ser feito da seguinte forma: 

01 modulo de rádio será instalado na portaria de um condominio/prédio e o outro modulo de radio será instalado no terraço deste prédio, ou seja, a 70mts de altura.

Porém não estou conseguindo estabelecer comunicação entre os dois devido à altura. 

Em plano, os radios comunicam muito bem e em distancias pelo menos 3 x aos 70mts.

Alguém teria uma dica de como resolver esse problema de comunicação pra 'CIMA" ?

Obrigado!

Exibições: 309

Responder esta

Respostas a este tópico

O sinal não obedece gravidade ou coisa assim. Tem que funcionar.

Qual antena está usando ? Será que ela tem um ganho direcional ?

Ainda, a reflexão em paredes pode ser boa ou ruim.

Mande fotos da antena, diga se está instalada do lado externo.

Para grandes distancias vc pode comprar uma antena de boa qualidade. Para 433,92 vc pode usar uma da Electril.com.br por ex. São caras. Vale olhar a medida e fazer em casa depois...

Eduardo,

Sei que existe uma amplitude para o sinal RF 433, não sei ao certo qual a altura desta amplitude para uma potencia de 100mW.

A antena é a do próprio Radio, modelo HC-12. Antena não direcional pois como disse antes, na horizontal o radios funcionam a mais de 200mts um do outro, como preciso comunicar uma distancia de 70mts para cima, penso que estas antenas deveriam servir. Quanto às barreiras terei apenas 02, uma da portaria e outra da sala do terraço, pois a portaria deste prédio fica na frente o edifício e não embaixo dele.

Vou testar com antenas de maiores ganhos para tentar ter mais amplitude do sinal RF.

Obg.

Continuo sem saber o motivo, mas faria alguns testes:

- Para testar, colocar o módulo do lado de fora da sala. Para ver se o teto em concreto revestido de manta asfáltica metalizada (camada de alumínio) não seria o problema. As vezes as paredes são de tijolos e o teto de concreto+manta...

- Testar com uma antena externa. por ser UHF uma antena qualquer UHF deve servir, ex: Antena de TV digital. Como vai transmitir ainda acredito que uma caseira feita na medida exata seja melhor.

O sinal precisa ir do transmissor ao receptor diretamente uma vez que não há onde refletir (o ceu não reflete esse sinal).

Sobre Amplitude ?? Se vc medir com o osciloscópio a ponta da antena (um otimo osciloscópio) vai medir uma amplitude.. Uma tensão, mas ela não significa tanto assim. Um otimo circuito pode ter uma amplitude menor, com baixa impedancia, tudo bem casado e gerar melhor resultudado (potencia) que um outro que gera até tensões maiores sem a antena, mas com uma antena boa não consegue gerar (arreia). Emfim, se fala em potencia, não amplitude.

Tem tb alcance e altitude. O alcance é determinado pela potencia, antena, etc. A altitude interfere positivamente. No vacuo o sinal propaga melhor, mas 70m não  faz diferença nenhuma. 

Veja no exemplo:

O sinal precisa passar: 1 teto (laje), 1 parede e depois mais 3 lajes para chegar na antena. Se for isso fica dificil. Teria que por a antena projetada pra fora. Faça o teste. Se funcionar vc vai precisar de uma antena pendurara. Ou uma caixinha onde vc poria o modulo todo.

Olá Eduardo.

Novamente obrigado pelo seu retorno! 

O cenário é quase isso que desenhou, unico detalhe é a antena no terraço está mais na lateral do predio onde não pega as lajes dos apartamentos, apenas a parede da sala do terraço mesmo, sendo assim, menor barreira. 

Já fiz o teste de deixar o radio da portaria fora da portaria, porém mesmo assim não funcionou.

Bom, vou seguir sua sugestão em testar com antenas de maior ganhos, para tentar vencer essa distancia de 70mts para cima. 

Venho com mais informações sobre os testes. 

Agradeço desde já sua ajuda!

Fernando.

Bom dia , 

Algum colega do Lab já teve esse mesmo questionamento. Não sei como ele resolveu. Sugiro que pesquise o tópico dele. 

Na época, a minha sugestão foi usar o sistema de interfone do prédio para estabelecer esse controle remoto.

Acho que ele queria controlar a caixa dágua ou algo assim. 

Olá José Gustavo,

Procurei sobre este tópico e não encontrei, não de haver mais ou provável com outro nome bem distinto deste assunto.

A ideia de utilizar o interfone é boa, porém para esta minha app não será possivel pois terei mais de 01 modulo escravo na rede sem fio me pontos diferentes no condominio. 

Bom, esse final de semana vou testar com antenas de maior ganho para ver o que acontece. Caso contrario terei que passar cabo de par trançado......

Agradeço pelo contato. abçs.

José,

Li o topico, o cara resolveu com fios, porém, o mesmo é bem novo na área então nem tentou outras opções, como pode ver ele queria alguma coisa pronta para "Copiar e Colar".

Vou tentar as antenas de maiores ganhos, creio em resolver, pensei tbem na possibilidade de criar uns modulos repetidores de sinais ao logo do prédio, serveria como "escadas para o RF" até o terraço.

Bom, vamos nos falando.

Abçs!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço