gente eu compre um usbasp no ML e instalei tudo certinho driver Progisp, em fim, tenho 3 avr aqui usados, Attiny13a, e 2 Atmega88, fui tentar ler eles e da a seguinte mensagem de erro ( Chip enable Program error)como podem ver o usbasp está reconhecido no software creio q não seja problema de comunicação, a placa até interage, ela pista o led RXD e tals porem da esse erro, aguem sabe o que pode ser !?

Exibições: 1572

Responder esta

Respostas a este tópico

tipo mais ele da esse erro no momento que eu clico em apagar.

Aproveitando esse tópico, estou tendo esse mesmo problema e ainda não consegui resolver. Aparentemente já mandei 3 Atmega328 aparentemente para o limbo tentando descobrir o que estou fazendo errado.

Percebi que dá esse erro quando tento gravar um chip novo, sem antes ter gravado o bootloader nele. Se gravar o bootloader primeiro usando o próprio Arduino e depois gravar o HEX pelo programador, funciona normal.

Nunca passei por isso, não tenho sua resposta, mas tenho uma suspeita:

Resposta considerando que vc disse que quer ler. Se quer gravar, por favor reformule a pergunta.

Todos os microcontroladores possuem fusiveis de proteção. Eles impedem que pessoas não autorizadas tenham acesso a programação. Servem para evitar que um aparelho seja copiado.

Quando vc grava vc avisa quais fusiveis pretende queimar nesse campo "Program Fuse".

Depois conforme eles foram programados é possivel ou não ler.

Possivelmente o chip q vc quer ler teve esse fusivel queimado.

Bom dia Eduardo.

Até onde eu entendi vendo na internet, quando você habilita o LockBit (proteção do conteúdo), o programador consegue ler o chip, mas vai retornar tudo FFFF, não vai mostrar os dados reais.

Eu acho que no meu caso, estou gravando alguma configuração errada de configuração do clock, o que acaba impedindo o chip de entrar em funcionamento, e consequentemente não consigo mais acessá-lo. Só que agora já estou com medo de testar novas possibilidade e perder outro chip.

Dando um feedback aqui no tópico, que não é meu mas aproveitei o assunto, consegui resolver o problema.

Aparentemente eu gravei configurações erradas no fuses do atmel que o impediam de funcionar. Depois de pesquisar bastante, concluí que uma possível solução era usar um gravador de alta voltagem para reprogramar o microcontrolador (HVSP/HVPP - HIGH VOLTAGE SERIAL PROGRAMER / HIGH VOLTAGE PARALLEL PROGRAMER)

Seguindo as orientações do site a seguir, consegui recuperar os chips que aparentemente eu tinha mandado pro limbo.

https://www.instructables.com/id/HV-Rescue-Simple/

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço