Olá garagistas !

Gostaria de postar aqui uma dúvida de um projeto que estou querendo fazer, e gostaria de contar com a ajuda de vocês, podendo até fazermos juntos, este que pode servir para ajudar muitos iniciantes e desenvolvedores.

Toda a vez que eu precisava começar um projeto novo, ou mesmo testar algum código, módulos, componentes etc, eu me deparava com a necessidade de montar do zero na protoboard todo o material necessário (microcontrolador, display, botões, leds, reles, etc). Eu sei que existem kits desse tipos no mercado, alguns de empresas nacionais, outros de fora, mas o preço acaba sendo bem salgado para quem está começando ou mesmo não quer ou não pode gastar muito com isso, então pensei em fazer uma placa já com vários componentes para auxiliar no desenvolvimento de vários projetos ou testar ideias.

Gostaria da da ajuda dos demais afim de reunir idéias sobre o que seria o mínimo necessário para criar uma placa/kit de desenvolvimento que não deixe muito a desejar no quesito de periféricos mais utilizados e facilidade de montagem e ligações.

A princípio eu iria fazer a PCB em casa, mas devido ao número de componentes na placa, uma PCB face simples ficaria inviável, e fazer em casa uma dupla face com furos metalizados é fora de questão, então pensei em recorrer aqui ao LdG e quem sabe podemos fazer o projeto e mandar fabricar as PCB's em quantidade com acabamento profissional para todos que estiverem interessados.

Abaixo segue um primeiro layout que fiz só para ter uma ideia de como ficaria a placa com os componentes e periféricos. Estou utilizando o DIP Trace, que já estou acostumado, mas aí já surgir o primeiro problema, a versão Free que eu utilizo já não permite criar layout's com mais de 300 pinos, logo vou ter que recorrer a outro software.

Os módulos que pretendo colocar a princípio:

- Microcontrolador Atmega328p (para que está acostumado com arduído);

   - soquete ZIP para facilitar a troca e gravação de novos MCU;

   - interfaces de programação por USB(FTDI e ISP);

   - conector de expansão I2C;

- Regulador de tensão Buck DC-DC ao invés de 7805 que esquenta muito e não suporta muita corrente;

- Display 16x2;

- Diplay 128x64;

- Buzzer;

- Leds;

- Switchs para teclado matricial; 

- Modulo Rele; 

- Acoplar uma pequena protoboard para ligação de outros componentes externos;

A princípio seria isso, se alguém simpatizar com a ideia e achar interessante, vamos seguindo esse projeto.

Exibições: 1634

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Andre eu comprei uma placas dessas um monte na smartradio de desenvolvimento, clp, ate placa de pic da microgenio, so que não da para fazer como nos queremos, pois precisa conhecer bem enderecos, string, time e etc para desenvolver e queria fazer um relogio digital conforme uns exemplos que achei, e não funcionou

Att

Horst

Então, com essas placa que você mencionou você aprende (ou tem que aprender) a programar um microcontrolador de verdade. 

Desculpe falar isso, alguns podem me criticar, mas com o Arduíno nós ficamos "burros". Quando você começa a mexer com Arduíno, você aprende a trabalhar com a Arduíno, e não com microcontroladores, que é muito mais complexo.

Por isso eu estou querendo começar a aprender a programar em nível mais baixo e ir mais a fundo com os microcontroladores.

Concordo com sua colocação, as pessoas ficam   reféns das bibliotecas e não querem pensar um pouquinho na solução, mas isso é outra história. 

Agora você pode aprender a programar em baixo nivel nas placas do Arduino, talvez seja esse o ponto da sua questão, que é deixar  os shields ou módulos de uma forma mais prática e a disposição do usuário.

Ola, André...Acho uma excelente idéia. Eu havia pensado em algo semelhante...Todas as minhas montagens, uso as placas universais, ilustradas pelo José Gustavo Murta...Até definir o protótipo final, elas são excelentes !..Nas ligações, prefiro usar as 8 cores de sobras de cabo de rede...São baratos, fáceis de manusear...mantenho a capa colorida, para definir a função da trilha específica....As trilhas largas laterais, uso como alimentação + ou -...Não sei qual o tamanho máximo destas placas...Aqui na minha cidade, são 10cm x 10cm...mas devem ter maiores..tipo 20cm x 20cm...Da para acoplar várias placas até definir o tamanho final da prancheta de desenvolvimento...As furações respeitam distâncias universais...Enfim, é muito vantajoso o uso destas placas...Na China, o custo é bastante acessível. Acho que o uso de Arduino deve ser positivamente pensado...ou pelo menos, ter um conjunto de pinos onde ele possa ser acoplado...Depois de definidos todos os componentes, pode se pensar, num painel de acrílico ou PVC, cortado a laser, servindo como "painel", removível, sobre todos os componentes, deixando apenas os pontos de ligação...Enfim, são dezenas de possibilidades...inclusive, criar pranchetas básicas, intermediárias ou avançadas...Se precisar de um parceiro, conta comigo. Um abraço !

Paulo bom dia, 

Mostre-nos uma foto da sua montagem com fio de cabo de rede. (acho eles pouco flexíveis).

Obrigado.

Blz, José...Bom dia...Alguns circuitos que montei, não estão mais comigo...Nunca me preocupo em ficar com registros, mas agora estou tendo mais cuidado com isso...Faz meses que não faço uma montagem, nem para mim...Muito envolvido com os telescópios(hobby), e os trabalhos de consertos eletronicos...Mas em seguida, vou fazer uma plaquinha e vou registrar uma foto. Essas placas são muito legais...Todas as conexões com esse fio, faço curvas de 90º...e quando tem uma trilha perpendicular ocupada, entro com o fio num furo anterior, pulo a trilha e desço novamente...sem cortar o fio....Bem como acontece nas placas de dupla face...São muito práticas. Na montagem de protótipos, usei em Conversores de RF de 27mhz p/ 7mhz...elas me ajudaram muito a definir a placa final...e mesmo os protótipos, vendi todos.

Os cabos de rede, vc desmonta o trançado e deixa eles lisinhos...Por serem mais "durinhos", se acomodam bem e a capa colorida dá um acabamento legal e define melhor as trilhas. Vou fazer uma montagem semana que vem e registro com fotos...Um abraço

Boa tarde pessoal.

De forma simplificada, os cabos de redes UTP e STP (LAN Cable) são divididos

em duas parte.

Os cabos usados no cabeamento horizontal e os "jumpers".

Os cabos do horizontal são compostos por fios rígidos e os jumpers por fios flexíveis.

Os fios rígidos usado nestes cabos pode se de basicamente da bitola AWG, 24, 26 ou 28.

RV

Gostei demais de usar os fios esmaltados de transformador.

São bem flexíveis e ocupam pouco espaço na placa. 

Se montar errado, fica muito fácil para corrigir.

Com um diagrama esquemático do circuito, vou colorindo com caneta marca-texto, as ligações já feitas. 

Depois eu confiro novamente todas as ligações, antes de energizar o circuito. 

A montagem é bem rápida, muito mais rápida do que tentar fazer uma placa de circuito impresso. 

Fala Paulo ! Tudo certo !

Então, eu também uso bastante essas placas universais em minhas montagens. Algumas coisas que monto pra mim mesmo, até deixo como definitivo.

Estou pensando em montar em uma dessas, mas a maior que achei aqui na cidade foi 15x10cm, o que não é o suficiente para o que pretendo fazer.
Aos poucos estou fazendo uns testes e vendo quais módulos posso deixar pronto para acoplar, mas uma coisa que está chato são os módulos I2C, onde cada um tem uma pinagem diferente, não seguem um padrão, terei que colocar vários conectores.

Blz, Andre...Encontrei um bom tamanho por R$15,00...

http://www.novatridaeletronica.com.br/produtos/detalhe/866/placa-ci...

Depois de quase 2 meses, finalmente consegui terminar meu protótipo.

Deu um certo trabalho, e ainda não testei o funcionamento de todos os componentes, mas ficou praticamente do jeito que eu queria.

Depois falo mais detalhadamente sobre a montagem e componentes se for necessário, mas a aparência está aí:

Boa noite, 

Ficou bonita. Espero que tudo funcione bem. 

Dica para fotografia - monte um sistema de iluminação com quatro lampadas de led, sobre a placa. 

Uma lampada em cada canto. Eu uso lampadas de 9W. 

Parabéns.

Veja como ficam minhas fotos :

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço