Bom dia Pessoal,

Preciso desenvolver um projeto que consiste em criar um sensor de nível de uma caixa d'agua interligado com Arduíno e com transmissão de dados via internet à ser recebido em dispositivos móveis com android.

Minha dúvida está sendo em qual sensor usar, pois, gostaria de ter um controle real, ou seja, se tiver 33% de água na caixa, eu gostaria que informasse o valor real. Não queria um controle de níveis pré-definidos (Exemplo: 0%,..25%...50%...75%...100%).

Li muita coisa a respeito e até onde eu li o pessoal estava tendo grandes problemas com a umidade, o que acaba incapacitando os sensores.

Outra dúvida que tenho é a respeito do próprio arduíno. Teria alguma coisa específica que eu deveria utilizar?

Desculpem se as perguntas não forem a nível avançado, eu realmente sou iniciante no arduíno e tenho que fazer este projeto para apresentar no curso de especialização.

Alguém tem um dica de como posso resolver essa dúvida?

Grande Abraço

Rogério

Exibições: 24886

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia amigo J. Gustavo,

Só testando pra saber, valw pela dica!

Abs,

CK

Talvez usando uma boia com um material reflexivo, deve dar certo.

A dificuldade será manter a boia no lugar. 

Para todo problema, tem uma solução. O que sugerem ?

Olá Murta, ontem eu li todas os comentários sobre controle e medição de nível.

Desculpem-me se a informação é tardia ou inócua. 

Meu interesse está na utilização de sensor ultrassônico à prova d'água, fiz várias pesquisas e encontrei um sensor (eBay na China) que me pareceu barato (R$ 40,00 no eBay) por ser um único sensor para emitir e receber. Para comprar da China haverá o prazo dilatado para chegar (em torno de 80 dias em média).

Inclusive este sensor vem com conector para o sensor na placa o que também facilitaria seus testes com os sensores de estacionamento.

Estarei fazendo testes para conferir o funcionamento e a condição de ser IP67.

O modelo é JSN-SR04T

Segue o link no eBay: http://www.ebay.com/itm/Waterproof-Ultrasonic-Module-JSN-SR04T-Dist...

Abraços,

Napoleão

Olá,

Para colocar na internet e no dispositivo móvel use a facilidade de um site de IoT, veja alguns videos no meu canal.

CLIC AQUI

Abs,

CK 

Boa tarde Napoleão , 

No ano passado eu comprei o sensor Maxbotix MB1010. Fiz um estudo completo e detalhado do módulo. Ele é muito bom (depois farei um tutorial).

http://www.maxbotix.com/Ultrasonic_Sensors/MB1010.htm

Só não troquei ainda o transdutor por um à prova dágua. 

Obrigado pela dica ! Depois mostre os seus resultados. 

Abraços. 

Gustavo 

Ola, José...Tenho acompanhado o tópico do Nivel...Ja conseguiram algum sensor adequado  ? Tem um sistema que fica totalmente isolado da umidade do reservatório...Me refiro aos reedswitch, acionados por um imã móvel de alto-falante que  vai comutando resistores, de um divisor de tensão....só usa um par de fios...essa tensão variável, seria lida por um arduíno ou outro circuíto indicador. A água não entra em contato físico nenhum, evitando uma eletrólise...O imã (tipo anel), poderia ser colado numa bóia plástica com furo central, ou  um anel de isopor...O nível da água fará o  imã subir ou descer, neste tubo montado verticalmente. Pode se colocar quantos reeds vc quiser, aumentando a precisão com mais resistores...Tem um tubo usado para água quente, muito resistente, mais rígido que o PVC e mais fino que cano 1/2...Um abraço !

Boa noite Paulo Afonso , 

Você conhece os sensores da Icos ? Eles tem imã e reed switchs internos. 

O seu sensor seria similar à esse ?

http://labdegaragem.com/forum/topics/controle-de-n-vel-caixa-d-gua?...

Sensor da Icos: ( não tenho nenhum vínculo com a ICOS) 

https://www.icos.com.br/sensor-de-nivel/montagem-lateral/LA16M-40/

https://www.icos.com.br/sensor-de-nivel/

Naquela  época (em 2014)  eu questionei a Natascha (ICOS) , sobre a dificuldade em furar a caixa dagua para instalar os sensores e ela mostrou essa solução (bem adequada) :

Bom dia, José....Muito bom esses sensores da Icos...Para reduzir a fiação, já fora da caixa, poderia montar um divisor de tensão com resistores, ou aproveitar a queda de tensão de diodos...Desta forma, teríamos apenas um par de fios até o sistema indicador...O meu sistema é similar, onde o divisor resistivo já fica dentro do cano vertical, junto com reeds...Com diodos, se consegue indicação até 8 níveis, usando alimentação de 5V...O imã-bóia vai chaveando os reeds e estes, os resistores ou diodos ao longo do cano vertical....na saída do cano,  apenas 2 fios conduzem a informação até o circuito indicador. Não envolve desgaste mecânico e nem exposição dos componentes com a umidade e é muito barato.  Com resistores, se consegue infinitos níveis...Usando o Arduino como indicador, a tensão que chega numa entrada analógica será mostrada em Litros num visor LCD ou monitorada via WEB...mas aí, é para outra turma...kkkk...um abraço.

PENSEI ALGO ASSIM...

Anexos

Ok. obrigado. 

Poste fotos se montar o dispositivo. 

Abraços.

Olha só que  bacana esse sistema de monitoramento de caixa d'agua usando um potenciômetro

https://www.youtube.com/watch?v=BdfxSd1iwkY&t=18s

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço