Pessoal,

Boa Tarde...

Estou desenvolvendo um projeto com Arduino MEGA que consta na ligação de 16 sensores de umidade do solo, 4 válvulas solenoides e uma motobomba. Esses dados serão exibidos no display 16x2 com botões para navegação entre os menus e um RTC (todos os dados já estão sendo salvos como um datalogger). Segue o código que tenho até agora para que me auxiliem caso encontrem algum erro pois não sou expert em programação. A quantidade de sensores ainda não é a final, coloquei os 4 apenas para ir testando. Alguns menus estão somente como exemplo, não estou utilizando... O arduino está ligado com uma fonte externa de 9v 1A e as solenoides com uma fonte tipo colméia pois elas são de 24V.

Dúvidas.:

1 - Preciso ligar uma motobomba da marca MAGTRON de 1/2CV (folto anexa), o relê (5v ou 12v) consegue ligar a bomba normalmente? A parte elétrica me preocupa, vou utilizar os reles em serie da robocore para economizar portas. Li algo sobre um multiplexador para utilizar com os reles normais mas ainda não consegui estudar sobre...

2 - Gostaria que ao ligar o arduino o primeiro menu exibido no display fosse a verificação do cartão de memória (se existe ou não) para depois prosseguir para os outros menus. Seria uma segurança a mais.

3 - Gostaria de inserir uma opção de irrigação "manual" onde no menu eu pudesse desativar a programação feita através da leitura dos sensores e programasse o horário de ativar a bomba manualmente.

Com a utilização dos menus tive seguinte problema, os dados só gravavam no cartão quando eu acionava o menu correspondente. Por isso coloquei algumas funções dentro do loop, pois gostaria que elas ficassem rodando direto para gravar no cartão de memória. Não sei se estou fazendo certo, pois antes eu colocava tudo dentro do loop, agora utilizando os menus a linguagem C utiliza as "funções" e isso me deu um certo trabalho... Sei que postei muitas dúvidas mas conto novamente com a ajuda de vocês. 

Segue o código.:

https://pastebin.com/6H9na7Un

Exibições: 2974

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou com o mesmo projeto, mas estou utilizando válvula solenóide, arduíno mega, shield internet, relé 5v, sensor vazão de aguá, sensor de umidade e temperatura ar e sensor umidade do solo.

Olá Francisco

 Eu tb, existem muitos tópicos sobre este assunto, vou controlar esta válvula ai da foto, hoje fiz importantes avanços no meu sensor TDR, superou minhas expectativas, vou postar os resultados nesta semana.

Qual sensor de umidade do solo vc esta usando, Capacitivo,Resistivo,TDR ? O que te levou a adota-lo ?

Abraços

Estou usando o sensor de umidade higrômetro. Como é a primeira vez, decidimos comprar algo que fosse facofde mexer.

Olá

Este sensor utiliza o comparador LM393 que muda o estado conforme a resistência elétrica, é isso ?

Se for é útil para o desenvolvimento de programas, mas de pouca utilidade em casos práticos.

Com esta prova pode ser desenvolvido um protótipo como o da foto, talvez imergindo ela em um bloco de gesso.

Joe,

Continuo tentando aqui... Porém tenho algumas unidades do NodeMcu V3 aqui que poderiam ser utilizadas no projeto... A questão de ter que trabalhar com o Arduino MEGA ADK é pq faz parte da minha dissertação e infelizmente preciso de uma quantidade boa de portas pois só de sensores de umidade vamos utilizar 16... Por isso estou um pouco desesperado em conseguir enviar esses dados pela internet... Ainda não sei qual a melhor maneira, por enquanto estou tentando essa...Muito Obrigado pela ajuda...

Ok

Acredito que com o node seja mais fácil implantar a troca de mensagens.

Fiz os testes de que já comentei:

Teste a seco

Na água

Abraços

Olá Amigos

Já esta concluído o conceito de transmissão e recepção do sinal para a determinação da constante dielétrica do solo, pretendo agora definir os valores para o acionamento da válvula de água quando a planta estiver necessitando de água.

Pretendo utilizar no firmware um display 2 x 16 com valores do teor de umidade em percentagem.

Se alguém interessado neste projeto tiver valores mais precisos ou valores para outras culturas,favor ajudar, toda colaboração será bem vinda.

Olá Hugo, 

Parabéns pelo projeto, não sei se você terminou mas tenho uma humilde dica que pode te ajudar. Quantos pinos o display 2 x 16 usa no Arduino Mega?

A minha dica é você usar um aplicativo para receber esses dados e assim resolveria o problema dos botões de acionamento manual que você precisa.
Passei por esse problema usando Arduino Uno, e quando precisava de mais portas fiz
os botões com resistores e o máximo que consegui foram 5 botões, mas veio o problema maior que era a precisão dos dados, então pesquisei e encontrei o modulo bluetooth que resolveu todos meus problemas.
Após várias pesquisas encontrei o "MIT App Inventor 2", é uma ferramenta grátis do google para fazer aplicativos que usa a programação em blocos, depois de muitos testes e tutorias consegui fazer a coisa funcionar com sucesso.

Veja neste vídeo um projeto que fiz sobre o uso do aplicativo substituindo os botões:

Este vídeo uso os 5 botões:

Caso queira posso te enviar o código AppInventor2 de um outro projeto de controle por
aplicativo, no início é difícil mas depois a gente pega o jeito e se torna fácil.

Essa é somente uma dica que pode te ajudar, mas você pode usar com shield internet e ter
o controle total de qualquer lugar do mundo.
Torço para que tenha sucesso no seu projeto, e mais uma vez parabéns pelo projeto.

Obrigado Tarcizio...

Tive que parar um pouco pois já estou semeando os tomates que vão para a estufa onde está instalado o sistema... Vou olhar essas dicas que você deu pois preciso implementar mais funcionalidades... Qualquer coisa volto posto aqui... Abraços...

Olá amigos

Continuo os testes com minha sonda, estou trabalhando no modo FDR, pois os resultados alcançados até aqui satisfazem as premissas iniciais do meu projeto. Porém agora apareceu uma dúvida. Estou trabalhando com cabos coaxiais de 75 Ohms e conectores BNC, são componentes especializados, embora de fácil aquisição prefiro 75 a 50 ohms. Tive melhores resultados com 2 mHZ., me parece que a utilização de cabos coaxiais são legados da Tektronix.

O que me passa no momento é a ideia de retirar o cabo e montar o circuito de RF na própria sonda, em uma mesma placa de circuito impresso e sair com  um sinal de 2mA a 20mA sob 250 Ohms em loop de corrente, padrão já amplamente utilizado pela industria.

Monitor comercial:

monitor%204ma%2020ma%20comercial.pdf

Gostaria de saber o que os amigos tem a dizer sobre esta questão.

Abraços

Joe

Bom dia Joe, 

Apesar de ser um padrão na indústria, a interface analógica (2 a 20mA) é muito antiga. 

Acho que poderia usar coisas mais modernas. 

Eu não li todos os tópicos. 

Que tipo de informação deseja transmitir?

Olá José

Realmente é um padrão da década de 60, mas levando em consideração que o sensor deve fica enterrado, é  impossível utilizar um  WiFi, já um RS 485 por exemplo demandaria de um microcontrolador junto ao sensor o que gera uma quantidade indesejada de ruídos e uma certa complexidade que devera ficar soterrada. Mas é algo que pode ser experimentado e implementado um protocolo de amplo conhecimento como um MODBUS (1979).

Para informação que necessita ser retirada do solo basta um valor decimal de duas casas 0-99,

é o valor da constante dielétrica (Ka).  Caso seja feita a opção de transmitir a informação em formato digital o valor a ser transmitido poderá ser em percentual de água no solo tb em duas casas decimais 0% a 99%,

para isso resolve-se a aproximação de G.C Topp.

Abraços, e toda colaboração sera bem vinda, Agradeço

Joe

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço