Olá a todos.

Comprei da China um arduino UNO, ele não reconhece como UNO comum tem que adicionar alguns arquivos na IDE para poder gravar nele. É da marca "WVACAT", Inclusive na IDE aparece a placa para gravar como "WVACAT UNO R3" para poder gravar nele. Mas alguns sketches meu nele não grava. da uns erros bem bizarros.

Minha pergunta é a seguinte. Sendo ele um CHIP 328p SMD igual aos UNO, como faço para transformar ele em um UNO?

Tentei algumas técnicas de gravação de bootloader mas sem sucesso.

alguma dica de como transformar ele em um UNO comum?

O hardware dele é exatamente igual a um uno mas tem essa frescura de ser da tal marca "WVACAT".

Exibições: 1817

Responder esta

Respostas a este tópico

Olhando agora eu descobri que ele tem um cristal de 12.000 e não de 16.000. segue a foto em anexo.

Nenhuma dica pessoal?

Olá

Troque o cristal por um de 16 MHz ou de 8Mhz, você também pode usar o clock interno de 8MHz.

Ou então você recompila o bootloader, para rodar em 12MHz, isso pode ter várias implicações, a mais significativa, é a mudança no baudrate para a comunicação entre o bootloader e a IDE. Se estiver errado, você não conseguirá gravar os seus códigos no chip.

Obrigado pela resposta. vou providenciar uns cristais de 16 MHz e trocar,

E quanto a essa historia de ela só gravar se eu selecionar ela como "WVACAT UNO R3"?
Sendo que os componentes dela são exatamente os mesmos de um Arduino UNO comum

O nome é um identificador na IDE, que está definido no arquivo boards.txt, se você usar com um clock  e/ou baudrate diferente das placas oficiais , faz sentido usar um nome diferente.

Eu recomento regravar o bootloader do UNO, mas pode ser do Nano ou até mesmo o Pró, já que essas placas usam o mesmo microcontrolador. É claro que cada placa possui o seu identificador, basicamente é o baudrate da gravação que muda.

Troquei os cristais para 16MHZ e estou utilizando um arduino uno para gravar o bootloader neles e estou obtendo este erro:

Arduino: 1.6.9 (Windows 7), Placa:"Arduino/Genuino Uno"

avrdude: Expected signature for ATmega328P is 1E 95 0F
Double check chip, or use -F to override this check.
Encontrado um microcontrolador errado. Você selecionou a placa correta a partir do menu Ferramentas > Placa?

Quando usar o avrdude, inclua o parâmetro -F. O erro de assinatura errada acontece mesmo com o MCU correto. O manual do avrdude (man avrdude) diz o seguinte em inglês:

-F Normally, avrdude tries to verify that the device signature read from the part is reasonable before continuing. Since it can happen from time to time that a device has a broken (erased or overwritten) device signature but is otherwise operating normally, this options is provided to override the check. Also, for programmers like the Atmel STK500 and STK600 which can adjust parameters local to the programming tool (independent of an actual connection to a target controller), this option can be used together with -t to continue in terminal mode.

Desculpa a minha falta de conhecimento mas não entendi, eu quero somente fazer ele virar um arduino UNO comum, não deve ser nada difícil pois ele tem exatamente o mesmo Hardware de um UNO. Só que eu não sei fazer isto.

Eu usei um arduino UNO com o sketch ArduinoISP e conectei ele no arduino a ser gravado e mandei gravar o bootloader do UNO e da este erro.

Napster,

    Existe mais de um problema ai.

    Uma coisa é não estar reconhecendo como UNO, outra é o bootloader.

    Veja bem, quem faz a comunicação da placa UNO com o PC, não é o atmega328, em um arduino oficial atual é um atmega32u4 se não me engano, mas nessas placas de baixo custo da china o chip utilizado via de regra é o CH340.

    Só que tem um probleminha, o Driver para o CH340 não tem junto do pacote oficial Arduino, você tem que procurar na internet e baixa-lo.

    E pra complicar mais ainda ele não aparece como CH340 quando você pluga ele no PC, as vezes aparece como USB 2.0 as vezes outra coisa.

     Antes de tentar regravar o bootloader tente reinstalar o driver o chip de conexão da placa.

     Outra coisa, tem uma diferença sim entre o bootloader do ATMEGA328 DIP e o ATMEGA328 SMD,  e se você grava pode dar pau.

     Lembro que eu gravei uma vez como sendo um nano ou um pro mini que são arduinos que originalmente tem o chip SMD.

    Bem, tenta ai e fala o que conseguiu.

Blz, vamos aos testes,sempre compro Arduinos da China e todos eles vem com o CH340G e todos eles vem com o MEGA328P SMD, neste momento eu tenho somente um arduino dos antigos que funciona perfeito, ao conectar ele no PC e indo lá nos dispositivos do Windows aparece como "USB-SERIAL CH340" e ao ir no programa do Arduino e selecionar "Arduino UNO" funciona perfeitamente.

Bom já os novos que comprei da China que estão me dando problema eles tmbm aparecem como "USB-SERIAL CH340" e ao ir no programa do Arduino e selecionar arduino UNO ele não consegue gravar.

Este e meu problema, os novos vieram com cristais de 12MHZ e o site do vendedor disponibilizava uns arquivos para adicionar no programa do Arduino para poder selecionar a placa na hora de gravar, como disse antes estes arquivos adicionavam uma placa chamada de "WVACAT UNO R3". Levando em consideração que eu já troquei os cristais para 16MHZ logo o hardware dos Arduinos novos são exatamente iguais aos que eu sempre comprei só preciso fazer com que eles aceitem ser gravados ao selecionar "Arduino UNO"

Napster,

    Cara, só tenho a te desejar boa sorte e paciencia, pois você vai precisar.

    Eu bani das minhas bancadas os arduinos UNO com CI SMD,  continuo tendo PRO MINI e NANO que tem esse CI, mas pra os UNO eu só uso com ATMEGA328 DIP, e as razões são das mais diversas, mas a principal é que como vira e mexe eu queimo um atmega328 é só trocar ele, sem necessidade de solda e o arduino uno tá novo e proto para uso.

   Já os SMD se queimar o atmega328 é um vexame, dá pra consertar, mas dá um trabalho danado.

   Sim, eu estudei sobre a criação de bootloaders personalizados, pois queria um arduino que funcionasse sem cristal, com baixo consumo, mas descobri que o bootloader do pro mini já fazia isso.

   Entretanto até descobri que o que eu queria já tava pronto, vi essas configurações que utilizam cristais de 12Mhz e até de 20Mhz.

   Não preciso nem dizer que se você for trabalhar com itens que dependam de clock, como alguns radios, você vai ter sérios problemas.

   Resumindo, como eu li ontem sobre alguns modulos...

   Com os UNO SMD você para metade do preço e ganha o dobro da dor de cabeça.  kkkk

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço